As imagens fazem parte das estratégias de marketing das empresas, além de serem indispensáveis para dar ar de realidade aos seus produtos, serviços e informações. Por isso, é essencial conhecer os seus diversos tipos. Hoje, então, conheça tudo sobre a imagem WebP.
Esse é um formato especial que possui suas especificidades. Portanto, diferencia-se das imagens JPEG, GIF e PNG. Aliás, esse tipo de ilustração pode ser uma ótima opção para o seu site ou blog.
Mas o que ela oferta e como ela se diferencia? Qual a importância por optar por tal formato e não pelos demais existentes? Confira as respostas para essas perguntas abaixo e tire todas as suas dúvidas.
Afinal, o que é imagem WebP?
Esse é um formato de imagem que existe desde 2010. Criado pelo Google, o modelo WebP traz imagens de boa qualidade, mas em menor tamanho. Isto é, as imagens desse formato são mais leves, de forma que ajudam em uma série de quesitos.
Portanto, com a imagem WebP você é capaz de garantir a presença de fotos no seu site ou blog sem que isso afete o funcionamento e carregamento dele. Elas exigem menos espaço sem isso atrapalhar na sua qualidade.
Imagem WebP x Outros formatos
Para entender a importância e eficiência das imagens WebP é necessário saber como elas se diferenciam, na prática, dos outros formatos mais comumente utilizados para imagens digitais.
As imagens em PNG, um dos tipos mais comuns, geralmente se aplicam para imagens que não exigem riqueza de detalhes. Portanto, é comum em logotipos ou mesmo em print sreens (capturas de tela). O tamanho delas, contudo, somente se reduz quando há aplicação da compactação, o que afeta a qualidade da imagem.
Em relação a essas imagens PNG, saiba que uma foto do tipo WebP consegue se apresentar em tamanho 26% menor.
Já quando o assunto envolve as imagens JPEG, com certeza as de formato mais famoso – especialmente para riqueza de detalhes – o modelo WebP consegue reduzir o tamanho da imagem em 25% a 34%. E tudo isso sem perder a qualidade original!
Portanto, o que se tem é que as imagens do tipo WebP possuem a capacidade de reproduzir muita qualidade ao mesmo tempo em que exigem menos espaço de carregamento. Afinal, são leves e não perdem qualidade pelo menor tamanho.
O contrário, contudo, não é verdadeiro. Afinal, imagens em JPEG e PNG tendem a perder a qualidade com a compactação. E, desse modo, não se apresentam como boas alternativas em casos em que a leveza é indispensável.
Qual é a importância da imagem WebP?
A verdade é que as imagens no formato WebP são sinônimos de qualidade e de eficiência de uma página. Abaixo, então, confira quais são os principais pontos de destaque em utilização desse modelo!
Economia de espaço
Primeiramente, as imagens WebP ajudam você a economizar espaço no seu site.
Assim, em invés de usar um espaço apenas para uma imagem, ele passa a ser compatível com a imagem em si e com outros elementos importantes da página, tais como vídeos, texto e outros.
Carregamentos mais rápidos
Uma vez que ocupa menos espaço, a imagem no formato WebP também permite que o carregamento da página seja mais rápido.
Ou seja, ao digitar o endereço dela ou clicar no link de direcionamento, ela demorará menos segundos para se apresentar.
Quanto a isso, aliás, saiba que de acordo com uma pesquisa promovida pelo Aberdeen Group, as páginas tendem a perder 11% de visualizações para cada segundo a mais que o carregamento delas exigir.
A mesma pesquisa também indicou que a satisfação dos visitantes tende a diminuir 16% quando o carregamento é demorado.
Isso se complementa por um levantamento da Kissmetrics que concluiu que 40% dos visitantes saem da página caso ela leve mais de 3 segundos para carregar.
Essa demora no carregamento muitas vezes se deve à presença de imagens pesadas e que impedem que a página abra com todas as informações de modo imediato.
Em um mundo em que o imediatismo se tornou regra, as páginas devem acompanhar essa tendência.
Portanto, não apostar em imagens mais leves (e de qualidade intacta) nada mais é do que perder visitantes e possibilidades de negócios.
Portanto, lembre-se de que a conquista deles requer comprometimento com a rapidez da sua página. E isso é possível com o uso de imagens WebP.
Não perca qualidade da imagem
Considere que você está à procura de uma imagem específica no Google. Ao encontrá-la, então, percebe que seu tamanho para carregamento não é compatível com a estrutura do seu site, ou que ele pode atrapalhar sua página.
A solução, logicamente, seria diminuir a foto para que ela fique mais leve, certo? Contudo, saiba que ao fazer isso com uma imagem do tipo JPEG ou PNG, ela tende a perder a qualidade. Isto é, torna-se menos nítida e mais pixelada.
Por outro lado, isso não é um problema na imagem WebP. Ela é capaz de se apresentar em tamanho de carregamento muito menor, de forma compacta, sem isso refletir negativamente na qualidade que possui.
Satisfação do cliente e possibilidade de conquista de mais clientes
Justamente pelo fato de atuar em prol da rapidez de carregamento do site o uso de imagem WebP ajuda a manter a satisfação dos seus clientes.
Esta, então, reflete na repetição de acessos, na realização de compras ou contratação de negócios e na indicação do seu site e do que ele oferta para outras pessoas.
Como vimos no tópico de rapidez de carregamento, as pesquisas de mercado comprovam a importância dele na conquista do público e de espaço no mercado. Portanto, não é possível ignorar isso.
Além disso, lembre-se de que embora os formatos JPEG e PNG sejam mais comuns, não são os mais leves. Ainda, que a WebP não perdem em nada quando o assunto é qualidade. Na realidade, ganha!
Onde usar a imagem WebP?
Esse tipo de imagem pode ser utilizada em vários tipos de páginas. Por exemplo, em sites com edição por WordPress, bem como em blogs.
Por isso, elas são grandes aliadas da conquista de novos clientes, manutenção dos antigos e para a boa fama do seu site.