Saber os dados de um site é algo fundamental para que você tenha um melhor aproveitamento de seu marketing digital. Assim, nesse artigo iremos te mostrar as principais ferramentas que existem hoje em dia para você alcançar esse objetivo.

No momento em que medir acessos no site, você pode alcançar os seus objetivos com maior facilidade. Como o ambiente digital também está cada vez mais competitivo, também é importante que você tenha um propósito para medir os acessos.

Por exemplo, você pode fazer medir acessos no site para tentar melhorar algo em seu site e assim torná-lo mais funcional para que aumente o fluxo.

Agora, caso você não saiba ao certo qual a razão em fazer a medição de acessos ao seu site, você pode acabar se perdendo em meio a tantos dados.

Um das ferramentas mais utilizadas é o Google Analytics. Isso porque ele possui um fácil funcionamento e também é muito eficiente.

Ele te mostra até mesmo como as pessoas chegaram até seu site e disponibiliza inúmeras ferramentas para que o seu marketing digital possa ser cada vez mais eficiente.

1. Medir acessos no site: Piwik

O Piwik vem ganhando cada vez mais usuário principalmente por ser uma alternativa open source ao Google Analytics para que você possa medir acessos no site .

Pois com ele você conseguirá configurar exatamente a plataforma de estatísticas. Você irá ter os seus relatórios rapidamente em tempo real. Além disso, o suporte do PIwik atende em mais de 50 idiomas.

Atualmente, você também pode encontrá-lo pelo nome de Matomo, nome que recebeu desde 2018, entretanto, ainda circula e é mais famoso pelo nome de Piwik. E uma de suas maiores características, é que ele é gratuito.

2. Webalizer

Essa também é uma das ferramentas mais utilizadas para medir acessos no site .

Essa ferramenta pode elencar quais são as visitas, de quais países vieram e quantos dados foram baixados por cada um desses acessos.

Você ainda poderá ver todos esses dados em um gráfico que possui a variável de tempo que pode ser vista pelo recorte de mês, dia e até mesmo de horas.

O padrão do Webalizer é o de produzir um relatório mensal detalhado e um relatório anual resumido.

No relatório deltalhado, você poderá ver tanto números gerais de um mês, como também de um dia. Também é possível ver um relatório por hora, fazendo um recorte de uma determinada hora em todos os dias de um mês.

Você também pode ver dados referentes a host, informações coletadas da URL, por cadeia de pesquisa, por país, por agente de usuário, entre outras informações.

A crítica a esse software, é que ele não consegue distinguir as visitas de humanos das visitas realizadas por robôs.

3. Medir acessos no site: AWStats

Com o AWStats, você terá uma ferramenta gratuita que irá gerar as devidas estatísticas para o seu site.

Com páginas fáceis e rápidas, você poderá ver dados como o número de visitas e o número de visitas únicas, para que você consiga medir acessos no site .

Também poderá saber quanto tempo durou cada uma dessas visitas e quais foram os horários de picos.

Verá também quais foram as palavras-chave para as pessoas acessarem o seu site. São mais de 100 mecanismos de busca que são analisadas por essa ferramenta.

Terá acesso também a quantidade de vezes que o seu site foi adicionado aos favoritos e até mesmo irá tomar contato com a quantidade de vezes que seu site sofreu um ataque de worms.

4. W3perl

Este também é um software livre e pode ser executado tanto no navegador, como também por meio de uma única linha de comando.

Ele também pode ser instalado em qualquer sistema operacional e te fornecerá relatórios com as principais informações para você saber de onde vem os acessos a seu site, como também terá acesso a estatísticas em tempo real. Mas no caso dessas últimas elas podem ser executadas somente uma vez para que o sistema não seja sobrecarregado.

5. Medir acessos no site: Analog

Esse também pode ser executado em qualquer sistema operacional. E faz a análise de arquivos de log dos servidores. Utilizado para medir acessos no site

Ele estará disponível em quase 40 idiomas e indica de onde as visitas a um site se originaram.

O Analog costuma a ser comparado com o Webalizer e também com o AWStats, apesar de não usar a mesma quantidade de imagens que no caso desses dois softwares.

Nele você terá preferencialmente gráficos e tabelas com os dados importantes para que você possa fazer a devida análise do fluxo e das visitas a seu site.

6. Open Web Analytics (OWA)

Esse software também é open source e você pode instalá-lo em seu próprio host. Ele suporta o rastreamento do WordPress e também do Media Wiki.

Sendo que esses dois são muito comuns e muito utilizados para administrar sites. Com ele você irá conseguir fazer uma ótima análise de seu site.

7. Medir acessos no site: GoAccess

Esse software pode te fornecer dados em tempo real para a análise dos dados e para medir acessos no site.

Além disso, ele possui uma ótima e bonita visualização para que você consiga ver os dados com maior facilidade.

Basta apenas que você escolha o tipo de log que quer analisar e dar o comando para que o software te mostre os dados.

Embora exista uma saída padrão, também é possível que você possa gerar relatórios em formato HTML que são completos e feitos em tempo real. Assim você consegue fazer uma análise completa com muita facilidade.

8. Google Search Console

Com o Google Search Console, você pode monitorar o seu site de maneira muito rápida e eficiente. Basta apenas que você associe o seu site a ele.

Você poderá ver os resultados do relatório no google Analytics. Entretanto, vale ressaltar que só pode ser associados sites, e não aplicativos.

Com ele você poderá compreender mais como são as visitas ao seu site e assim trabalhar na sua otimização.

Como ele você saberá com facilidade como vai o tráfego de seu site e de onde os acessos procedem até chegar em sua página. Assim, não deixe de experimentar essa ferramenta também.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Uma opinião sobre “Medir acessos no site: Conheça 8 ferramentas fundamentais”

  1. Olá,..

    Muito bom conteúdo, ótimas dicas, não sabia que tinha tantas opcoes assim, além do Google analític..

    Parabéns pelo conteúdo bem explicativo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *