blog de sucessoNão basta estar presente online. É preciso lançar mão de artifícios que façam com que a sua presença no mundo digital seja percebida e apreciada.

Mas, afinal, como se sobressair dentre a concorrência? Fazer um bom planejamento e aplicar estratégias de marketing que sejam atrativas, eficientes, que supram as necessidades e entreguem valor ao seu público-alvo é o caminho a seguir.

No entanto, para criar este planejamento e determinar tais estratégias, há alguns aspectos que devem ser levados em consideração para que você consiga conquistar sua relevância, principalmente frente à sua concorrência.

Se livre da mentalidade “são apenas negócios”

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Planeje seu blog antes de publicá-lo

A pior coisa que você pode fazer pelo seu blog é torná-lo genérico e sem personalidade alguma.

Como você espera se conectar com seu público se você não dá a ele as ferramentas para que eles possam se identificar com sua marca?

A melhor maneira de compreender esse conceito é colocar-se no lugar de consumidor – afinal de contas, você também consome, não é? – e refletir no que faz você se identificar com um determinado blog.

Como esse blog consegue fazer com que você o visite regularmente? Você se identifica com o conteúdo? Você curte como as informações vão diretamente ao ponto? Você gosta da facilidade de acesso ao site?

Pense que seu blog é visitado e lido por pessoas e, por isso, quanto mais humanizado for seu conteúdo e sua marca, maior a relação de identidade que você estabelecerá com o seu público.

Uma imagem vale mais que mil palavras

Um conteúdo rico e relevante é muito importante. No entanto, se ele vier acompanhado de boas imagens, sua relevância aumentará exponencialmente.

As imagens que você usa em seu blog não precisam ser assinadas por fotógrafos famosos, mas devem ser de boa qualidade.

Hoje em dia, a maior parte dos smartphones possui câmeras ótimas e aplicativos de edição que tornam suas fotos um trabalho de arte!

Evite usar fotos genéricas de bancos de imagens e use fotos do seu dia a dia: mostre ao seu público como o seu produto ou sua marca podem ser usados no cotidiano.

Mostre fotos do backstage: onde seu produto é produzido, a equipe de vendas trabalhando, como é feito o planejamento do serviço que será prestado, etc.

Seus clientes querem saber a origem da sua marca ou do seu produto.

Comece o compartilhamento

blog-de-sucesso-compartilharTodo mundo já compreendeu a importância das redes sociais no mundo digital. Isso é um fato inegável.

Sendo assim, cada vez que houver um post novo em seu blog, compartilhe-o em todos os seus perfis ativos para que os seus próprios contatos possam compartilhar com suas redes.

Porém, é muito importante que você torne o compartilhar fácil. Não se esqueça de inserir plug-ins em seu blog que facilite o compartilhamento dos posts nas redes sociais. Ninguém tem tempo para copiar e colar um link. Pense nisso.

Não foque apenas na venda

Seu blog é uma ferramenta de vendas importante, mas este não é o único papel dele.

Por isso, é desejável que você use a famosa fórmula do 80/20, ou seja, informe e eduque seu público 80% do tempo e venda apenas 20% do tempo.

Uma boa medida é postar notícias relevantes do seu mercado e dar sua opinião como especialista no assunto.

Promova debates interessantes sobre os assuntos relevantes ao seu público-alvo e link esses conteúdos com o seu próprio produto ou marca.

Outra boa alternativa é postar dicas úteis de como seu público pode fazer um uso melhor do seu produto ou sua marca.

Ensine ao seu cliente tudo o que ele pode fazer utilizando seu produto e até ofereça soluções simples para as principais dificuldades, como no caso de um aparelho eletrônico em que o cliente não consegue utilizar determinada função por estar seguindo um procedimento incorreto.

Nem para mais, nem para menos

Sua presença online é importante, mas não exagere! Bombardear seu público com vários posts pode mais prejudicar do que ajudar. O mesmo acontece se você postar com pouca frequência.

Via de regra para blogs, dois a três posts semanais são o suficiente. Porém, você pode fazer o seu próprio ritmo percebendo o comportamento do seu público.

Conhecimento é poder. Quanto mais você conhece o seu produto, maior o número de recursos que você pode oferecer ao seu público e fidelizar um cliente.

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