O Facebook Dating foi mais uma das inovações que aconteceram a partir do surgimento da internet, que ocorreu ainda no século XX, mas foi no século XXI que ela se popularizou e significou uma verdadeira revolução em termos de vivência, pois modificou a forma como as pessoas conhecem o mundo, obtêm informações e se relacionam com pessoas.

Isto também alterou a forma como pessoas encontram produtos, serviços, amizades e até mesmo um companheiro ou companheira, ou crush, como hoje é conhecido pelos jovens o indivíduo que corresponde ao interesse romântico da pessoa.

Para isto, são inúmeros sites e de encontros pessoais, de amizade e amorosos, foram criados, sendo que a procura por um companheiro se tornou um dos grandes trunfos de canais de relacionamento que evoluíram, com o advento da internet móvel em celulares, para aplicativos, que hoje são oferecidos por diversas marcas que prometem vantagens exclusivas em relação à concorrência.

Entendendo as possibilidades no mundo dos aplicativos/sites de encontros virtuais

São diversos os aplicativos para conhecer pessoas e marcar encontros, sendo que o mais conhecido provavelmente seja o Tinder que, no primeiro trimestre de 2019 foi o aplicativo não concernente a jogos mais lucrativo do mundo. Este legado, entretanto, encontrou um concorrente à altura com o surgimento, ainda este ano, do Facebook Dating.

Mesmo que apps de encontros sejam para marcação de encontros, não são apenas pessoas que procuram relacionamentos que podem usar o Facebook Dating e outros aplicativos de paquera, mas também empresas que pretendem usar estratégias de marketing para aumentar sua base de negócios, pois onde o cliente está a empresa deve também se encontrar.

Neste artigo conheceremos mais sobre o Facebook Dating, como ele funciona, sua importância para o marketing empresarial e qual sua diferença estratégica em relação ao Tinder.

Como funciona o Facebook Dating?

Conforme acima apontado, o uso do Facebook Dating é realizado no mesmo aplicativo (app) do Facebook, não sendo necessário o download de novo app, evitando maior gasto de memória do seu dispositivo móvel. Entretanto, é necessário que o usuário acesse a aba referente à ferramenta de encontros e faça um cadastro específico para seu uso.

O Facebook Dating é ferramenta que compõe o próprio aplicativo da rede social Facebook, sendo dependente deste, ou seja, para que se use o canal de relacionamentos é necessário que se esteja inscrito na rede social principal. Uma das exigências do Facebook Dating é que a pessoa tenha mais de 18 anos, intentando garantir a segurança de seus usuários.

A partir daí o usuário, que será identificado apenas pelo primeiro nome e idade, além de uma foto, pode começar a navegar na ferramenta e encontrar pessoas.

Facebook Dating vs Tinder

O Facebook Dating surgiu como uma plataforma chamativa no ramo de relacionamentos e condiz a uma concorrente de peso ao Tinder.

Primeiramente, uma das vantagens apresentadas é o fato de que não necessita de um aplicativo especialmente para isto, pois é acoplado ao principal, ou seja, Facebook, a maior rede social mundialmente utilizada.

Além disto, o Facebook Dating oferece maior privacidade dentre o usuário e seus amigos da rede social. O Tinder mostra qualquer pessoa (de acordo com as preferências do usuário de gênero e idade) em certa distância, enquanto o Dating dá o direito ao usuário de aparecer, ou não, aos seus amigos da rede social que também estiverem na aba dedicada aos encontros/relacionamentos.

O Facebook Dating também permite ao usuário rever pessoas a quem não deu uma chance em um primeiro momento, retornando a vê-la e podendo tentar um match, ou seja, uma combinação. Já o Tinder só permite rever alguém a quem se deu um não primeiramente aos usuários Premium, ou seja, aqueles que pagam um valor à plataforma para obterem benefícios.

Outro diferencial do Dating é que enquanto o Tinder só permite se contatar alguém que também lhe curtiu, um match, a ferramenta do Facebook permite que se contate alguém que ainda não lhe curtiu, porém o match e permissão de troca de mensagens só se dará caso a outra pessoa o curta para responder.

Por fim, o Facebook Dating traz uma interessante ferramenta chamada Crush Secreto, que permite que o usuário escolha até nove pessoas de sua rede social que sejam de seu interesse. Caso a pessoa também tenha te listado como crush, o Facebook abre uma aba de conversa para os dois.

Apesar de isto ser muito semelhante ao match do Tinder, o Dating se diferencia pela escolha de amigos nesta lista, facilitando um interesse já existente.

Estratégias de Marketing Digital com o Facebook Dating

É possível se utilizar desta nova ferramenta oferecida pelo Facebook como estratégia de marketing à sua empresa, produtos e serviços. O marketing digital em redes sociais já é muito comum e além de abranger os aplicativos de pesquisas, fotos, abrangem os de relacionamentos.

Enquanto o Tinder permite apenas propagandas específicas que aparecem, às vezes, dentre as pessoas que se está vendo (deslizando no aplicativo) que podem ou não interagir com os usuários que mostrarem interesse, o Dating é especialmente importante ao marketing digital por oferecer todas as ferramentas de publicidade presentes no Facebook.

O Facebook possui ferramentas cujo marketing é dedicado ao aumento do número de conversões (cliques e interações do usuário com a marca/empresa, bem como contratação/compra), visualização de vídeos, instalações de aplicativos, entre outros.

Para muito além de anúncios simplificados é possível escolher posicionamentos diferenciados no Facebook, que podem estar ao lado do feed de notícias, em anúncios no Messenger (ferramenta do aplicativo para conversas entre usuários), nos stories e no próprio feed. Assim, devendo-se acessar a plataforma principal para se utilizar Dating, o usuário será submetido a estas propagandas.

Também, é possível que o usuário escolha o anúncio específico para seus objetivos e mantenha o controle criativo sobre o marketing digital com o Facebook Dating. Ele também oferece avançadas ferramentas de direcionamento de publicidade de acordo com o público alvo que pode ser especificado conforme idade, gênero, posições políticas e hábitos de consumo.

Portanto, é de extrema importância considerar a realização de anúncios no Facebook para o Dating. Muito além de uma ferramenta de relacionamentos ele também é uma ótima forma de promoção do marketing digital e do aumento do alcance de sua empresa e produto ou serviço oferecido.

5.00 avg. rating (100% score) - 2 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *