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A importância da reputação digital para a sua empresa

Não existe fórmula mágica para fazer com que sua empresa seja reconhecida online, porém algumas atitudes podem contribuir para que sua marca seja fortalecida. Criar um site moderno, mobile-first, com páginas otimizadas que permitem um carregamento rápido, é um bom começo.

Criar perfis nas mídias sociais que têm a ver com a sua empresa e que vão ajudá-lo a alcançar o seu público-alvo, também é importante para o mercado online, assim como as campanhas com estratégias de marketing digital.

O que acontece, entretanto, é que muitas vezes, mesmo seguindo todos esses passos, sua empresa continua a não ser notada e o retorno está muito abaixo de suas expectativas. Isso acontece, principalmente, porque o mercado online tem a efemeridade como característica principal, ou seja, as regras do jogo estão sempre mudando e é preciso acompanhá-las na mesma velocidade.

Sendo assim, cumprir os passos acima é importante, porém, não é mais suficiente. Por ser um meio bastante democrático, o mundo digital atraiu muitas pessoas e negócios e, assim, a necessidade de lançar mão de diferenciais para se destacar na concorrência ficou ainda maior.

Humanize seu negócio. Aposte na reputação digital.

Quase tudo no mundo online pode ser comprado, exceto a reputação de sua empresa. É necessário conquistá-la e, a única maneira de fazer isso, é se relacionar verdadeiramente com o seu público.

Isso significa que chegou a hora de deixar as respostas automáticas e genéricas de lado e, não apenas ouvir o que seu público está dizendo, mas responder e trocar ideias com ele. Embora pareça algo óbvio, a esmagadora maioria dos negócios não pratica algo tão simples e tão eficaz.

Mas, afinal, como fazer isso?

As redes sociais e outros conteúdos interativos fizeram com que o consumidor deixasse de ser passivo e tivesse voz – e opinião – a respeito de tudo e todos. Portanto, o que sua marca precisa fazer é incluir o seu público em seu conteúdo.

Essa inclusão é feita com conversa virtual. Isso mesmo, converse com as pessoas que comentam suas postagens no blog institucional e em seus perfis nas redes sociais: agradeça, genuinamente, os elogios e compartilhamentos de suas postagens, se interesse em saber o que aconteceu com alguém publica um comentário de insatisfação e realmente resolva seu problema. Dê risada com seus clientes, participe das discussões de maneira respeitosa e interessada.

O resultado só poderá ser um: seu público se tornará seu fã e, de fãs, passarão a ser amigos. Não há algo mais compensador para o cliente do que se sentir valorizado com uma marca que se confia. Não há algo mais valioso para a empresa do que ter fãs e amigos que participam ativamente de seus conteúdos online.

Tenha certeza que esse trabalho “de formiguinha” se reverterá em algo recompensador que fideliza seus consumidores e não demanda investimentos financeiros. Basta que você tenha disposição para participar da rotina diária do seu público e se tornar parte ativa dela.

Mais do que clientes, você estará construindo um poderoso networking que gosta de seu conteúdo e que pode contribuir para que seu desempenho no marketing digital seja ainda melhor.

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