inteligência de marketingA inteligência de marketing, utilizada de forma correta, pode lhe trazer informações valiosas para que seu produto e sua marca consigam chegar até o seu público alvo mais rapidamente, aumentar a geração de leads e conversões.

Todos os dias, especialistas de marketing são capazes de coletar uma infinidade de dados que, quando interpretados e utilizados no planejamento de estratégias, contribuem para que a equipe de vendas possa melhorar os resultados.

Tais informações mercadológicas providenciam não apenas detalhes relevantes das pessoas que estão buscando o que sua empresa vende, mas, também, permite que novos conhecimentos sobre seu público sejam adquiridos, tornando suas estratégias de vendas ainda mais eficazes.

A inteligência de marketing é o que permite que uma empresa obtenha vantagens competitivas sobre seus concorrentes.

Do que é composta a inteligência de marketing?

inteligência de marketingA inteligência de marketing é composta por todos os dados obtidos no momento da geração de um lead, geralmente obtidos pelo preenchimento de um formulário.

Dentre esses dados, estão como o cliente em potencial conheceu o produto, seu grau de envolvimento, se já utilizou ou participou de alguma demonstração do produto, seu sentimento em relação à marca, entre outras coisas.

Dessa forma, os especialistas em marketing podem ter um conhecimento mais profundo sobre o segmento e o público-alvo em questão, além de oferecer, quando necessário, treinamentos que direcionem as equipes de vendas eficientemente.

Mídias sociais também contêm inteligência de marketing

inteligência de marketing

As mídias sociais, atualmente, são fontes riquíssimas para obter dados sobre o público-alvo de uma marca ou produto.

Ter uma equipe que pesquise tudo o que está sendo falado sobre o produto ou sobre a marca, que seja capaz de evitar crises eminentes e que consiga sanar as dúvidas e questionamentos dos clientes em tempo real também é uma maneira de se adquirir inteligência em marketing.

Os perfis de redes sociais estão repletos de dados e informações relevantes para determinar quem são seus clientes em potencial e o que eles esperam do seu produto ou de sua marca.

Outras fontes importantes de inteligência em marketing

As fontes de dados para compor uma inteligência em marketing eficiente podem vir de várias fontes.

Além das mídias sociais, como mencionado, as informações podem vir de clippings diários de notícias de cada segmento, contato com fornecedores e clientes que fazem negócios com concorrentes.

Pode, ainda, vir da análise do site dos concorrentes e até conversar com ex-colaboradores de empresas do segmento.

Informação é poder

Lembre-se sempre que quanto maior e mais qualificada forem as informações obtidas, mais eficientes serão as estratégias de vendas e de marketing.

Por esse motivo, trabalhe com pessoas que sabem compor a inteligência de marketing e que, ao mesmo tempo, saiba como proteger os dados de sua marca. Assim, um especialista ou consultor em marketing digital é o profissional indicado para realizar essa tarefa.

 

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