Quando está trabalhando com a produção de materiais voltados para sites, blogs e redes sociais de uma dada empresa, se utiliza a definição de personas para facilitar o direcionamento de temas específicos, que possuem as características dos clientes em potencial.

Definição de personas

Definir uma persona ou até mesmo vários tipos de personas, pode se enquadrar como uma tarefa fácil − isso se você souber fazer perguntas assertivas.

Após ter a posse de todas as informações obtidas, use-as a seu favor. Agora, encarregue-se de fazer com que toda a tomada de decisão e também ação, seja direcionada à persona que foi moldada.

Ademais, se você deseja saber do que se trata uma persona, bem como definir uma, chegou ao lugar certo. Este post vai te ajudar a criar personas e, entender o perfil de seus clientes! Vamos lá?

Mas, afinal, o que é persona?

Persona é uma palavra que pertence ao vocabulário do marketing digital, que define o perfil de um dado consumidor diante aos outros que constituem o seu público-alvo.

E o termo persona é criado devido a assimilação das características essenciais desse consumidor, como interesses, gênero, renda financeira e seus hábitos.

Em meio ao processo de definição de personas, um fator que vai ajudar e muito, tem a ver em possuir uma base de clientes. Com eles, vai ser possível iniciar as suas análises.

A finalidade dessa análise é conseguir chegar ao perfil ideal e, que através dele, seja possível condensar as características essenciais desses clientes.

Desta forma, você vai conseguir elaborar métodos que atendam o seu público-alvo, e, por conseguinte, solucionar os seus problemas.

Como definir?

Para que seja possível definir uma persona, é necessário realizar uma pesquisa. Saiba sobre de quem se trata seus clientes, quais são os seus ofícios, o que fazem depois do trabalho, quais são suas dores, de que maneira se informam?

A partir dessas informações, a persona será moldada tendo como base dados concretos – fator de extrema importância.

Definição de personas

A fim de elucidar o processo de criação/definição de personas, abaixo, mostraremos um exemplo de persona:

Eddie, 20 anos: estudante universitário e atua como professor, solteiro, e nas horas vagas anda de skate.

Por ter que estudar e também dar aulas, Eddie quase não tem tempo para aprender novas manobras e curtir com a galera que anda de skate com ele.

Ele quer melhorar sua performance quanto ao skate e também, se empenhar mais em seus estudos – visto que teve notas baixas em algumas disciplinas.

Diariamente Eddie fica a pensar sobre os seus empecilhos, que são: falta de tempo para andar de skate e ausência de planejamento de sua rotina.

Personas para MKT Digital

Você saberia distinguir persona de público-alvo? Quanto a esses conceitos, na maioria das vezes ocorre um pequeno equívoco. Para não haver dúvidas, a seguir, mostraremos que os dois conceitos não são sinônimos.

Diferenças entre personas e público-alvo no momento da definição de personas

Persona faz jus a um personagem irreal criado de acordo com as características extraídas por meio de um perfil, onde é estudado seus dados demográficos.

Quando se fala em público-alvo, é o mesmo que estar se referindo, de forma generalizada, a uma parcela de toda a sociedade a qual seus produtos são vendidos.

Portanto, para tornar mais claro os dois conceitos e ajudar no processo de definição de personas, observe o exemplo:

  • Persona: João Henrique tem 30 anos, recentemente graduou-se em Engenharia Mecânica e já trabalha como engenheiro. Como gosta muito de estudar, quer fazer uma pós-graduação para adquirir mais conhecimentos, bem como melhorar a sua vida financeira. No momento, analisa as instituições de ensino superior a fim de encontrar uma que seja acessível a ele.
  • Público-alvo: Jovens e adultos, de 18 a 35 anos, solteiros, cursando Engenharia Mecânica, possuem renda mensal de R$ 5.500. Almejam desenvolver-se mais quanto à profissão e, nas horas vagas, buscam estabilidade financeira.

Por qual motivo devo criar uma persona?

Sem dúvida alguma, a criação, bem como definição de personas, são passos importantíssimos quando se inicia a caminhada no mundo virtual.

Afinal, ter uma persona, é o mesmo que saber como e de que forma agir com o seu cliente padrão.

Quer um motivo? Imagine que sua empresa, por não ter conhecimento a respeito da definição de persona, passa a ofertar um determinado produto às pessoas que não demonstram interesse algum nele.

Outra situação: sua organização começa a mandar e-mail, oferecendo bebidas alcoólicas para um indivíduo que está em fase de recuperação do alcoolismo – erro fatal!

Definição de personas

Percebeu? Não dispor de uma persona definida, sua empresa vai correr o risco de sujar o nome e reocupação de sua organização. E isso, é o que você não quer nem pensar.

No entanto, com a intenção de deixar mais evidente o porquê de adotar a definição de personas, separamos alguns fatores que darão forças às informações até então passadas.

Analise bem:

  • Assertividade na hora de enviar e-mails;
  • Conteúdo adequado ao receptor da mensagem;
  • O público definido significa bom uso com relação às estratégias de marketing digital;
  • Definição clara sobre o que deve ser redigido nos tópicos.

Qual a quantidade exata de personas é preciso criar?

Contudo, foi mostrado sobre a importância da definição de personas. No entanto, talvez existam dúvidas quanto ao número de personas devem ser criadas.

E a resposta para esse questionamento, é simples. Não há uma quantidade exata.

Apenas saiba que, a complexidade que envolve todo o marketing digital, tende a aumentar conforme a quantidade do número de personas que sua organização/marca detiver.

Se você está iniciando nesse processo de criação de personas, vá com calma, inicie com 2 personas. Esse é um excelente número.

Mais do que essa quantidade de personas, vai exigir muito de um iniciante. Isso porque o cenário de características advindas de 4 personas, por exemplo, requer muito empenho de todos que estão envolvido no processo.

O que levar em consideração enquanto crio uma persona?

Todas as informações necessárias para conseguir localizar a pessoa tida como padrão para os seus negócios.

Saiba algumas características que você precisará definir:

  • Nome irreal;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Local em que reside;
  • Classe pertencente;
  • Quais mídias ele interage;
  • Produtos que o agradam;
  • De onde extrai informações;
  • Hábitos.
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