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Promover a melhor experiência do usuário com o site é uma das maneiras de garantir o sucesso de seu negócio.

A disseminação das plataformas online como ferramentas de vendas mudou o modo como a sociedade consome.

Isso fez com que determinados aspectos se tornassem imprescindíveis para que uma marca tivesse sua presença online e pudesse impactar o mercado, além de alcançar o seu público-alvo de maneira eficaz.

Todos os estágios do funil de vendas devem estar alinhados: de nada adianta ter um super produto e um atendimento impecável se o usuário tem uma péssima experiência com o seu site.

Aliás, a experiência do internauta com os sites que visita tem um peso tão grande na relevância, que o próprio algoritmo do Google leva esse fator em consideração no ranqueamento das páginas.

Isto significa que, quanto melhor a experiência do usuário, maiores as chances de um ranqueamento no principal motor de busca da atualidade.

O fator psicológico da experiência do usuário

Analise os seguintes dados:

  • Na América Latina, o número de usuários online representa 37.74% (pouco mais de 215 milhões de pessoas) da população mundial.
  • Deste número, 40.65% (aproximadamente 81 milhões) são brasileiros.

Esses números indicam que a atividade online no Brasil é bastante intensa, mas mais do que isso. O que o usuário brasileiro quer é poder comprar a marca que ele gosta sem quaisquer obstáculos.

Ao acessar o seu site preferido, o consumidor quer comprar de maneira rápida e eficiente. A rapidez e eficiência estão, nesse caso, totalmente atreladas à satisfação e felicidade desse consumidor. Simples assim!

Algumas pesquisas de experiência de usuário indicam que, cada vez que um consumidor tem que esperar de 2 a 4 segundos para que as páginas de um site carreguem completamente, ele se identifica menos com o produto vendido.

Ou seja, a velocidade do seu site pode influenciar a relação de identidade com a sua marca. E se você acredita que 2 segundos para carregamento é rápido, pense novamente. No mundo digital segundos parecem uma eternidade.

Acredite se quiser, a primeira impressão de um site é formada em apenas 54 milissegundos! O cliente “bate os olhos” na marca e a primeira impressão está formada.

Por que se preocupar com a experiência do usuário com o site?

O desempenho de seu site faz parte das estratégias de marketing. Quando seu consumidor tem uma boa experiência com o seu site, sua marca se beneficia das seguintes maneiras:

  • Se o consumidor tem uma experiência boa com o seu site, é bem provável que ele não só volte a visita-lo, como volte a comprar de você.
  • Além disso, uma boa experiência online incentiva o consumidor a ficar engajado com a sua marca. Isto quer dizer que ele não pensará duas vezes para indicar sua marca à algum de seus contatos. A fidelização de um cliente começa por meio da experiência online.
  • Ao oferecer uma boa experiência online ao seu consumidor, ele gerará menções e backlinks, o que é caracterizado como um site confiável e de bom conteúdo pelo algoritmo do Google, conforme mencionamos. Isso aumenta o seu alcance, o tráfego para o seu site e o aumento de suas taxas de conversão.
  • Pense mobile first. O seu site e todo o seu conteúdo deverá ser projetado com esse conceito. A maior parte das pessoas passa boa parte de seu dia online via smartphone, portanto, essa medida é fundamental para colocá-lo no mapa de relevância de seus clientes.

Há vários fatores dentro de um site que interfere na experiência de um usuário, confira nesta imagem:

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Leve sua própria experiência online em consideração

Um bom termômetro para medir a satisfação com experiência de um usuário com um determinado site é usar a sua própria experiência.

Observe os pontos que mais lhe agradam e desagradam ao visitar os seus sites preferidos e transfira essa experiência para a sua realidade.

Dessa forma, você será capaz de oferecer uma experiência online aos seus consumidores que você mesmo considera fantástica.

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