Quando está trabalhando com a produção de materiais voltados para sites, blogs e redes sociais de uma dada empresa, se utiliza a definição de personas para facilitar o direcionamento de temas específicos, que possuem as características dos clientes em potencial.
Definir uma persona ou até mesmo vários tipos de personas, pode se enquadrar como uma tarefa fácil − isso se você souber fazer perguntas assertivas.
Após ter a posse de todas as informações obtidas, use-as a seu favor. Agora, encarregue-se de fazer com que toda a tomada de decisão e também ação, seja direcionada à persona que foi moldada.
Ademais, se você deseja saber do que se trata uma persona, bem como definir uma, chegou ao lugar certo. Este post vai te ajudar a criar personas e, entender o perfil de seus clientes! Vamos lá?
Mas, afinal, o que é persona?
Persona é uma palavra que pertence ao vocabulário do marketing digital, que define o perfil de um dado consumidor diante aos outros que constituem o seu público-alvo.
E o termo persona é criado devido a assimilação das características essenciais desse consumidor, como interesses, gênero, renda financeira e seus hábitos.
Em meio ao processo de definição de personas, um fator que vai ajudar e muito, tem a ver em possuir uma base de clientes. Com eles, vai ser possível iniciar as suas análises.
A finalidade dessa análise é conseguir chegar ao perfil ideal e, que através dele, seja possível condensar as características essenciais desses clientes.
Desta forma, você vai conseguir elaborar métodos que atendam o seu público-alvo, e, por conseguinte, solucionar os seus problemas.
Como definir?
Para que seja possível definir uma persona, é necessário realizar uma pesquisa. Saiba sobre de quem se trata seus clientes, quais são os seus ofícios, o que fazem depois do trabalho, quais são suas dores, de que maneira se informam?
A partir dessas informações, a persona será moldada tendo como base dados concretos – fator de extrema importância.
A fim de elucidar o processo de criação/definição de personas, abaixo, mostraremos um exemplo de persona:
Eddie, 20 anos: estudante universitário e atua como professor, solteiro, e nas horas vagas anda de skate.
Por ter que estudar e também dar aulas, Eddie quase não tem tempo para aprender novas manobras e curtir com a galera que anda de skate com ele.
Ele quer melhorar sua performance quanto ao skate e também, se empenhar mais em seus estudos – visto que teve notas baixas em algumas disciplinas.
Diariamente Eddie fica a pensar sobre os seus empecilhos, que são: falta de tempo para andar de skate e ausência de planejamento de sua rotina.
Personas para MKT Digital
Você saberia distinguir persona de público-alvo? Quanto a esses conceitos, na maioria das vezes ocorre um pequeno equívoco. Para não haver dúvidas, a seguir, mostraremos que os dois conceitos não são sinônimos.
Diferenças entre personas e público-alvo no momento da definição de personas
Persona faz jus a um personagem irreal criado de acordo com as características extraídas por meio de um perfil, onde é estudado seus dados demográficos.
Quando se fala em público-alvo, é o mesmo que estar se referindo, de forma generalizada, a uma parcela de toda a sociedade a qual seus produtos são vendidos.
Portanto, para tornar mais claro os dois conceitos e ajudar no processo de definição de personas, observe o exemplo:
- Persona: João Henrique tem 30 anos, recentemente graduou-se em Engenharia Mecânica e já trabalha como engenheiro. Como gosta muito de estudar, quer fazer uma pós-graduação para adquirir mais conhecimentos, bem como melhorar a sua vida financeira. No momento, analisa as instituições de ensino superior a fim de encontrar uma que seja acessível a ele.
- Público-alvo: Jovens e adultos, de 18 a 35 anos, solteiros, cursando Engenharia Mecânica, possuem renda mensal de R$ 5.500. Almejam desenvolver-se mais quanto à profissão e, nas horas vagas, buscam estabilidade financeira.
Por qual motivo devo criar uma persona?
Sem dúvida alguma, a criação, bem como definição de personas, são passos importantíssimos quando se inicia a caminhada no mundo virtual.
Afinal, ter uma persona, é o mesmo que saber como e de que forma agir com o seu cliente padrão.
Quer um motivo? Imagine que sua empresa, por não ter conhecimento a respeito da definição de persona, passa a ofertar um determinado produto às pessoas que não demonstram interesse algum nele.
Outra situação: sua organização começa a mandar e-mail, oferecendo bebidas alcoólicas para um indivíduo que está em fase de recuperação do alcoolismo – erro fatal!
Percebeu? Não dispor de uma persona definida, sua empresa vai correr o risco de sujar o nome e reocupação de sua organização. E isso, é o que você não quer nem pensar.
No entanto, com a intenção de deixar mais evidente o porquê de adotar a definição de personas, separamos alguns fatores que darão forças às informações até então passadas.
Analise bem:
- Assertividade na hora de enviar e-mails;
- Conteúdo adequado ao receptor da mensagem;
- O público definido significa bom uso com relação às estratégias de marketing digital;
- Definição clara sobre o que deve ser redigido nos tópicos.
Qual a quantidade exata de personas é preciso criar?
Contudo, foi mostrado sobre a importância da definição de personas. No entanto, talvez existam dúvidas quanto ao número de personas devem ser criadas.
E a resposta para esse questionamento, é simples. Não há uma quantidade exata.
Apenas saiba que, a complexidade que envolve todo o marketing digital, tende a aumentar conforme a quantidade do número de personas que sua organização/marca detiver.
Se você está iniciando nesse processo de criação de personas, vá com calma, inicie com 2 personas. Esse é um excelente número.
Mais do que essa quantidade de personas, vai exigir muito de um iniciante. Isso porque o cenário de características advindas de 4 personas, por exemplo, requer muito empenho de todos que estão envolvido no processo.
O que levar em consideração enquanto crio uma persona?
Todas as informações necessárias para conseguir localizar a pessoa tida como padrão para os seus negócios.
Saiba algumas características que você precisará definir:
- Nome irreal;
- Idade;
- Gênero;
- Local em que reside;
- Classe pertencente;
- Quais mídias ele interage;
- Produtos que o agradam;
- De onde extrai informações;
- Hábitos.