Cloudflare

Existem, hoje, diversos serviços e ferramentas que se apresentam para os sites. Um dos mais completos entre eles, inegavelmente, é o Cloudflare, que soma em um só lugar otimização e segurança.

Mas o que é ele, para que serve e como funciona? Confira tudo isso no artigo que segue. Saiba por que o Cloudflare pode ser um aliado do seu site e do sucesso dele.

O que é Cloudflare?

Cloudflare

Cloudflare é um sistema que oferece um pacote de serviços que se voltam à segurança de dados e de acessos. Igualmente, à melhoria da experiência do visitante, que encontra uma página mais rápida.

Esse sistema pertence a uma empresa de mesmo nome que surgiu em 2009.

Desde então, dedica-se a apresentar o serviço CDN – que replica um servidor – para sites do mundo todo. Junto a isso, também oferece segurança, bem como otimização de experiências.

Continue a leitura e veja, na sequência, para que ele serve e como ele pode ajudar o seu site.

Para que serve a Cloudflare?

Basicamente esse sistema apresenta serviços para 3 frentes diferentes: CDN, segurança e otimização de sites. Veja como cada um deles funciona.

CDN

Esse é o serviço principal da plataforma que nasceu nos Estados Unidos e, hoje, presta serviços no mundo todo. O CDN se ilustra pela possibilidade de replicar um servidor principal em outros lugares do mundo.

Mas como assim? A princípio, é comum que pessoas que acessam o site pelo mesmo país em que o servidor dele está presente tenham melhores experiências de acesso.

Pelo menos no que diz respeito ao tempo de resposta e de carregamento.

O CDN da Cloudflare, então, ao replicar o servidor, permite que usuários de outros países e até mesmo continentes possam acessar a página com a mesma qualidade daqueles que o fazem do país de origem dela.

Assim, é como se fossem replicados servidores no mundo todo. Com isso, a experiência que um usuário possui em um canto do planeta se reflete, da mesma forma, para outro que faz o acesso em outro canto.

Recursos de otimização

Outro dos serviços que o Cloudflare apresenta se referem à otimização dos sites. Afinal, como falamos acima, esse tipo de ferramenta, ao replicar um servidor, melhora a velocidade de carregamento de dados e de páginas.

Isso, então, impacta diretamente na experiência do usuário. Quanto menos ele tiver que esperar, maiores são as chances de que fique satisfeito.

Não apenas isso, mas menores são as chances de que ele abandone a página antes do seu carregamento completo.

Portanto, veja que o Cloudflare, nesse sentido, auxilia a otimizar o funcionamento da página e a melhorar a experiência que o usuário tem. E isso tem grande importância para qualquer tipo de site.

Serviços de proteção e segurança

Por fim, mas não menos importante, o Cloudflare também possui ferramentas que impactam positivamente na segurança de sites e dados.

Afinal, não raros são os ataques hackers que acontecem. Além disso, eles se diversificam a cada dia. Não são apenas as ferramentas de segurança que se inovam, mas os ataques criminosos também.

É muito comum que os ataques busquem sobrecarregar um sistema de modo que ele não consiga manter a proteção de todos os dados ali presentes.

Contudo, a presença do Cloudflare faz a coisa funcionar de modo diferente.

O sistema é capaz de reconhecer automaticamente atividades incomuns, dentre elas, os acessos e requisições fora da curva.

Com isso, ele protege o servidor, impedindo que ele caia ou sobrecarregue. Isso, então, impede dados contra ataques hackers.

Qual a importância da cloudflare?

Cloudflare

Diante de todas as funcionalidades que a ferramenta oferta é quase óbvio que sua importância também será diversificada. Conheça, abaixo, os motivos pelos quais você deveria considerar utilizar essa ferramenta.

Melhore o funcionamento do seu site

Em primeiro lugar, o Cloudflare permite que o seu site mantenha uma boa qualidade de carregamento e respostas em qualquer lugar do mundo. Portanto, independentemente de onde se dá o acesso, a qualidade de uso é a mesma.

Isso, então, melhora o funcionamento da sua página. Evita que os visitantes sejam prejudicados em razão da origem do acesso. E, com isso, cria uma nova e melhor experiência para todos.

Não perca possíveis conversões

Estima-se que quando uma página demora mais do que 3 segundos para carregar ela tende a perder 40% dos possíveis acessos que teria.

Por isso, cada segundo importa para o público que, imediatista, busca soluções rápidas e em tempo real.

Assim, ao usar o Cloudflare e permitir que a velocidade de carregamento da página seja mais alta e a mesma em qualquer lugar de acesso, você evita perder possíveis clientes e conversões.

É possível, dessa forma, manter o visitante por mais tempo no seu site. Ainda, que ele conheça mais a marca e fique com uma boa impressão dela.

Garanta a proteção de dados

Outro ponto que destaca de sobremaneira a importância do Cloudflare é que ele é uma ferramenta que garante a proteção de dados.

Assim, seu site evita o vazamento de informações relevantes (sejam internas ou de terceiros) perante ataques hackers.

Uma vez que esses ataques são cada vez mais comuns e diversificados, valer-se de uma ferramenta como essa é uma ótima precaução.

Proteja-se frente a Lei Geral de Proteção de Dados

Por fim, o uso do Cloudflare ganha ainda mais importância diante da vigência da Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD.

Essa norma, que entrou em vigor em 2020, traz uma série de obrigações a quem faz o tratamento de dados, seja pelo uso de cookies ou pela captação de informações pela concessão pelo usuário.

A lei, então, responsabiliza quem faz o tratamento de dados pela proteção a essas informações. Da mesma forma, traz sanções aplicáveis a quem usar os dados sem consentimento ou fora dos limites deste, bem como a quem permitir o vazamento dessas informações.

O Cloudflare, então, apresenta-se como uma segurança. Ele impede o vazamento de informações. Também, demonstra que o seu site tem um plano para evitar os vazamentos e para contê-los.

Com isso é possível evitar as multas e demais sanções da LGPD e manter seu site em funcionamento.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *