Otimizar vídeos no YouTube é um dos assuntos em alta no momento, já que estima-se que hoje 51,9% dos profissionais que trabalham na área de marketing digital, ou seja, da área da comunicação promovida por empresas e prestadores de serviços por meio da internet, tenham nos vídeos sua melhor aposta, ou seja, os consideram como o formato de conteúdo mais promissor ante ao melhor alcance e, consequentemente, retorno financeiro.

O YouTube é a plataforma de audiovisual mais popular mundialmente, oferecendo em seus domínios de vídeos dos mais diversos conteúdos, os quais abrangem vários públicos, pois há variados assuntos sendo tratados de variadas formas ali. Ademais, é uma plataforma democrática que permite o acesso de todos que têm conexão com a internet, sem que seja necessário pagar taxa adicional para o uso da plataforma.

Este é um dos motivos pelos quais o YouTube conta com mais de um bilhão de usuários no mundo todo, com cerca de 30 milhões de visitantes à plataforma diariamente, possuindo 3,5 bilhões de horas em conteúdos assistidos mensalmente.

Além disto, para aqueles que utilizam a plataforma para divulgação de seus produtos e serviços, tem-se que a taxa de conversão de cliques ou visualizações de seu conteúdo em vendas e negócios, assim como contato do público é em torno de 14%, o que significa uma vantagem em 40% em relação à rede social Facebook.

A seguir vamos apresentar oito dicas de como otimizar vídeos no YouTube

Otimizar vídeos no YouTube – Oito dicas especiais

1. Otimizar vídeos no YouTube? Tags para vídeos

É importante que você sempre faça uso das tags, ou seja, “etiquetas” com palavras-chave que tenham relação com o seu vídeo e com o conteúdo apresentado. O uso de palavras-chave é essencial na hora de subir seu vídeo, pois permitirá melhor direcionamento, assim como facilitará que usuários que procuram este tipo de conteúdo lhe encontrem de forma mais facilitada.

É possível tornar algumas tags padrões para todos os vídeos (quando eu canal é focado em apenas um assunto mais específico, ou há apenas um tipo de serviço e produto oferecido), assim como adicionar novas palavras conforme a especificidade do vídeo (quando há pluralidade de conteúdo, produtos ou serviços divulgados na plataforma pela sua página).

2. vidIQ Vision

Agora que você já conhece a importância das tags, saiba que a utilização da extensão do YouTube chamada vidIQ Vision pode revolucionar sua relação com a plataforma.

Sua vantagem está em instalar um painel embaixo do vídeo que lhe fornecerá informações importantes para a administração de seu canal e a otimização do seu marketins, como a quantidade média de visualizações por tempo determinado (hora, dia, etc.), quais vídeos geraram mais assinaturas nos vídeos, quais geraram maior diferença entre proporção de likes e deslikes, etc.

Some-se a isto, ainda, a capacidade que a vidIQ tem de lhe mostrar as tags utilizadas por outros usuários do YouTube, o que interessa muito quando se pensa em analisar as estratégias da concorrência e os elementos que tornam os vídeos dela mais relevantes ao público alvo.

3. Modo Privado

Assim como qualquer conteúdo que possa representar seu canal, marca e/ou serviços, os vídeos a serem postados na sua página do YouTube também devem ter cuidado redobrado que garanta que ele só seja disponibilizado ao público quando estiver completo e correto.

Portanto, é interessante que você carregue seu vídeo em modo privado, o que pode garantir que ele apareça como indisponível para o público enquanto você promove os ajustes necessários e correções. Esta opção é acessada por meio da opção “informações e configurações” do YouTube e, em seguida, a opção “Privado”.

4. Título do Vídeo

O título de qualquer texto, capítulo de livro ou artigo sempre dá uma idéia sobre ele e procura chamar a atenção do leitor, certo? Bom, em relação aos usuários do YouTube isto não é diferente, sendo que o sucesso do seu vídeo pode estar sendo atrapalhado por títulos grandes, sem concordância ou cheio de palavras chave. Lembre-se de que muitas vezes menos é mais, e isto vale aos títulos dos vídeos online.

5. Otimizar vídeos no YouTube? Descrição do Vídeo

É importante que seu vídeo sempre conte com uma prévia descrição de até 400 palavras, com informações sobre o canal, produtos e serviços oferecidos e, principalmente como uma prévia do vídeo.

Lembra do item anterior, em que coibimos o uso de títulos longos? É porque é papel da descrição trazer uma breve sinopse quanto ao conteúdo do vídeo, e não do título dele.

A depender da extensão do vídeo e da quantidade de assuntos/pontos abordados, é interessante que você pense em aplicar na descrição atalhos para determinados pontos do vídeo (timestamps, que são links clicáveis na descrição do vídeo e que dizem respeito a trechos próprio vídeo, e não a conteúdo externo), algo procurado por muitos usuários, pois lhes facilita a vida e evita perda de tempo com informações que não lhes interessam.

6. Linkagem com outros vídeos e conteúdo

Outra forma de otimizar seus vídeos no YouTube é disponibilizando links de outros vídeos de seu canal (ou a de canais parceiros com material similar, algo que lhe permite divulgar conteúdo alheio e ter o seu divulgado) melhora o ranqueamento do buscador. É possível também fazer a linkagem para redes sociais, sites e blogs, os quais apresentarão conteúdo aprofundado e mais completo sobre seus produtos e/ou serviços.

7. Integração de conteúdo

O estabelecimento de seu canal no YouTube ainda pode exigir o uso de outras plataformas, como das redes sociais, na qual será possível divulgar seu canal e criar links para seus conteúdos na plataforma de vídeo.

8. Otimizar vídeos no YouTube? Engajamento do público

Outra opção muito utilizada pelos youtubers que possuem canais dos mais variados tamanhos é buscar o engajamento do seu público para com o seu conteúdo, marca ou serviço. Assim, é importante que você sempre lembre seus usuários de curtir o conteúdo, inscrever-se no canal, ativar o sininho da notificação, assim como para que compartilhe o vídeo em outras redes sociais, divulgando-o.

Para isto, também é possível a criação de promoções de divulgação (como por exemplo o sorteio de prêmios em caso de alcance de certo número de inscritos), o que atrairá cada vez mais público e o tornará cada vez mais fiel ao seu canal.

Agora que você já sabe como otimizar vídeos no YouTube, está na hora de aplicar as dicas acima listadas e garantir o sucesso de seu canal.



5.00 avg. rating (100% score) - 2 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *