O carrinho abandonado no e-commerce define o comportamento dos visitantes de um site de comércio eletrônico que adicionam produtos ao carrinho, mas que, em última instância, não fazem um pedido no site.

carrinho abandonado no e-commerce

Por que os compradores online se comportam de maneira tão diferente dos compradores de lojas físicas?

O contexto faz com que os comportamentos sejam tão diferentes?

Os 10 principais motivos para o carrinho abandonado no e-commerce

De acordo com estudos públicos divulgado pela internet.

Contudo, veja aqui estão os 10 principais motivos para o carrinho abandonado no e-commerce:

  1. Custos de envio muito altos
  2. Obrigação de criar uma conta
  3. Processo de pedido muito longo / complicado
  4. Não é possível calcular o custo total com antecedência
  5. O site está bugado ou teve erros
  6. Problema de confiança durante o pagamento
  7. Prazos de entrega muito longos
  8. Política de devolução insatisfatória (atrasos, custos, etc.)
  9. Métodos de pagamento insuficientes (Paypal)
  10. Cartão bancário recusado

Dos 10 motivos para o abandono do carrinho, apenas 4 são aplicáveis aos negócios tradicionais.

O conceito de e-commerce deixa o processo complexo, onde os visitantes devem se sentir tranquilos, assim como estaria em uma loja física.

O contexto do e-commerce deixa o processo de conversão mais complexo e sendo necessário informar e tranquilizar os visitantes do site.

Você espera reduzir o carrinho abandonado no e-commerce? Existem maneiras estratégicas de garantir que seus clientes realizem suas compras na frente.

carrinho abandonado no e-commerce

Basicamente, trata-se de melhorar a experiência do consumidor para reduzir o abandono do carrinho, portanto, continue lendo para obter nossas dicas e truques sobre isso.

5 dicas para evitar o carrinho abandonado no e-commerce

Comprar online oferece vários benefícios que são inatingíveis quando essa mesma tarefa é realizada no contexto da vida real.

Por isso é mais conveniente, pois você pode fazer compras em seu lazer, no conforto da sua casa.

As compras online podem ser feitas a qualquer hora do dia ou da noite e sem a ajuda de ninguém.

Obviamente, ao contrário das compras tradicionais, com a mesma facilidade com que um cliente pode encher seu carrinho, ele pode abandoná-lo.

Na verdade, durante uma maratona de compras online, é comum que o consumidor se distraia, decida finalizar suas compras posteriormente e fechar seu site.

Para o proprietário da empresa, isso pode ser frustrante. Existem etapas que você pode seguir para evitar o carrinho abandonado no e-commerce? A resposta é simples: sim.

1. Seja transparente sobre os custos de entrega

Quando o cliente precisa se esforçar para descobrir quanto custa um produto, ele pode acabar desistindo da compra ao se deparar com o valor.

2. Não faça seus visitantes pensarem – isso a ajuda a evitar o carrinho abandonado no e-commerce

Adicionando cookies e pedindo permissão para rastrear a localização de cada visitante e, em seguida, apresentando informações específicas a cada visitante em seu carrinho.

A Amazon faz isso muito bem para clientes que fazem pedidos de outro país, acrescentando impostos e despesas de envio para remessas internacionais após apenas uma etapa.

carrinho abandonado no e-commerce

Entretanto, quando se trata de pagar, os visitantes são confrontados com o princípio psicológico da Dor de Pagar .

Explorado pela primeira vez por Prelec e Loewenstein em 1998, esse princípio é baseado nas descobertas de que gastar dinheiro ativa áreas em nosso cérebro que estão associadas à dor física e sentimentos de nojo.

Você deseja evitar que seu internauta pense em pagamento para limitar essa dor, faça-o mostrando a repartição total do custo do produto. É simples assim.

3. Evite que seus visitantes voltem ao Google para encontrar seus concorrentes

A menor distração ou relutância incentivará os visitantes a clicarem no botão RETORNAR: eles voltarão ao Google para procurar o mesmo produto com seus concorrentes, compararão os preços e talvez não voltem.

Um dos maiores desafios do comércio eletrônico é conseguir o melhor preço.

Imagine se alguém saísse do seu carrinho para comprar o mesmo produto em outro lugar e pelo mesmo preço?

Todavia, parece lógico que quem procura um produto e encontra o mesmo preço em outro lugar faça a compra em qualquer site que seja exibido em sua tela.

No entanto, existe uma maneira de reduzir a probabilidade de as pessoas procurarem em outro lugar e, portanto, reduzir o abandono do carrinho. Ofereça a garantia do melhor preço.

Basta criar um pequeno emblema que diz que você pagará a diferença se o seu cliente achar mais barato em outro lugar e adicione-o à página do carrinho.

Cerca de 90% (ou mais) dos compradores não se preocupam em verificar os concorrentes depois de fazer uma compra.

4. Não force seus visitantes a adicionar um produto ao carrinho

O processo de navegação complicado aumenta a taxa de abandono do carrinho.

Um recurso de adicionar aos favoritos é uma maneira fácil de evitar que os usuários adicionem itens ao carrinho quando desejam apenas mantê-los como favoritos.

5. Ofereça algo grátis

Claro, é um pouco simplificado: nem todos os seus clientes em potencial são tão fáceis.

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Mas um visitante que adicionou um produto ao carrinho pode ser convertido em um cliente com um conjunto de estratégias direcionadas.

Tudo se resume à questão básica: o que posso oferecer a este cliente além de uma simples transação?

Todavia, um desconto é a resposta mais simples, mas pode não ser o suficiente para não ter abandono de carrinho.

Você não quer que as pessoas abandonem o carrinho de compras; você deseja que eles usem seu site da maneira que você deseja e comprem de você.

Uma sugestão final: faça perguntas aos seus clientes.

No entanto, parece simples, mas quando foi a última vez que um comerciante simplesmente perguntou como foi sua compra?

Mesmo algumas respostas podem destacar possíveis problemas com seu processo de pedido.

Por isso, lidar com carrinho abandonado no e-commerce é compreender o pensamento perfeito (e imperfeito) do cliente enquanto ele navega em seu site.

Ademais, não ignore esses visitantes – muitas vezes, eles só precisam de um pequeno empurrão para fechar a compra.

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