O Google Suggest é uma excelente ferramenta que facilita as nossas pesquisas. Mas você sabia que ele é tão benéfico ao público quanto o é para os sites e negócios online? Bastante útil, pode ajudar seu negócio a alavancar.
Por isso, conheça em detalhes, hoje, o que essa ferramenta é e como funciona. Desse modo, veja quais são os fatores que o influenciam. Também, saiba como usá-la em favor do seu e-commerce!
O que é Google Suggest?
Você provavelmente já se viu na situação em que ao digitar um termo na barra de pesquisa do Google se deparou com sugestões para complementá-la. Elas sugestões contam com variações do termo, bem como com a combinação dele com outros.
Pois bem, isso é o Google Suggest. A ferramenta se propõe a sugerir termos de pesquisa para os usuários. Desse modo, agiliza a busca, bem como permite que se encontrem termos relevantes para a pesquisa.
Portanto, ela nada mais é do que uma ferramenta que completa, de modo automático, termos de pesquisas, independentemente da natureza deles.
Como funciona o Google Suggest?
O Google Suggest se baseia em uma série de dados importantes. Primeiramente, é claro, ele se baseia no que o usuário digitou inicialmente. Diante desse termo (combinado a outros ou não, digitado completamente ou não) ele sugere complementos e variações.
Aliás, tais sugestões aparecem mesmo que o termo de pesquisa – ao qual resultam várias possibilidades de combinações e variações – tenha sido digitado de forma incorreta.
Isso é possível por uma série de quesitos. Eles vão desde a localização do usuário até seu histórico de pesquisas anteriores. Também, à frequência de pesquisas como essa, que se baseiam nos atos de outros usuários online.
Fatores que influenciam o Google Suggest
Os fatores que determinam as sugestões nas pesquisas do Google são bem variados. Por isso, é possível que duas pessoas digitem o mesmo termo ao mesmo tempo e, com ele, recebam recomendações diversas.
Isso ocorre justamente pelos fatores inúmeros que refletem sobre as sugestões da ferramenta. Saiba alguns dos principais dentre eles:
- Localização;
- Velocidade de conexão;
- Ferramenta de pesquisa (Desktop ou smartphone);
- Histórico de pesquisa que indique interesses do usuário;
- Identificação de perfil de usuário;
- Linguagem utilizada no navegador;
- Frequência de uso da sugestão, por outros usuários;
- Termos utilizados por outros usuários, entre outros.
Como aparecer no Google Suggest?
Essa ferramenta de preenchimento automático de parte da pesquisa é bastante interessante para quem tem um site e quer aumentar as visitas na página. Afinal, o Google Suggest dá vários indícios sobre as principais pesquisas e palavras-chave.
Portanto, são estas últimas que devem ficar no seu foco, como veremos acima. São elas que poderão ajudar a melhorar o seu ranqueamento em pesquisas feitas em ferramentas de busca.
Contudo, não é possível comprar um espaço no Google Suggest. Isto é, não há maneiras de levar o preenchedor automático a indicar o título de uma matéria do seu blog ou site, ou o nome completo do seu produto.
Isso acontece porque as sugestões decorrem de uma série de quesitos, conforme vimos acima. Por outro lado, isso não significa que a ferramenta não seja uma aliada da construção de conteúdo e do seu marketing digital.
Confira, abaixo, como usá-la em favor da melhoria do seu ranqueamento e, consequentemente, do aumento de acessos ao seu site.
Como usar o Google Suggest em favor do seu site?
Uma vez que a ferramenta trabalha de modo a indicar quais são as principais pesquisas na região e uso de termos para isso, por que não usá-la como um filtro para palavras-chave? Essa é uma excelente forma de utilizá-la e melhorar seus conteúdos.
Encontre palavras-chave fazendo pesquisas relacionadas à natureza do seu negócio
Uma vez que o Suggest faz sugestões de termos de pesquisa, tem-se que ele se baseia em palavras-chave específicas e utilizadas em combinações diferentes. Conhecê-las é uma forma de usá-las em maior variedade nos conteúdos do seu site.
Por isso, comece fazendo uma pesquisa relacionada com o seu negócio na barra de buscas do Google. Nesse caso, não faça a procura pelo nome da marca, mas sim pela natureza dos produtos e serviço.
Por exemplo, caso você possua um e-commerce de semijoias comece buscando por “semijoias” e veja como o termo é complementado. Ainda, considere buscar termos relacionados com o assunto e que façam parte do seu dia a dia, como “folhados”, nomes de pedras, etc.
Também faça buscas do modo anônimo da aba
Como vimos anteriormente, o Google Suggest também sofre influência de fatores geográficos. Isso ocorre para melhorar a experiência do usuário com respostas que realmente lhes possam ser úteis.
Por exemplo, caso alguém busque no Google “restaurante italiano” os resultados se darão automaticamente para a região em que está feita a pesquisa. Aliás, isso ocorre mesmo que não haja a indicação, ao lado da palavra-chave, do local em que se está.
Nesse caso, a ferramenta de busca opera com base na sua localização e, também, nas palavras-chave que são mais usadas na sua região. É assim que ele dá as sugestões para completar o termo de pesquisa, bem como os resultados.
Considere, contudo, que no caso de trabalho e-commerce, você pode enviar seus produtos para qualquer lugar. Portanto, não há porque limitar seu negócio às palavras-chave regionais. Nesse caso, para encontrar mais palavras-chave interessantes, faça a pesquisa no modo anônimo.
Pesquise com dispositivo móvel e desktop
Por fim, as buscas e suas sugestões também sofrem influência da ferramenta utilizada para fazê-las. Isto é, se elas ocorrem no celular ou no computador.
Portanto, ao usar o Google Suggest para encontrar termos e palavras-chave relevantes para seu negócio, busque utilizar tanto o smartphone quanto o desktop pára a pesquisa. Assim, aumente suas fontes!
Conclusão
O Google Suggest é uma ferramenta que ajuda aos navegantes online em suas pesquisas ao mesmo tempo em que é uma oportunidade para e-commerces e outros sites diversos. Por isso, use-o como um aliado na busca de palavras-chave.