google suggest

O Google Suggest é uma excelente ferramenta que facilita as nossas pesquisas. Mas você sabia que ele é tão benéfico ao público quanto o é para os sites e negócios online? Bastante útil, pode ajudar seu negócio a alavancar.

Por isso, conheça em detalhes, hoje, o que essa ferramenta é e como funciona. Desse modo, veja quais são os fatores que o influenciam. Também, saiba como usá-la em favor do seu e-commerce!

O que é Google Suggest?

Você provavelmente já se viu na situação em que ao digitar um termo na barra de pesquisa do Google se deparou com sugestões para complementá-la. Elas sugestões contam com variações do termo, bem como com a combinação dele com outros.

Pois bem, isso é o Google Suggest. A ferramenta se propõe a sugerir termos de pesquisa para os usuários. Desse modo, agiliza a busca, bem como permite que se encontrem termos relevantes para a pesquisa.

Portanto, ela nada mais é do que uma ferramenta que completa, de modo automático, termos de pesquisas, independentemente da natureza deles.

Como funciona o Google Suggest?

google suggest

O Google Suggest se baseia em uma série de dados importantes. Primeiramente, é claro, ele se baseia no que o usuário digitou inicialmente. Diante desse termo (combinado a outros ou não, digitado completamente ou não) ele sugere complementos e variações.

Aliás, tais sugestões aparecem mesmo que o termo de pesquisa – ao qual resultam várias possibilidades de combinações e variações – tenha sido digitado de forma incorreta.

Isso é possível por uma série de quesitos. Eles vão desde a localização do usuário até seu histórico de pesquisas anteriores. Também, à frequência de pesquisas como essa, que se baseiam nos atos de outros usuários online.

Fatores que influenciam o Google Suggest

Os fatores que determinam as sugestões nas pesquisas do Google são bem variados. Por isso, é possível que duas pessoas digitem o mesmo termo ao mesmo tempo e, com ele, recebam recomendações diversas.

Isso ocorre justamente pelos fatores inúmeros que refletem sobre as sugestões da ferramenta. Saiba alguns dos principais dentre eles:

  • Localização;
  • Velocidade de conexão;
  • Ferramenta de pesquisa (Desktop ou smartphone);
  • Histórico de pesquisa que indique interesses do usuário;
  • Identificação de perfil de usuário;
  • Linguagem utilizada no navegador;
  • Frequência de uso da sugestão, por outros usuários;
  • Termos utilizados por outros usuários, entre outros.

Como aparecer no Google Suggest?

Essa ferramenta de preenchimento automático de parte da pesquisa é bastante interessante para quem tem um site e quer aumentar as visitas na página. Afinal, o Google Suggest dá vários indícios sobre as principais pesquisas e palavras-chave.

Portanto, são estas últimas que devem ficar no seu foco, como veremos acima. São elas que poderão ajudar a melhorar o seu ranqueamento em pesquisas feitas em ferramentas de busca.

Contudo, não é possível comprar um espaço no Google Suggest. Isto é, não há maneiras de levar o preenchedor automático a indicar o título de uma matéria do seu blog ou site, ou o nome completo do seu produto.

Isso acontece porque as sugestões decorrem de uma série de quesitos, conforme vimos acima. Por outro lado, isso não significa que a ferramenta não seja uma aliada da construção de conteúdo e do seu marketing digital.

Confira, abaixo, como usá-la em favor da melhoria do seu ranqueamento e, consequentemente, do aumento de acessos ao seu site.

Como usar o Google Suggest em favor do seu site?

Uma vez que a ferramenta trabalha de modo a indicar quais são as principais pesquisas na região e uso de termos para isso, por que não usá-la como um filtro para palavras-chave? Essa é uma excelente forma de utilizá-la e melhorar seus conteúdos.

Encontre palavras-chave fazendo pesquisas relacionadas à natureza do seu negócio

Uma vez que o Suggest faz sugestões de termos de pesquisa, tem-se que ele se baseia em palavras-chave específicas e utilizadas em combinações diferentes. Conhecê-las é uma forma de usá-las em maior variedade nos conteúdos do seu site.

Por isso, comece fazendo uma pesquisa relacionada com o seu negócio na barra de buscas do Google. Nesse caso, não faça a procura pelo nome da marca, mas sim pela natureza dos produtos e serviço.

Por exemplo, caso você possua um e-commerce de semijoias comece buscando por “semijoias” e veja como o termo é complementado. Ainda, considere buscar termos relacionados com o assunto e que façam parte do seu dia a dia, como “folhados”, nomes de pedras, etc.

Também faça buscas do modo anônimo da aba

Como vimos anteriormente, o Google Suggest também sofre influência de fatores geográficos. Isso ocorre para melhorar a experiência do usuário com respostas que realmente lhes possam ser úteis.

Por exemplo, caso alguém busque no Google “restaurante italiano” os resultados se darão automaticamente para a região em que está feita a pesquisa. Aliás, isso ocorre mesmo que não haja a indicação, ao lado da palavra-chave, do local em que se está.

Nesse caso, a ferramenta de busca opera com base na sua localização e, também, nas palavras-chave que são mais usadas na sua região. É assim que ele dá as sugestões para completar o termo de pesquisa, bem como os resultados.

Considere, contudo, que no caso de trabalho e-commerce, você pode enviar seus produtos para qualquer lugar. Portanto, não há porque limitar seu negócio às palavras-chave regionais. Nesse caso, para encontrar mais palavras-chave interessantes, faça a pesquisa no modo anônimo.

Pesquise com dispositivo móvel e desktop

Por fim, as buscas e suas sugestões também sofrem influência da ferramenta utilizada para fazê-las. Isto é, se elas ocorrem no celular ou no computador.

Portanto, ao usar o Google Suggest para encontrar termos e palavras-chave relevantes para seu negócio, busque utilizar tanto o smartphone quanto o desktop pára a pesquisa. Assim, aumente suas fontes!

Conclusão

O Google Suggest é uma ferramenta que ajuda aos navegantes online em suas pesquisas ao mesmo tempo em que é uma oportunidade para e-commerces e outros sites diversos. Por isso, use-o como um aliado na busca de palavras-chave.

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