O mercado digital se atualiza rapidamente e está cada vez mais competitivo. Saiba como se manter visível e veja os tipos de site que você pode usar.

Atualmente, a criação de um site é fundamental para você ter presença digital, pois embora seja possível encontrar o que quiser na internet, ter um site não basta. É preciso se especializar em um nicho para promover o maior alcance possível e aumentar a sua possibilidade de negócios.

Levando isso em consideração, elencamos uma lista dos principais tipos de site que existem. Escolha o que melhor atende às suas necessidades, aumente sua visibilidade e gere mais negócios.

Confira abaixo.

Sites e blogs institucionais

Tipos de site - site institucionalO mundo corporativo tem preferência pelo site institucional. Esse tipo de site é uma apresentação da empresa em si, representada, geralmente, pelas páginas “Quem Somos”, “História”, “Sobre”, etc. As outras páginas do site se encarregam da apresentação de seus produtos e serviços e um formulário de contato.

Pode-se afirmar que um site institucional desempenha o papel de um cartão de visitas online. Um local em que o cliente consegue colher as informações básicas sobre a empresa e os produtos que lhe interessam.

O marketing de conteúdo ganhou espaço colaborando para um melhor ranqueamento de buscadores importantes como o Google. Sendo assim, as empresas passaram a incorporar blogs institucionais aos seus sites, utilizando recursos para serem notadas.

blog institucionalNo blog institucional, por exemplo, a empresa pode oferecer informações relevantes ao cliente, sem vender o seu produto diretamente. Pode, também, utilizá-lo para postar notícias do segmento e cases de sucesso, além de postagens que considerar pertinentes.

Porém, no blog, deve haver espaço para tutoriais que ensinam o cliente a tirar o máximo proveito de seu produto. Ademais, a integração às redes sociais permite que o blog institucional engaje o seu público-alvo e gere leads de qualidade.

Uma ótima maneira de fazer com que um blog institucional se destaque é utilizando as técnicas de SEO. Essa técnica consiste em palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo para aumentar o alcance e a visibilidade de suas postagens. Posicionadas em locais estratégicos do seu conteúdo, as palavras-chaves fazem toda a diferença na visibilidade, aumentando suas oportunidades.

E-commerce ou lojas virtuais

Tipos de site - site e-comerceO e-commerce é uma excelente opção para lojistas que desejam iniciar ou expandir o seu negócio. É, também, o melhor tipo de site para quem deseja comercializar produtos online.

Com a grande popularidade de smartphones, as pessoas passaram a consumir 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso significa que é preciso estar sempre disponível aproveitando todas as oportunidades de negócios.

No entanto, para fidelizar os seus clientes, seu e-commerce deve oferecer uma ótima experiência online. Por isso, contratar um profissional especializado para a tarefa representa a melhor relação custo x benefício. Quanto mais clean e navegável for a sua loja virtual, maior será a fidelização de seus clientes.

Tipos de site: Mini site ou Site one page

One Page ou mini site
Tipos de site: One Page ou Mini Site

Uma forma de divulgar informações concisas e precisas sobre sua empresa ou produto. Toda informação necessária sobre o produto ou serviço está contida em apenas uma página.

Esse tipo de site é o ideal para ser acessado em dispositivos móveis, pois carrega rapidamente e vai direto ao assunto. Se o seu público-alvo não tem tempo para ficar navegando em um site, este é o caminho a seguir.

Uma empresa especialista em SEO pode tornar o seu mini site em uma poderosa ferramenta de marketing digital. O SEO aumenta a sua visibilidade e abre portas para novas oportunidades de negócios e aumento de vendas.

 

Tipo de site Portfólio

Tipo de site - Site de PortfólioEste tipo de site apresenta uma vasta quantidade de páginas mostrando todo o portfólio da empresa. É uma espécie de catálogo online em que a empresa demonstra as especificações de seus produtos e serviços.

Nas páginas do portfólio é possível colocar um formulário de orçamento, caso o cliente tenha interesse em fazer uma compra. O site portfólio é indicado para produtos e serviços que precisam de customização complexa. Desta forma, o vendedor consegue enviar um orçamento customizado para o cliente.

O formato portfólio é indicado para empresas com uma vasta quantidade de produtos e que não gostariam de se tornar um e-commerce. Alguns segmentos de mercado como  o de fotografia, agências e empresas fornecedoras de produtos e serviços para outras empresas (B2B) usam muito este sistema.

Hotsites

Tipos de site - Hotsites
Tipos de site – Hotsites

O hotsite é utilizado basicamente em lançamento de novos produtos e serviços. O hotsite é um pequeno site que apresenta informações de um produto e serviço para um lançamento promocional. Geralmente, o layout é um pouco diferente do site institucional da empresa e tem uma vida útil curta, apenas no período promocional do produto.

Ultimamente, nomenclaturas como Landing page e Squeeze page vem sendo confudidas. Este site pode ser considerado uma Landig page, pois é a página por onde o visitante chega no site. Mas também pode ser uma Squeeze page, que serve para capturar e-mails para o envio E-mail Marketing. É importante destacar, no entanto, que Landig page e Squeeze page não são hotsites.

 

Site Portal

Tipo de site - site portal
Tipos de site – site portal

Sites com formato portal são destinados à empresa que possuem grande volume de informações e dados. Sites de grandes veículos de comunicação (jornais) podem ser considerados portais. Sites que possuem outros sites menores dentro, com subdomínio ou diretório, também são considerados portais.

Podemos citar também como exemplo o site do o IBGE, que além de notícias, possui vários outros dados demográficos do Brasil. Cada departamento do IBGE tem uma categoria no site com uma grande quantidade de informações. Desta forma, um sistema de portal atenderia este tipo de empresa, pois seriam necessários vários tipos de acesso dentro da área administrativa, restringindo os campos de edição de dados apenas a sua categoria no site.

 

Site de Imobiliárias

Tipo de site - site imobiliária
Tipos de site – site imobiliária

Os sites para imobiliárias têm características pecuniárias, diferente dos outros sites. Neste modelo há varias buscas e filtros que o cliente pode usar para encontrar imóveis no site. Assim como no e-commerce, existem campos de cadastros de imóveis específicos para apresentar ao visitante.

A localização dos imóveis no mapa é um diferencial importante no site. O site geralmente não tem um sistema de pagamento, pois o negócio é fechado nos escritórios. É importante ter um formulário de contato e telefone sempre perto dos anúncios para que o cliente entre em contato.

 

Utilizar as maneiras de transformar a tecnologia em sua aliada na hora de vender é uma atitude inteligente. Aproveite os recursos tecnológicos disponíveis para melhorar seu site e aumente suas vendas.

Gostou da nossa lista? Quer saber mais sobre esses e outros tipos de site? Entre em contato conosco.

5.00 avg. rating (100% score) - 2 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *