SERP ou Search Engine Results Page (página de resultados de buscador) é, como o próprio nome sugere, uma página que exibe todos os resultados de uma busca online realizada em qualquer buscador.
Os resultados que aparecem em uma SERP são, normalmente, resultados orgânicos e ficam posicionados à esquerda da página. São exibidos até dez resultados por página.
As SERPs podem, ainda, apresentar pequenas variações de um buscador para outro. No entanto, em linhas gerais, aparecem da seguinte maneira:
- Título da página. As palavras que foram digitadas na busca aparecem grafadas em negrito. Mais uma vez, a importância de um SEO bem planejado e aplicado é observado neste item, pois a palavra-chave de constar nos títulos de suas postagens ou em sua landing page.
- Snippet, ou seja, uma pequena amostra do texto do link de destino. O snippet também pode trazer avaliações de clientes, entre outras coisas.
- Linha de opções: lista de outras palavras-chaves que foram buscadas e que estão relacionadas à sua busca, páginas em cache, tradução, entre outros.
Como a SERP é entregue para cada usuário?
Há vários modos de exibição de SERP para uma mesma palavra-chave digitada no campo de busca. O que define como uma SERP é entregue a cada usuário que busca por algo são os hábitos de navegação e a localização.
Isso acontece porque os buscadores têm o objetivo de oferecer uma experiência online cada vez mais personalizada para seus usuários. Dessa forma, utilizam-se de algoritmos que acompanham as navegações diárias de cada um com o intuito de compreender o comportamento dos internautas.
Um exemplo prático de como esses algoritmos funcionam pode ser observado quando você visita um site frequentemente. Ao digitar o site no navegador várias vezes, o algoritmo sinaliza aquele site como relevante para você e passa a entregar SERPs mais personalizadas de acordo com os sites que costuma visitar.
A personalização de conteúdo é uma tendência que ficará cada vez mais forte e, por isso, todos os buscadores e, até mesmo as redes sociais, estão seguindo esta linha. Contudo, ainda é possível navegar e escapar da supervisão dos algoritmos. Quem não quiser ser “observado” enquanto navega pode optar por desabilitar os cookies do navegador ou navegar em modo anônimo.
Sob este aspecto, é importante saber quem é o seu público-alvo e conhecer seus desejos e expectativas para que possa entregar exatamente o que sua audiência procura.
Importância da SERP
Para quem deseja que seu site obtenha um posicionamento melhor nos motores de busca importantes, como o Google e o Bing, e fique nas primeiras SERPs, o SEO bem feito e aplicado é um dos principais recursos disponíveis.
Assim, se você busca maior visibilidade para o seu produto e o fortalecimento online de sua marca, um especialista em marketing digital é o profissional que deve procurar.
Um bom planejamento de estratégias de marketing digital pode garantir que sua marca ou produto sejam posicionados nas primeiras SERPs e, com isso, ganhem força e aumentem a procura pelo seu conteúdo. Lembre-se que este planejamento requer conhecimento no assunto e, por isso, um consultor de marketing é o melhor profissional para desenvolvê-lo.