o que é KPICompreender o que é KPI e qual a sua importância no marketing digital é primordial para suas estratégias.

KPI, sigla que significa Key Performance Indicator, ou indicador-chave de desempenho. Sua principal função é medir a performance, sobretudo das estratégias de marketing, de uma empresa.

As informações colhidas pelo KPI permitem que as estratégias e outros processos sejam ajustados para que a empresa possa alcançar suas metas.

Os KPIs indicam, também, o quanto o trabalho desempenhado por cada equipe ou colaborador de uma empresa, contribui para seu sucesso.

Sob este aspecto, ao tomarem conhecimento dos KPIs, colaboradores e gestores constroem uma comunicação mais eficiente e transparente.

O que é KPI: um número ou um percentual?

o que é KPIHá diversos indicadores para serem medidos, pois o fluxo de dados que se obtém diariamente não é apenas imenso, como também é constante.

Por isso, a melhor resposta para a pergunta acima é: os dois. Depende do indicador que desejar acompanhar.

Você pode acompanhar um desempenho por número, por exemplo o número de visitas de um site.

No entanto, é possível, também, medir o desempenho por meio de um percentual, como a taxa de rejeição de um site ou uma página.

KPI não é uma métrica

Embora a confusão seja comum, há diferenças entre KPI e métrica.

KPI não é uma métrica, porém uma métrica pode se tornar um indicador-chave para mensurar um desempenho.

Isso acontece porque os KPIs são indicadores importantes, enquanto que uma métrica é apenas algo utilizado para medir.

Quando esse algo medido se torna relevante, ele passa a ser um indicador-chave, ou seja, um KPI.

Mas quando uma métrica se torna um indicador-chave ou um KPI?

o que é KPIUma métrica se torna relevante a ponto de se transformar em um KPI quando contribui para a tomada de decisão dentro de uma empresa.

Portanto, para que uma métrica seja um KPI, é preciso que seu resultado seja muito importante – até vital – para o negócio.

Entender o que é KPI é compreender e ter bem definidos os objetivos de uma empresa. É mensurando o indicador de cada objetiva que se identifica as estratégias corretas e as que precisam de ajustes.

Características de uma métrica que pode se tornar um KPI

  • Alinhamento com o objetivo principal da empresa: uma métrica se torna um KPI quando indica que a estratégia utilizada está atingindo o objetivo determinado.
  • Indicação concreta de sucesso: algumas métricas não são indicadores concretos. Por exemplo, curtidas em redes sociais não são importantes, mas parecem que são. Se o seu objetivo é vender mais, o indicador importante é o aumento das vendas, não curtidas. Por isso, é preciso foco.
  • Base para a tomada de decisões: um KPI é o que fornece argumento concreto para a tomada de decisão.
  • Medição frequente: uma métrica, quando se torna um indicador-chave, ou seja, um KPI precisa ser monitorada frequentemente para que se conheça quais estratégias estão atingindo as metas estabelecidas.

 

KPIs que podem ser utilizados

A maioria dos KPIs indicam as performances de:

  • Tráfego;
  • Taxa de conversão;
  • Custo por lead;
  • Leads;
  • Receita total.

Você também pode utilizar:

  • Custo por lead em cada etapa do funil;
  • Custo por visitante;
  • Origem de tráfego;
  • Bounce rate;
  • Page rank;
  • Publicações mais acessadas, entre outras.

O que é KPI e para que serve são fatores que podem otimizar suas estratégias e garantir a visibilidade de seu negócio.

Saiba mais sobre o assunto. Entre em contato conosco.

 

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