Google Analytics 4

O Google Analytics 4 (GA4) surgiu ainda no final de 2020 e, com isso, trouxe novas possibilidades para a reunião de informações importantes para o marketing digital das empresas.

A ferramenta de análises, em si, já existe há 15 anos. Contudo, agora se apresenta com novidades bastante interessantes que podem melhorar em muito suas estratégias com a base em dados concretos.

Ainda não conhece a novidade? Então continue sua leitura para entender mais sobre as visitas ao seu site, a interação com a clientela e o sucesso das suas estratégias e campanhas de marketing digital.

O que é GA4 ou Google Analytics 4?

Google Analytics 4

Essa é a nova versão do Google Analytics. Até seu surgimento existiam duas versões dessa ferramenta: a Universal Analytics, especializada na análise de sites, e o Google Analytics for Firebase, voltada para os aplicativos.

Até então, a empresa ou marca que trabalhasse nos dois âmbitos (aplicativos e site) precisaria utilizar ambas as ferramentas. Contudo, não se fazia possível cruzar automaticamente as informações colhidas nas duas áreas.

E, note, essa comparação e uso de dados conjuntos se faz essencial para que a estratégia de marketing realmente abarque todos os nichos e formas de atuação da marca, em si.

Contudo, isso mudou com o surgimento do GA4, o Google Analytics 4. Afinal, agora não é necessário apelar para o uso das duas versões (Universal e Firebase) para ter dados completos sobre as ações da marca.

O GA4 oferece uso tanto em aplicativos quanto em sites. Assim, mesmo que a marca só trabalhe com um ou outro, pode utilizá-la. Da mesma forma, pode usá-la para analisar simultaneamente ambas aplicações, de modo que se torna possível cruzar os dados e analisá-los mais a fundo.

Quais são as vantagens do Google Analytics 4?

Google Analytics 4

Conforme dito no tópico anterior, o GA4 revoluciona ao permitir a análise de mais de um tipo de aplicação – site e aplicativo, ou somente um deles, caso a marca preferir – no mesmo espaço, com a intersecção de dados e informações.

E isso traz muitas vantagens às marcas e sites. Afinal, os dados ficam mais completos ao mesmo tempo, em que dão uma base de comparação mais concreta. Tudo isso, então, reflete-se em diversos benefícios. Confira os principais nos itens a seguir.

Melhoria do marketing da sua empresa

Primeiramente, como não poderia deixar de ser, o GA4 do Google Analytics permite uma melhoria significativa no marketing da empresa. E isso se deve à obtenção de dados mais completos e passíveis de intersecção e comparação.

Para tanto, a ferramenta usa o aprendizado de máquina, ou machine learning, um conceito moderno e que se relaciona com a inteligência artificial. Desse modo, as previsões de sucesso das campanhas de marketing e o desenvolvimento delas cresce de forma clara.

Por exemplo, com ela é possível ter mais claridade sobre a taxa de rotatividade, bem como do potencial sucesso e lucro que campanhas podem alcançar com base nas informações que já se tem. Isso, também, melhor e facilita a descoberta de insights.

Transparência e privacidade do usuário

Os cookies estão na mira do Google e, com o seu fim anunciado, isso poderia prejudicar a obtenção de dados tão importantes para o desenvolvimento e gerenciamento de marketing das empresas e marcas.

Contudo, com o lançamento do GA4 o Google Analytics mitiga eventuais prejuízos que poderiam aparecer. Afinal, seu uso de aprendizado de máquina é o que permite que informações que poderiam ser perdidas fiquem disponíveis para as marcas.

O que mais se destaca, aqui, é que a forma de atuação do GA4 permite o colhimento de dados importantes para o marketing sem que isso afete a privacidade com o usuário.

E esta, aliás, é extremamente relevante, especialmente diante da validade da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) que está em vigor desde 2020.

Aqui há um monitoramento de dados de forma transparente e sem colocar a privacidade em risco. Ainda, esse tipo de estratégia permite melhores resultados a longo prazo, com a análise constante de informações importantes para o marketing.

Maior compreensão sobre a jornada do visitante (funil)

A jornada do visitante – que se ilustra pelo funil, geralmente – é muito relevante para o marketing e para seu sucesso. Afinal, é necessário que ele abarque todos os possíveis usuários, independentemente se eles estão buscando uma solução, se já a encontraram na marca e querem se aprofundar nela ou se já são clientes.

E essa jornada é um dos pontos que não foge à atenção do GA4 do Google Analytics. A nova versão da ferramenta de análise de dados permite que haja uma medição correta das interações dos usuários com a marca.

Isso é possível pelo fato de que ao medir esse tipo de dados, o GA4 consegue reconhecer a duplicação deles. Por exemplo, caso o usuário interaja em dois ambientes diferentes, a ferramenta reconhece isso, não apontando aquela interação como algo novo, mas sim como algo que se deu simultaneamente em mais de um canal.

Relatórios simplificados

Até o surgimento do GA4 do Google Analytics, a plataforma Universal (para sites) se baseava em relatórios predefinidos. Contudo, com o aumento dos recursos, aumentava-se também o número de relatórios.

Isso, por si só, fazia com que se impossibilitasse analisar todos os relatórios. Afinal, eles eram inúmeros e, muitas vezes, passavam batidos em maio ao grande volume apresentado pela ferramenta. Além disso, a personalização dos relatórios somente era possível em parte, de forma que a obtenção de algumas informações se tornava dificultosa.

Google Analytics 4 vale a pena?

Com o surgimento do GA4 isso mudou de cenário. Agora a ferramenta apresenta relatórios simplificados ao invés de uma pilha deles. Esses relatórios, então, contam com a classificação das informações mais relevantes.

Com isso, basta bater o olho nesses relatórios para obter dados bem importantes para as estratégias de marketing digital. Os gráficos, grande parte dessa organização de dados de forma mais simples e, também, mais utilizáveis para fins de estratégias.

E isso não significa, aliás, que não seja possível ter em mãos a pormenorização desses dados. Para tanto, basta clicar sobre a informação resumida para obter os dados em detalhes.

Desse modo, veja como o GA4 do Google Analytics veio para somar! Portanto, não deixe de aplicar essa ferramenta para suas estratégias e veja como seu marketing somente tem a ganhar com ela.

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