Ícone do site Metamídia

O que faz um Analista de SEO

Analista de SEO: o que ele faz? SEO, ou Search Engine Optmization, tem como objetivo posicionar favoravelmente um link nos mecanismos de busca.

Analista de SEO

Desde o surgimento da técnica, em meados de 1996, o SEO passou por adaptações e hoje se compreende que não basta apenas trabalhar determinada palavra-chave em um texto para otimizar aos buscadores, mas é preciso prensar também no internauta consumidor do conteúdo. O processo de otimização de sites utiliza uma serie de técnicas relevantes para que os buscadores encontrem a informação e consigam entregar aos usuários o conteúdo certo.

Com as novas atualizações de algoritmos de busca, a qualificação do conteúdo utilizando técnicas de SEO favorece aos principais buscadores (Google, Yahoo, Bing, etc.) a associarem um bom conteúdo entregue aos usuários para que determinado link possa ter um bom ranqueamento.

O papel do Analista de SEO

Com essas novas adaptações, tornou-se crítico ter um profissional capacitado para determinar as palavras-chave que melhor se relaciona com cada conteúdo para que haja um bom posicionamento nos buscadores e, assim, gerar mais leads aos clientes. Esse profissional é o Analista de SEO e sua função principal pode ser descrita da seguinte maneira:

Otimizar páginas e sites de seus clientes de modo a conseguirem um posicionamento ideal nos diversos mecanismos de buscas com o intuito de aumentar o tráfego e, consequentemente, a geração de leads. É através de análise de gráficos e dados de acesso de visitas de páginas Web que o especialista em SEO propõe mudanças pontuais no site para alavancar um fluxo maior de acesso.

É fundamental que o Analista de SEO tenha conhecimento em TI (linguagem de programação, por exemplo) e consiga ter uma visão analítica de tendências e modismos para conseguir melhores visitações para datas sazonais como Natal, Ano Novo e outras datas festivas. A principal ferramenta do profissional em SEO será planilhas para gerar gráficos e relatórios.

Parece simples, mas a tarefa é uma das mais complexas. Para alcançar tal objetivo e favorecer aos clientes as melhores possibilidades de negócios, o Analista de SEO precisa:

Diferenciais de um Profissional de SEO

Atualmente é importante que qualquer profissional apresente diferenciais que possam oferecer algo a mais aos seus clientes.

Os diferenciais de um Analista de SEO que poderão contribuir para que o profissional se sobressaia são:

Com a crescente demanda de Analistas de SEO no mercado de trabalho, ter um conhecimento técnico sólido aliado à experiência e aos diferenciais, pode transformar o profissional em uma peça fundamental dentro das empresas. A hora é essa! Boa sorte!

Sair da versão mobile