vendas pela internetAs vendas pela internet aumentam a cada ano. Empreendedores apostam no e-commerce para iniciarem no mundo corporativo e obterem o sucesso profissional que tanto buscam. Mas será que ingressar no segmento de vendas online é um bom negócio?

Uma projeção feita pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) no final de 2016, apontou que o setor de e-commerce teria um crescimento de 12% em 2017, totalizando R$59,9 bilhões, o que equivale a 200 milhões de pedidos feitos em lojas virtuais.

De acordo com a associação, o e-commerce é um dos poucos setores que permaneceram não somente ativos, mas crescendo durante a crise que o país atravessa e, por isso, vem chamando a atenção de empreendedores.

Conheça abaixo as vantagens e desvantagens de iniciar um negócio de vendas pela internet.

Vantagens do e-commerce

vendas pela internetAs vantagens de iniciar um empreendimento no mercado digital são muitas. Diferentemente de abrir uma loja física, por exemplo, o empreendedor não precisa de grandes quantias como investimento inicial. Em muitos casos, basta ter um computador e acesso à internet.

No entanto, é necessário um ambiente seguro para que as transações realizadas sejam protegidas. Por isso, é importante escolher uma boa plataforma para montar o seu e-commerce e garantir que os dados de seus clientes e os de sua loja virtual estejam sempre seguros.

Hoje o cliente se tornou bem mais exigente em relação aos produtos que consome. Além disso, ele escolhe o momento e o local em que deseja comprar. Sendo assim, as vendas pela internet se tornaram extremamente vantajosas em relação às lojas físicas, pois estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que representa uma importante vantagem competitiva.

Por esse motivo, a plataforma em que sua loja virtual será montada deve priorizar a mobile loja, ou seja, o consumidor deve ser capaz de acessar, navegar e comprar seus produtos por meio de dispositivos móveis com facilidade.

O alcance de um e-commerce também representa outra vantagem ao empreendedor. A internet e, principalmente as redes sociais e o uso de SEO para e-commerce, proporcionam um alcance muito maior, potencializando suas oportunidades de vendas.

Montar uma loja virtual também é importante para quem já tem uma loja física. Levar seus clientes para o ambiente online pode gerar mais vendas para seu empreendimento e mais comodidade aos seus clientes fiéis.

Desvantagens das vendas pela internet que podem ser evitadas

Felizmente, os pontos negativos das vendas pela internet podem ser completamente evitados. O primeiro ponto que o empreendedor deve se atentar ao montar sua loja virtual é em relação à segurança de dados.

A vulnerabilidade de boa parte das plataformas representa um perigo real tanto para empreendedores quanto aos clientes. Portanto, todo cuidado é pouco.

Além disso, para que seu e-commerce tenha uma boa reputação e com o intuito de aumentar suas vendas pela internet, é preciso ter uma boa logística para atender às demandas de pedidos. Atrasos nas entregas, entregas incorretas ou produtos danificados podem prejudicar a imagem de sua loja virtual e impactar negativamente suas vendas pela internet.

A melhor maneira de garantir que seu e-commerce funcione corretamente e ofereça um ambiente seguro é contratando profissionais especializados em plataformas de vendas pela internet para a montagem de sua loja virtual. Bons negócios.

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