infoproduto o que é

Você sabe o que é o infoproduto? Ele é uma ferramenta que pode ajudar a sua marca a ser conhecida pelo público, bem como a criar uma imagem de especialista para ela. Além disso, também pode ser uma fonte de renda por si só.

Por isso, ele é uma ferramenta que pode ter um amplo uso para o crescimento de um negócio. Mas o que exatamente ele representa e como funciona? Quais são os seus tipos? As respostas para essas perguntas é o que você confere no texto de hoje.

Continue sua leitura, então, e confira tudo sobre os infoprodutos. Desse modo, saiba como usá-los ao seu favor e como eles podem ser úteis no sucesso da sua empreitada!

O que é infoproduto?

Quando falamos em infoprodutos estamos falando de produtos digitais informativos. Isto é, são materiais que são construídos para fins educativos e de obtenção de informações pela internet.

A importância deles acompanha a própria importância da internet. Com o desenvolvimento tecnológico e sua democratização o modo como as pessoas lidam com questões diversas mudou.

Por exemplo, relações trabalhistas e sociais foram impactadas. Também, as operações financeiras. A forma como se busca conhecimento e informação não ficou para trás e também migrou para o ambiente online.

E é exatamente aqui que o infoproduto entra. Ele convida o usuário a se informar e obter conhecimentos pela internet, em materiais virtuais. Dessa forma, existem diversos tipos de produtos digitais.

Para que servem os infoprodutos?

infoproduto o que é

Agora que você sabe o que é o infoproduto, é necessário entender para que eles servem!

Como dito brevemente, os infoprodutos podem ser utilizados para fins diversos. Desse modo, possuem objetivos diversos. Mas todos eles operam em favor da divulgação e crescimento de uma marca.

Por exemplo, um infoproduto pode ser utilizado simplesmente pelo o que é: um produto. Desse modo, é possível que haja a venda dele online, como uma verdadeira mercadoria.

Nesse caso, considere um ebook que é repleto de informações sobre um assunto específico e que fica disponível ao acesso mediante pagamento. Nesse caso, ele é um produto em seu formato original.

Por outro lado, considere uma empresa que trabalhe com produtos para animais domésticos. Nessa hipótese, a criação de um ebook sobre a alimentação animal pode ser uma forma de atrair mais clientes.

Nesse exemplo o infoproduto também é uma maneira da empresa investir na sua imagem enquanto especialista em um assunto. No caso, naquele nicho no qual presta serviços.

Assim, o ebook (que é apenas um dos tipos de infoprodutos) atuaria em favor do marketing da empresa. A criação de conteúdo demonstra conhecimento e, também, atenção aos consumidores.

Ainda, nesse segundo caso a empresa pode optar por disponibilizar o material gratuita ou onerosamente. Aqui, quando o objetivo é o marketing, pode ser muito mais interessante não cobrar pelo uso do material do que cobrar.

Isso dá mais acesso às pessoas, demonstra boa vontade por parte da marca. Também ajuda a relacioná-la à especialização sobre o assunto em que ela se insere, bem como pode induzir o consumidor a entender seus produtos como uma solução para em problema e para suas dores.

Em suma, os infoprodutos são:

  • Estratégias de marketing;
  • Produtos, em si;
  • Onerosos ou gratuitos.

Tipos de infoprodutos                                                            

Existem vários tipos de infoprodutos. Embora os ebooks geralmente sejam os mais lembrados, eles são apenas um dos modelos desse tipo de produto informativo digital. Abaixo, então, conheça um pouco mais sobre cada um dos tipos.

Ebooks

Os ebooks correspondem aos livros virtuais. Esses materiais correspondem a um infoproduto que aborda um assunto e se aprofunda nele. O nível de aprofundamento pode variar de acordo com o objetivo de uso do material.

Contudo, um ebook deve contar com ao menos um desenvolvimento do conteúdo. Ele deve abarcar vários subtópicos e trazer um conhecimento que possa ser aplicável no dia a dia. Já os temas podem ser diversos.

Por exemplo, um especialista em investimentos pode criar, como um produto que se volte ao lucro, um ebook sobre educação financeira.

Por outro lado, uma empresa de finanças pode fazer o mesmo, mas nesse caso pode usar como produto lucrativo ou para fins de marketing.

Infográficos

Os infográficos também são um tipo de infoproduto. Nesse caso, eles correspondem à apresentação de informações e conhecimentos relevantes, sobre um nicho específico, no formato de gráfico.

Eles são mais comumente utilizados em newsletter, mas podem ser colocados em uma página para captação de leads.

Um bom exemplo é uma empresa que trabalha com a venda de softwares para delivery de alimentos e que apresenta um infográfico sobre o aumento do interesse do público pelos produtos, bem como do lucro do nicho.

Cursos online

Continuando com a lista de tipos de infoproduto, também temos os cursos onlines. Eles representam excelentes formas de lucro online.

Um profissional de uma área, ou estudioso dela, pode compartilhar seus conhecimentos por meio de aulas digitais. Elas são feitas com vídeos e podem acompanhar materiais complementares em PDF como apostilas.

É possível vendê-los em plataformas de cursos, bem como em site próprio. Ainda, muitas empresas e marcas optam por disponibilizá-los online em plataformas gratuitas como o YouTube, para fins de marketing.

Podcasts

Os podcasts, que são produtos em áudio, também atuam como infoprodutos. Por exemplo, existem muitas marcas que hoje possuem acordos com podcasters de renome e, com isso, fazem séries de capítulos com eles de forma a informar sobre sua área e direcionar para seus produtos.

Um bom exemplo disso corresponde às parcerias que entre o Nerd Cast e escolas de inglês, bem como plataformas financeiras.

No primeiro caso, capítulos com dicas para estudar a língua inglesa eram combinados com a participação de pessoas de uma marca de escola de línguas.

Por outro lado, no caso das parcerias financeiras os conteúdos do infoproduto pautavam dicas de investimentos, bem como respostas às dúvidas mais comuns dos investidores. Assim, novamente, havia uma relação entre a marca e a imagem de especialista, bem como solução para problemas.

Nesse exemplo o uso do infoproduto ocorreu de forma gratuita para o público e é o mais comum para esse tipo de produto.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *