lançamentos de produtos digitais

Você provavelmente já ouviu falar em lançamentos de produtos digitais. Mas será que realmente sabe o que é isso e entende a sua importância? Pois para sanar quaisquer dúvidas que possam existir trouxemos, hoje, um pequeno manual sobre o assunto.

Continue a sua leitura para entender o que são esses lançamentos. Também, a quais produtos se voltam e qual é a importância que possuem. Ainda, confira os 6 principais tipos de lançamento.

Com isso, reúna todas as informações importantes sobre o tema. Igualmente, saiba  como utilizar em favor do seu negócio esse tipo de lançamento e saiba as melhores opções para colocar em prática.

O que são lançamentos de produtos digitais?

Esse é o nome que se dá ao lançamento de produtos digitais. Contudo, não é tão simples. Nesse caso o lançamento ocorre com o objetivo de fazer o maior número de vendas no menor espaço de tempo.

Por isso, objetiva gerar altos fluxos de receita em um curto tempo. Isso, é claro, é bastante lucrativo quando dá certo. Tal lançamento, então, é um evento online que faz uso de uma venda mais agressiva.

Mas como assim? Pois saiba que esses lançamentos fazem parte de estratégias de marketing digital. Ao ocorrerem, eles buscam ativar gatilhos mentais dos consumidores. Assim, chegam à venda por uma emergência e o temor de ficar sem esse produto.

Em suma, os lançamentos de produtos digitais oferecem um produto dessa natureza ao público. Ao fazê-lo, criam uma urgência, uma vez que são eventos pontuais, são oportunidades.

O seu sucesso, dessa forma, decorre da combinação dos pilares dos lançamentos com cuidados durante o pré-lançamento. Este é essencial na medida em que ajuda a criar essa expectativa sobre o evento. Ainda, ajuda na coleta de dados essenciais para que ele ocorra.

Dentre os produtos que podem ser alvo desses lançamentos estão softwares, ebooks, PodCasts, aplicativos, cursos online, webinários, audiobooks e outros. Portanto, tratam-se de produtos de naturezas digitais, especificamente.

Pilares dos lançamentos de produtos digitais

lançamentos de produtos digitais

Como dito anteriormente, os lançamentos desses produtos possuem 3 pilares. São eles que determinam o caminho que os eventos deverão seguir.

História

Primeiramente, é necessário que exista uma história. Isto é, um enredo no qual você, de forma emocional, comunica uma causa ou um propósito. Dessa maneira, mais parece um ato generoso do que uma venda.

Este é um ponto importante para gerar a identificação do público com você. Além disso, você aborda um ponto que é importante para o consumidor, que represente um dor dele.

Portanto, há a construção de uma narrativa para chamar a atenção do público desde o começo.

Gatilho

O segundo pilar dos lançamentos de produtos digitais é o gatilho. Ele corresponde ao estímulo que ajudará na tomada de decisão em favor do seu produto. Portanto, é um elemento psicológico que se usa para a venda.

Eles correspondem à escassez, urgência, prova social novidade, antecipação, reciprocidade, novidade e outros.

Escassez

Por último, temos o pilar da escassez. Ele é essencial quando o assunto envolve lançamentos de produtos digitais. Afinal, ela é que determina que o produto somente estará disponível por tempo limitado.

Por isso, ela se soma ao gatilho do segundo pilar para reforçar que esta é uma oportunidade única. Aqui está uma forma de acabar com a procrastinação do consumidor, pois não há chance de decidir no futuro.

Qual a importância dos lançamentos de produtos digitais?

Eles são essenciais para realmente aumentar seu faturamento. Esses eventos podem alavancar as vendas em poucas horas. Além disso, são interessantes para se apresentar e firmar perante o público.

E ainda por meio dos lançamentos de produtos digitais é possível entender um pouco mais sobre o público-alvo, já que a resposta obtida funcionará como um termômetro para os próximos.

Tipos de lançamentos de produtos digitais: Conheça 6 deles

Conheça, nos itens que seguem, os 6 principais tipos de lançamentos de produtos digitais.

Lançamento relâmpago

O primeiro tipo que trouxemos é o lançamento relâmpago. Ele se volta a alguns dos seus leads e requer que esse interesse seja recente. Ou seja, que ainda esteja aquecido para que possa realmente levar até a venda.

Por exemplo, você pode enviar para um grupo de leads recentes um e-mail que anuncia um agradecimento pela inscrição. Na próxima mensagem, então, conceda o prêmio (como cupom de desconto) e determine o tempo em que ele expira (prazo).

A terceira e última mensagem ressalta a urgência e lembra o consumidor de não deixar passar a oportunidade. Com isso, é possível conquistar várias conversões.

Lançamento interno

Outros tipos de lançamentos de produtos digitais são os internos. Nesse caso, o lançamento do produto digital se dá exclusivamente à base de contatos. Portanto, volta-se a um público que já conhece a marca e seus conteúdos.

Esse é um tipo de lançamento que é mais benéfico a quem possui ao menos 5 mil contatos cadastradas nas listas para contato.

Lançamento externo

O lançamento externo é exatamente o contrário do externo. Isto é, volta-se a todos e busca atingir o mais número possível de pessoas. Apesar de poder trazer mais retorno, depende de maior investimento.

Lançamento afiliado

Os lançamentos digitais de produtos também podem ser afiliados. Em outras palavras, feitos com intermédio de parceiros afiliados. Contudo, nesse caso eles ganham comissões por vendas feitas, que ocorrem em links próprios.

Por exemplo, considere uma página em rede social que garimpe produtos online com bons preços. Um lançamento afiliado poderia utilizar essa página, numa parceria. O proprietário dela receberia, então, comissão por produto digital vendido dessa forma.

Lançamento perpétuo

Esse é o único caso em que os eventos de produtos digitais não são pontuais. O que acontece é que ele funciona de forma semelhante ao funil de marketing. Assim, ele pode ocorrer após o lançamento em si. Volta-se a quem o perdeu e busca outras formas de urgência.

Lançamento semente

Por fim, o último dos tipos de lançamentos de produtos digitais é o semente. Ele basicamente testa o produto antes de lançá-lo. Para isso, vale-se de opiniões de clientes e inscritos que validam a audiência.

Por exemplo, faça um evento para falar de um produto digital e depois o desenvolva com base no interesse do público nessa primeira fase.

Desse modo, existem várias formas de lançamentos de produtos digitais. Não deixe de aplicar aquela que mais se encaixa nos seus negócios e alavanque suas vendas!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.