O marketing digital, ou seja, as ações de comunicação para divulgação de serviços e produtos com a utilização de ferramentas modernas e conectadas à internet, está cada vez mais atento e próximo às redes sociais e às plataformas online. E os anúncios de vídeos no YouTube é uma das ferramentas mais utilizadas para rentabilização de vídeos e propagandas.

Dentre as inúmeras ferramentas de busca de informações e entretenimento, as que mais vêm se destacando diariamente são as que se utilizam de conteúdo audiovisual, em especial a de vídeo. A título de exemplo, destaca-se que 51,9% dos profissionais de marketing apostam nos anúncios de vídeos no YouTube como melhor formato de conteúdo combinado ao melhor retorno financeiro.

Quando o assunto é audiovisual, a plataforma YouTube provavelmente será a primeira a vir à mente, pois é uma rede extremamente difundida no mundo todo, possibilitando acesso a conteúdos educativos, de humor, de opinião, críticas concernentes à cultura pop, narração de jogos, culinária, entre outros mil assuntos.

Esta atratividade e pluralidade de assuntos e formas de criar vídeos são alguns dos motivos que fazem o YouTube contar com mais de um bilhão de usuários ao redor do mundo, receber 30 milhões de visitantes diariamente e registrar 3,5 bilhões de horas de conteúdos assistidas mensalmente na plataforma.

Com este número gigantesco de usuários e de acessos, você já deve ter percebido que o YouTube também representa uma ferramenta de excepcional para o marketing, certo? A seguir vamos mostrar para você como investir em anúncios de vídeos no YouTube e como elas funcionam.

Tipos de anúncios de vídeos no YouTube

Anúncios de vídeo / Anúncio TrueView

Os anúncios de vídeos no YouTube destacam-se por somente te cobrar quando o vídeo de anúncio for reproduzido de forma integral pelo internauta, sem fechá-lo no meio ou o pular para outro vídeo. A isto se chama CVP. Há vários tipos de anúncios TrueView e iremos lhe mostrar a seguir.

Anúncios Display

São aqueles presentes acima ou à direita de um vídeo em destaque, assim como na “lista de sugestões” do YouTube. O único lugar do site em que ele não pode ser colocado é na página inicial.Sua única desvantagem é que só funciona em computadores.

Anúncios Superpostos

Estas são aquelas propagandas ligeiramente transparentes posicionadas na parte inferior do vídeo, ocupando cerca de 20% da tela em que estiver sendo reproduzido o conteúdo, sendo que também só é disponível para reprodução em computadores.

Anúncios que podem ser pulados

São aqueles anúncios de vídeos no YouTube que são reproduzidos dentro do conteúdo acessado, podendo estar posicionados no começo meio ou final do vídeo principal. Ele permite que os usuários o pulem para visualizar o vídeo selecionado após 5 segundos de exibição da propaganda. Estão disponíveis para todos os meios de reprodução, sejam eles celulares, televisões, computadores ou videogames.

Publicidades que não podem ser puladas

A vantagem destes é que não permitem ao usuário que as pule até o vídeo principal, de forma que eles devem assistir ao vídeo de propaganda de maneira integral. Isto força o usuário do YouTube a visualizar sua propaganda.

A duração destes vídeos tem, geralmente, entre 15 e 20 segundos (máximo permitido), de acordo com o formato disponibilizado pelo YouTube. São disponíveis para aparelhos móveis e computadores.

Publicidade longa que não pode ser pulada

Há, ainda, as publicidades que, da mesma forma que as anteriores, não podem ser puladas. No entanto, enquanto aquelas são limitadas a 20 segundos, estas são mais longas e permitem um anúncio publicitário de até 30 segundos. Também estão disponíveis para computadores e dispositivos móveis.

Anúncios de vídeos no YouTube: YouTube Ads

Ferramenta disponibilizada pelo YouTube que atua como Vídeo SEO, o YouTube Ads é uma plataforma que inicia ou alavanca suas propagandas ou canais. Seu serviço é pago, porém garante inúmeras vantagens, de forma que vale o investimento.

Dentre as vantagens oferecidas pela utilização dos YouTube Ads, está no fato de que os anúncios de vídeos no YouTube podem ser direcionados, ou seja, aparecer em vídeos de usuários que atendam algumas características por você pré-definidas (aquelas que você entende que são seu público alvo).

A isto se dá o nome de segmentação de anúncios e ele considera fatores dos usuários como região do país, faixa etária, interesses, etc. Ele permite que seu investimento seja completamente direcionado, respeitando uma estratégia de marketing que já definiu o público ao qual se destina seu produto ou serviço.

O YouTube Ads também dispõe de algoritmos que permite o direcionamento dos anúncios, por meio de estudos próprios, pois o YouTube estuda o comportamento de seus usuários na plataforma e usa a seu favor os dados coletados, permitindo otimizar o conteúdo publicitário. Assim, é possível se utilizar da inteligência artificial por ele disponibilizada para alavancar seus anúncios e conteúdo.

Anúncios de vídeos no YouTube: Entendendo o conceito de Branding

Hoje em dia, os anúncios de vídeo no YouTube possuem uma nova vertente, fugindo um pouco do conceito de monetização, que é o conceito de Branding.

Já o Branding é um conceito relacionado à lembrança da sua marca na cabeça do público. Os anúncios atualmente, não estão sendo criados para serem monetizados e sim para que a marca siga em evidência e se mantenha na mente das pessoas.

Para que no momento em que ela precisa de um produto/serviço oferecido pela sua marca, ela possa se lembrar de que você oferece exatamente aquilo que está precisando naquele momento. Por isso, grandes marcas dos mais variados segmentos, investem em anúncios de vídeo no YouTube, pois elas querem ser lembradas.

E como um ditado antigo, porém ainda muito aplicável: “Quem não é visto, não é lembrado”. Basicamente esse o entendimento do conceito de Branding. Para que o público tenha interesse em um determinado produto/serviço, ele precisa vê-lo, para despertar o seu interesse e em seguida, a sua vontade de comprar.

Já passou o tempo em que a monetização realmente era interessante, as marcas não estão investindo mais com fins de rentabilização, o investimento nos anúncios de vídeos no YouTube é para que a marca possa estar na cabeça do seu consumidor.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *