Todos querem conhecer as tendências de marketing digital 2021 e inovações à medida que o novo ano caminha.
E com razão, visto que examinar a inovação em marketing digital, tecnologia e plataformas para o próximo ano pode ajudar os profissionais de marketing a identificar novas.
Os profissionais de marketing ágeis podem alavancar!
Todos os anos, nos últimos dez anos, os especialistas avaliam o panorama do marketing digital e fazem recomendações sobre as tendências do marketing digital nas quais os profissionais de marketing devem se concentrar no futuro.
Tendências de Marketing Digital 2021
Neste conteúdo, apresentamos as principais tendências e as principais atividades de marketing digital que podem ser aproveitadas pelas empresas para impulsionar o crescimento por meio de:
- Alcance aprimorado por meio de canais digitais
- Aumente o envolvimento digital de seu público
- Gerenciar melhor o marketing digital para integrá-lo às atividades de marketing
Quais tendências de marketing digital devemos observar?
É importante que todas as empresas considerem como podem aproveitar as últimas tendências de marketing para que possam aplicar as inovações mais recentes.
O especialista de marketing digital do Google, Avinash Kaushik, explicou os benefícios dessa mentalidade:
“70% do tempo, estaremos nos concentrando em coisas que sabemos que são o cerne do nosso negócio. 20% é onde tentamos ultrapassar os limites. Você entra nas desconhecidas conhecidas. E os últimos 10% são coisas experimentais malucas. Tentando descobrir como fazer coisas desagradáveis que falharemos mais do que falharemos. Mas com cada sucesso, você está construindo uma vantagem competitiva.”
Portanto, avaliar as inovações pode ajudá-lo a ultrapassar os limites, mas também a melhorar suas atividades de marketing digital.
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Verdade seja dita, em alto nível, as tendências de marketing digital são semelhantes a cada ano – com muito interesse em pesquisa, marketing social e por e-mail, e novos web design e técnicas de marketing de conteúdo para envolver e converter nosso público.
No entanto, em 2021, tudo estará mais focado na tecnologia, e nos recursos oferecidos pela Inteligência Artificial, que será o diferencial para este ano.
Tradicionalmente, as inovações tecnológicas impulsionaram as tendências do marketing digital, incluindo mudanças em:
- Plataformas digitais
- Martech
- Inteligência Artificial
Normalmente, as tendências independem de fatores econômicos, mas não é o caso neste ano.
Obviamente, a grande diferença que afetará as mudanças nos investimentos em marketing em 2021 vem da devastação que a COVID-19 causou ao redor do mundo.
Embora tenha havido vencedores em algumas áreas onde a demanda se manteve ou até aumentou, muitos caíram.
Devido à necessidade, muitos empreendedores descobriram o poder do marketing digital, com baixo custo de investimento, mas com estratégias efetivas
O que estará em alta no marketing digital em 2021?
O marketing de conversação é uma característica comum dos novos martechs. Mas além disso, existem outros pontos que terão destaque.
Privacidade
Privacidade e consentimento do consumidor são tecnologias emergentes importantes na curva de marketing.
Principalmente pela LGPD já estará vigorando no Brasil, as campanhas de marketing e estratégias estão abordando as questões relacionadas à privacidade com maior cuidado e zelo, evitando descumprir as normas.
O que pode ameaçar alguns modelos tradicionalmente utilizados pelo Facebook e Instagram, por exemplo.
Inteligência artificial
A inteligência artificial e o aprendizado de máquina para marketing estão começando a figurar nas estratégias, já que existe uma necessidade maior de entender o consumidor e respeitar sua privacidade.
Dessa forma, ficou evidente a necessidade de utilizar novos recursos para conseguir acompanhar as tendências do setor, e principalmente manter o alcance antes de todas as mudanças.
No entanto, a inteligência artificial ainda está começando nas empresas, com um baixo nível de maturidade para a implantação, principalmente relacionado ao marketing.
Tecnologia in cloud
Hubs de marketing (nuvem) e automação de e-mail estão prestes a ser amplamente adotados.
A tecnologia em nuvem já estava em alta nos últimos para outras áreas, mas em 2021, a proposta é que chegue até as estratégias de marketing, e facilitando ainda mais todo o processo.
O Marketing Cloud como está sendo chamado, é um fruto da transformação digital, sendo um conceito que utiliza a computação para realizar a integração com ferramentas de marketing.
Seu principal objetivo é potencializar a experiência do consumidor e melhorar todos os processos internos.
Mídia
Na mídia, concentre-se nas mudanças no marketing de busca e da rede social, os dois canais mais importantes para os profissionais de marketing.
Embora o uso de publicidade gráfica programática continue a aumentar entre os profissionais de marketing de grandes marcas.
Pesquisa paga
As pesquisas pagas estão sendo utilizadas como uma poderosa ferramenta para otimizar o aprendizado de máquina, principalmente ao utilizar chatbots no atendimento ao consumidor.
Você deve ter notado que o prefixo “SMART” está associado a mais e mais serviços do Google.
O objetivo é ajudar as empresas a gerenciar a complexidade da segmentação de anúncios para aumentar o ROI e, ao mesmo tempo, proteger a receita de anúncios do Google.
Alguns deles devem ser tratados com cautela. Por exemplo, o Smart Goals in Analytics avalia o que é um resultado de marketing positivo, em vez de a empresa especificá-lo, o que é preferível.
E o que os consumidores podem esperar com todas as mudanças e novas tecnologias?
Para os consumidores, as tendências de marketing que estarão no mercado em 2021 tendem a deixar tudo mais simples e mais atraente aos olhos do consumidor, sem o mesmo formato já “batido” dos formatos anteriores.
Tudo será ainda mais dinâmico, e o consumidor terá uma experiência personalizada, de acordo com seus gostos, mas sem ser invasivo, respeitando a privacidade das suas informações.