reputação digitalNão existe fórmula mágica para fazer com que sua empresa seja reconhecida online, porém algumas atitudes podem contribuir para que sua marca seja fortalecida. Criar um site moderno, mobile-first, com páginas otimizadas que permitem um carregamento rápido, é um bom começo.

Criar perfis nas mídias sociais que têm a ver com a sua empresa e que vão ajudá-lo a alcançar o seu público-alvo, também é importante para o mercado online, assim como as campanhas com estratégias de marketing digital.

O que acontece, entretanto, é que muitas vezes, mesmo seguindo todos esses passos, sua empresa continua a não ser notada e o retorno está muito abaixo de suas expectativas. Isso acontece, principalmente, porque o mercado online tem a efemeridade como característica principal, ou seja, as regras do jogo estão sempre mudando e é preciso acompanhá-las na mesma velocidade.

Sendo assim, cumprir os passos acima é importante, porém, não é mais suficiente. Por ser um meio bastante democrático, o mundo digital atraiu muitas pessoas e negócios e, assim, a necessidade de lançar mão de diferenciais para se destacar na concorrência ficou ainda maior.

Humanize seu negócio. Aposte na reputação digital.

Quase tudo no mundo online pode ser comprado, exceto a reputação de sua empresa. É necessário conquistá-la e, a única maneira de fazer isso, é se relacionar verdadeiramente com o seu público.

Isso significa que chegou a hora de deixar as respostas automáticas e genéricas de lado e, não apenas ouvir o que seu público está dizendo, mas responder e trocar ideias com ele. Embora pareça algo óbvio, a esmagadora maioria dos negócios não pratica algo tão simples e tão eficaz.

Mas, afinal, como fazer isso?

reputação digital

As redes sociais e outros conteúdos interativos fizeram com que o consumidor deixasse de ser passivo e tivesse voz – e opinião – a respeito de tudo e todos. Portanto, o que sua marca precisa fazer é incluir o seu público em seu conteúdo.

Essa inclusão é feita com conversa virtual. Isso mesmo, converse com as pessoas que comentam suas postagens no blog institucional e em seus perfis nas redes sociais: agradeça, genuinamente, os elogios e compartilhamentos de suas postagens, se interesse em saber o que aconteceu com alguém publica um comentário de insatisfação e realmente resolva seu problema. Dê risada com seus clientes, participe das discussões de maneira respeitosa e interessada.

O resultado só poderá ser um: seu público se tornará seu fã e, de fãs, passarão a ser amigos. Não há algo mais compensador para o cliente do que se sentir valorizado com uma marca que se confia. Não há algo mais valioso para a empresa do que ter fãs e amigos que participam ativamente de seus conteúdos online.

Tenha certeza que esse trabalho “de formiguinha” se reverterá em algo recompensador que fideliza seus consumidores e não demanda investimentos financeiros. Basta que você tenha disposição para participar da rotina diária do seu público e se tornar parte ativa dela.

Mais do que clientes, você estará construindo um poderoso networking que gosta de seu conteúdo e que pode contribuir para que seu desempenho no marketing digital seja ainda melhor.

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