Sendo assim, a necessidade de se desenvolver uma espécie de filtro para discernir o que realmente vale a pena ou não quando o assunto é inbound marketing se tornou fundamental.
Selecionamos abaixo os 4 erros mais comuns que você pode estar cometendo em suas estratégias de inbound marketing sem perceber. Confira!
1. Esperar por inspiração para escrever seus conteúdos
Inbound Marketing e a produção de conteúdo andam de mãos dados, mas, embora pareça fácil, criar um conteúdo relevante, isto é uma tarefa extremamente difícil. Uma coisa é certa: mesmo os melhores conteúdos produzidos não dependem de inspiração. Isso não passa de mito.
O que, então, existe por trás de um excelente conteúdo? Pesquisa e planejamento. É preciso saber o que o seu cliente está procurando, o que é de seu interesse e, isso, pode ser feito por meio das inúmeras ferramentas e recursos tecnológicos que permitem que você tenha acesso às palavras-chaves e termos mais procurados em buscadores como o Google.
Desta forma, seu conteúdo é sempre atual e relevante, pois vai de encontro com o que o seu cliente em potencial está buscando.
2. Mensurar resultados apenas no final da ação de Inbound Marketing
Sendo assim, ao colocar uma estratégia em prática, a mensuração deve acontecer desde o primeiro momento, pois você poderá acompanhar seu desenvolvimento e ajustá-la conforme começar a notar as flutuações no comportamento de seu consumidor.
3. Criar estratégias baseadas nas necessidades de sua empresa
A criação de um PMV, de pesquisas de opinião e de aceitação no mercado são extremamente valiosas para se ter uma ideia do que o seu cliente espera em um produto ou serviço ao qual ele será fiel.
4. Copiar e colar
Uma das melhores maneiras de saber como se portar (ou não se portar) no mercado e atrair clientes é estudar o comportamento de seus concorrentes diretos. Mas, veja bem, estudar é muito diferente de copiar o que eles estão fazendo.
Sem dúvida que o estudo o ajudará a ter uma ideia sobre qual caminho seguir, mas copiar e colar um conteúdo pode não só lhe gerar um problema com plágio como manchar sua reputação no segmento.
Hoje há várias opções de se falar sobre o mesmo assunto de outras maneiras: conteúdos visuais e totalmente interativos são as principais maneiras de apresentar algo inusitado e se destacar na concorrência.
Um especialista em marketing que é antenado nas novas tendências, novos conteúdos e novos formatos poderá ajudá-lo nesta tarefa.
Boa sorte e bons negócios.