Compreender o que é KPI e qual a sua importância no marketing digital é primordial para suas estratégias.
KPI, sigla que significa Key Performance Indicator, ou indicador-chave de desempenho. Sua principal função é medir a performance, sobretudo das estratégias de marketing, de uma empresa.
As informações colhidas pelo KPI permitem que as estratégias e outros processos sejam ajustados para que a empresa possa alcançar suas metas.
Os KPIs indicam, também, o quanto o trabalho desempenhado por cada equipe ou colaborador de uma empresa, contribui para seu sucesso.
Sob este aspecto, ao tomarem conhecimento dos KPIs, colaboradores e gestores constroem uma comunicação mais eficiente e transparente.
O que é KPI: um número ou um percentual?
Há diversos indicadores para serem medidos, pois o fluxo de dados que se obtém diariamente não é apenas imenso, como também é constante.
Por isso, a melhor resposta para a pergunta acima é: os dois. Depende do indicador que desejar acompanhar.
Você pode acompanhar um desempenho por número, por exemplo o número de visitas de um site.
No entanto, é possível, também, medir o desempenho por meio de um percentual, como a taxa de rejeição de um site ou uma página.
KPI não é uma métrica
Embora a confusão seja comum, há diferenças entre KPI e métrica.
KPI não é uma métrica, porém uma métrica pode se tornar um indicador-chave para mensurar um desempenho.
Isso acontece porque os KPIs são indicadores importantes, enquanto que uma métrica é apenas algo utilizado para medir.
Quando esse algo medido se torna relevante, ele passa a ser um indicador-chave, ou seja, um KPI.
Mas quando uma métrica se torna um indicador-chave ou um KPI?
Uma métrica se torna relevante a ponto de se transformar em um KPI quando contribui para a tomada de decisão dentro de uma empresa.
Portanto, para que uma métrica seja um KPI, é preciso que seu resultado seja muito importante – até vital – para o negócio.
Entender o que é KPI é compreender e ter bem definidos os objetivos de uma empresa. É mensurando o indicador de cada objetiva que se identifica as estratégias corretas e as que precisam de ajustes.
Características de uma métrica que pode se tornar um KPI
- Alinhamento com o objetivo principal da empresa: uma métrica se torna um KPI quando indica que a estratégia utilizada está atingindo o objetivo determinado.
- Indicação concreta de sucesso: algumas métricas não são indicadores concretos. Por exemplo, curtidas em redes sociais não são importantes, mas parecem que são. Se o seu objetivo é vender mais, o indicador importante é o aumento das vendas, não curtidas. Por isso, é preciso foco.
- Base para a tomada de decisões: um KPI é o que fornece argumento concreto para a tomada de decisão.
- Medição frequente: uma métrica, quando se torna um indicador-chave, ou seja, um KPI precisa ser monitorada frequentemente para que se conheça quais estratégias estão atingindo as metas estabelecidas.
KPIs que podem ser utilizados
A maioria dos KPIs indicam as performances de:
- Tráfego;
- Taxa de conversão;
- Custo por lead;
- Leads;
- Receita total.
Você também pode utilizar:
- Custo por lead em cada etapa do funil;
- Custo por visitante;
- Origem de tráfego;
- Bounce rate;
- Page rank;
- Publicações mais acessadas, entre outras.
O que é KPI e para que serve são fatores que podem otimizar suas estratégias e garantir a visibilidade de seu negócio.
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