Analista de SEO: o que ele faz? SEO, ou Search Engine Optmization, tem como objetivo posicionar favoravelmente um link nos mecanismos de busca.

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Analista de SEO

Desde o surgimento da técnica, em meados de 1996, o SEO passou por adaptações e hoje se compreende que não basta apenas trabalhar determinada palavra-chave em um texto para otimizar aos buscadores, mas é preciso prensar também no internauta consumidor do conteúdo. O processo de otimização de sites utiliza uma serie de técnicas relevantes para que os buscadores encontrem a informação e consigam entregar aos usuários o conteúdo certo.

Com as novas atualizações de algoritmos de busca, a qualificação do conteúdo utilizando técnicas de SEO favorece aos principais buscadores (Google, Yahoo, Bing, etc.) a associarem um bom conteúdo entregue aos usuários para que determinado link possa ter um bom ranqueamento.

O papel do Analista de SEO

Com essas novas adaptações, tornou-se crítico ter um profissional capacitado para determinar as palavras-chave que melhor se relaciona com cada conteúdo para que haja um bom posicionamento nos buscadores e, assim, gerar mais leads aos clientes. Esse profissional é o Analista de SEO e sua função principal pode ser descrita da seguinte maneira:

Otimizar páginas e sites de seus clientes de modo a conseguirem um posicionamento ideal nos diversos mecanismos de buscas com o intuito de aumentar o tráfego e, consequentemente, a geração de leads. É através de análise de gráficos e dados de acesso de visitas de páginas Web que o especialista em SEO propõe mudanças pontuais no site para alavancar um fluxo maior de acesso.

É fundamental que o Analista de SEO tenha conhecimento em TI (linguagem de programação, por exemplo) e consiga ter uma visão analítica de tendências e modismos para conseguir melhores visitações para datas sazonais como Natal, Ano Novo e outras datas festivas. A principal ferramenta do profissional em SEO será planilhas para gerar gráficos e relatórios.

Parece simples, mas a tarefa é uma das mais complexas. Para alcançar tal objetivo e favorecer aos clientes as melhores possibilidades de negócios, o Analista de SEO precisa:

  • Estar atualizado com as novas ferramentas e tendências que possam ser usadas para o melhor ranqueamento das páginas.
  • Fazer análise On Page, ou seja, conhecer adequadamente como funciona a análise e correções de HTML, URLs, infraestrutura (Servidores e outros componentes) para performance e carregamento de páginas, arquitetura de informações, listagem de mapa do site e outros elementos de SEO.
  • Avaliar o conteúdo das páginas e trabalhar as palavras-chaves para que sejam identificadas como páginas que entregam um bom conteúdo para o usuário contribuam para que ele tenha uma boa experiência online.
  • Análise Off Page, avaliar a concorrência – pontos fortes e fracos, criar backlinks para que seu conteúdo gere compartilhamentos e menções fazendo com que  os buscadores  identifique o site  como relevante e qualificado para a  busca.
  • Analisar conteúdos que possibilitem integração e criem engajamento com os consumidores.
  • Oferecer informações, conselhos e até treinamentos para a equipe que trabalha no desenvolvimento de conteúdos, páginas e sites para os clientes, a fim de alinhar os esforços e objetivos do negócio online e trazer os melhores resultados.

Diferenciais de um Profissional de SEO

Atualmente é importante que qualquer profissional apresente diferenciais que possam oferecer algo a mais aos seus clientes.

Os diferenciais de um Analista de SEO que poderão contribuir para que o profissional se sobressaia são:

  • Inglês avançado: a maior concentração de informações e novidades na área de comunicação e tecnologia vem de outros países. Portanto, ter um inglês de nível avançado pode contribuir para que o Analista de SEO fique sempre atualizado, além de possibilitar que ele possa frequentar cursos online de universidades internacionais.
  • Conhecer e ter certificações que possam agregar conhecimento técnico às suas habilidades. Empresas como o Google oferecem cursos interessantes e complementares como o Google Analytics, entre outros, para que o profissional possa se especializar cada vez mais.
  • Ter conhecimentos de Marketing: conhecer as novas tendências do marketing digital pode facilitar e otimizar o trabalho de SEO na construção das páginas e sites.
  • Saber utilizar as redes sociais de forma objetiva. Os clientes devem estar onde seu público-alvo está. Portanto, é altamente positivo que um Analista de SEO entenda o funcionamento das diversas redes sociais e maneiras de aproveitá-las adequadamente.

Com a crescente demanda de Analistas de SEO no mercado de trabalho, ter um conhecimento técnico sólido aliado à experiência e aos diferenciais, pode transformar o profissional em uma peça fundamental dentro das empresas. A hora é essa! Boa sorte!

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