audiência do zeroConstruir uma audiência do zero é possível. A produção de conteúdo relevante transformou a relação entre as empresas e seus consumidores. Os resultados são tão sólidos e eficientes que, hoje, é praticamente impossível encontrar uma empresa que não esteja produzindo conteúdo.

O lado negativo disso tudo é que, muitas vezes, uma publicação excelente acaba se perdendo em um oceano de conteúdos e não alcança o seu objetivo.

Por esse motivo, as práticas de marketing digital precisam ser reinventadas a todo instante para que cheguem até seus devidos públicos alvos e desempenhem seu papel no funil de vendas de modo eficaz.

Dicas para construir uma audiência do zero

Embora não seja uma tarefa fácil, uma audiência do zero é feita com muito trabalho para trazer tráfego para seu site de nicho, principalmente se sua empresa é relativamente nova e ainda não possui uma base de dados. No entanto, a tarefa pode ser otimizada utilizando uma ou mais dicas que selecionamos abaixo. Acompanhe.

1. Crie um blog institucional

blog de sucessoUma das maneiras mais eficientes de despertar o interesse de seu público alvo e, consequentemente, construir um audiência do zero atraindo clientes mais qualificados para o seu site, é criar um blog institucional dentro do site de sua empresa.

O conteúdo deste blog deverá ser dedicado a resolver os problemas de seu público, oferecendo dicas úteis e todas as maneiras possíveis de utilizar o seu produto e serviço tirando o máximo proveito de suas características.

Outro tipo de conteúdo importante é educar o seu cliente a sanar dúvidas e aparentes problemas ao utilizar o seu produto ou serviço.

Um bom exemplo disso é, se você trabalha no segmento de buffets, oferecer dicas em como contratar um serviço para uma festa pequena, ou uma festa corporativa. Ensine ao seu cliente o que ele deve procurar, que tipo de detalhes ele deve se atentar e seu retorno será garantido.

2. De olho no ranqueamento

Intimamente ligado ao primeiro item, para se construir um audiência do zero,  além de utilizar as técnicas de SEO em suas postagens do blog, oferecer um conteúdo relevante vai gerar backlinks, menções e compartilhamentos, práticas de ouro para quem busca um melhor ranqueamento em buscadores como o Google.

Educar e simplificar a vida do seu cliente são certeiros em trazer um tráfego qualificado para o seu site e aumentar suas vendas.

3. Consistência

Um cliente fiel conhece os hábitos de sua empresa favorita. Por isso, ao criar uma voz para sua marca, você deverá ser consistente a ela. Uma audiência do zero é construída à base da consistência.

Realizar um planejamento editorial que prevê uma frequência de postagem, um tom de publicação e uma linha determinada de conteúdo permite que seu cliente conheça os seus hábitos e comece a acompanhá-lo, permitindo que sua empresa faça parte da rotina dele e se torne referência.

4. Compartilhe o seu conhecimento

Uma boa maneira de construir uma audiência do zero e atrair tráfego para o seu site é compartilhar o seu conhecimento fazendo guest posts em outros blogs ou sites do mesmo segmento. Ao publicar textos em sites maiores e mais populares, o público tem a oportunidade de conhecer os nomes por trás de sua marca, além de humanizar a sua empresa.

5. As redes sociais são suas aliadas: aprenda a construir a audiência do zero por meio delas

Use os seus perfis nas redes sociais como uma forma de estreitar o relacionamento com o seu cliente. Publique os conteúdos de seu blog, faça a curadoria e o clipping de notícias de seu segmento e, o mais importante, quebre o silêncio.

Converse com seu público: faça perguntas, responda comentários, parabenize as conquistas e solucione os problemas e dúvidas dos seus fãs. Faça-os sentir que sua empresa está ali para o que der e vier.

Boas práticas!

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2 opiniões sobre “Do anonimato à popularidade: como construir uma audiência do zero”

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