rede social corporativaÉ bem provável que você já tenha compreendido o papel fundamental de uma rede social. Mas você sabe o que é uma rede social corporativa e como ela difere do outro tipo?

Assim como acontece nas redes sociais, uma rede social corporativa é uma plataforma online que agrega profissionais, clientes, parceiros e fornecedores para que possam socializar entre si, como o próprio nome sugere.

As redes sociais corporativas não costumam ser abertas para indivíduos que não fazem parte das organizações, o que possibilita um ambiente muito mais propício à integração entre os vários setores de uma mesma empresa.

O objetivo de uma rede social corporativa é tornar as relações profissionais menos engessadas e mais informais. Os usuários criam um perfil e o preenchem com informações profissionais e pessoais, se assim desejarem, e, a partir daí, trocam informações e ideias com seus colegas de trabalho.

Como a rede social corporativa pode contribuir para a expansão da empresa

Ao agrupar todos que fazem parte dos processos corporativos da sua empresa no mesmo ambiente virtual, você dá espaço para que a comunicação interna e externa da empresa se torne mais clara e eficiente.

Problemas são resolvidos de maneira mais rápida e eficaz, por exemplo, e há espaço para sugestões e críticas que podem resultar em melhorias, além de dar espaço às inovações, não apenas no setor, mas também dentro da própria empresa.

Ademais, a participação do cliente na rede social corporativa permite que um atendimento ainda mais personalizado, incentivando a fidelização ao seu produto e, consequentemente aumentando as vendas online, e contribuindo para aumentar o nível de confiança na relação com a empresa.

Melhores práticas nas redes sociais corporativas

rede social corporativaDentre as melhores práticas nas redes sociais corporativas, estão:

  1. Publicação de conteúdos relacionados ao segmento ou à própria empresa, cuja finalidade é manter todos os participantes da rede social corporativa por dentro das principais novidades do setor, das notícias sobre a própria empresa ou até a repercussão de alguma ação de marketing específica.
  2. Formação de grupos de discussão para cada equipe. Por exemplo, um grupo de Brainstorming pode reunir membros de uma equipe para discutir ideias a respeito de um assunto específico ou um novo projeto. Já um grupo de CRM 2.0 pode tratar dos assuntos relacionados à satisfação dos clientes, apontando dúvidas frequentes e soluções para as situações mais recorrentes.
  3. Criação e divulgação de eventos da empresa para incentivar a participação dos colaboradores e promover uma relação mais estreita com a própria organização, além de incentivar o engajamento e o comprometimento.
  4. Comunicados gerais e mensagens instantâneas. A rede social corporativa é uma maneira eficiente e atualizada de substituir as antigas “intranets”, rede interna de mensagens.

A rede social corporativa também precisa de critérios de uso

É importante que o objetivo da criação e implantação de uma rede social corporativa na empresa seja bem estruturado para que ela seja utilizada com critério.

Para que todos a utilizem com bom senso e usufruam dos benefícios que elas proporcionam, será necessário instruir a todos – gestores, colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes -, sobre como usá-la adequadamente.

A rede social corporativa deve seguir a cultura da empresa e servir como uma ferramenta de união e engajamento entre todos.

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