O marketing digital é uma das etapas mais importantes da vida de um e-commerce. Um plano completo de marketing digital inclui:
- SEO
- E-mail marketing
- Redes sociais
- Remarketing
- Entre outros.
Por isso, estratégias mal estruturadas de marketing digital podem não só prejudicar a sua loja virtual, como fazer com que você tenha perdas financeiras significativas.
Ferramentas como o SEO, por exemplo, precisam ser feitas por especialistas que conseguem identificar o potencial de determinadas palavras-chave que poderão ranquear sua loja virtual para que você obtenha mais leads.
Além disso, são técnicas que não mostram resultados do dia para a noite e, portanto, precisam de tempo para serem planejadas, implantadas e para começar a darem o retorno esperado.
Portanto, é essencial contratar uma equipe de profissionais que possam lhe oferecer o suporte e a orientação necessários para que seu investimento seja frutífero.
O ideal é que você contrate uma agência de marketing digital que seja especializada em e-commerces.
Tais agências costumam apresentar planos de marketing de acordo com as necessidades de sua loja virtual. Além disso, elas possuem conhecimento aprofundado do mercado e podem lhe dar orientações e dicas valiosas.
Mesmo que você não entenda nada sobre marketing digital, há estratégias básicas que todo e-commerce precisa. São elas:
- Uma estratégia de SEO eficaz. Para aqueles que não estão familiarizados com o termo, SEO ou SearchEngineOptimization, é uma estratégia utilizada para otimizar os sites nos mecanismos de buscas, como o Google. O SEO pode posicionar a sua loja virtual nas primeiras posições dos buscadores, aumentando a sua visibilidade e o tráfego para a sua loja. Como mencionado acima, embora a estratégia seja bastante eficiente, ela precisa de tempo para trazer resultados.
- Campanha de links patrocinados, como o Google AdWords.
- Estratégia de marketing para mídias sociais. Não é preciso estar presente em todas elas, mas redes como Facebook e Instagram são indispensáveis para lojas virtuais. Leve em consideração que, hoje, as redes sociais são um canal essencial para qualquer tipo de negócio, mas especialmente para um e-commerce.
- Uma estratégia sólida para e-mail marketing. Este ainda é uma das ferramentas mais utilizadas para geração de leads.
ROI do Marketing Digital para E-commerce
ROI é a sigla da expressão inglesa ReturnofInvestment ou Retorno de Investimento e é um dos elementos principais das campanhas de marketing para e-commerces.
Em linhas gerais, o ROI é a relação entre o dinheiro investido em algo e o quanto você ganhou ou perdeu do montante original, ou seja, se teve lucro ou prejuízo em seu investimento.
Aqui, neste caso, estamos nos referindo ao investimento e ao retorno de uma campanha para sua loja virtual. Veja abaixo um exemplo prático de como o ROI é calculado:
Suponha que você quer investir uma quantia de R$500,00 em uma campanha para seu e-commerce e você obteve um faturamento de R$2500,00. O ROI é obtido dividindo o valor total do faturamento pelo valor investido. No caso R$2500 divididos por R$500 é igual a cinco.
Tipos de campanhas
Quando o assunto é ROI, é preciso diferenciar as categorias de campanhas e como elas são mensuradas. Veja abaixo:
- Campanha de performance: pode-se dizer que uma campanha é de performance quando todos os resultados dela podem ser mensurados. Um exemplo clássico de campanha de performance é uma campanha de links patrocinados, pois é possível saber o valor de cada palavra.
- Campanha de branding: o branding está relacionado com a construção e fortalecimento de uma marca. Sendo assim, diferentemente de uma campanha de performance, não é possível mensurar o resultado de uma campanha de branding.
Vale ressaltar que um grande erro cometido pelos donos de pequenos e médios e-commerces é somente levar em consideração o ROI obtido em curto prazo. Campanhas mais longas demandam que o ROI seja previsto em longo prazo, o que é vital para os iniciantes e aqueles e-commerces que estão em crescimento.
O grande segredo do ROI em médio ou longo prazo é pensar na fidelização do cliente e na sua participação ativa para divulgação de sua loja virtual para seus contatos, o que é difícil de se mensurar em uma campanha.
Por isso, neste caso, é preciso levar em conta que o cliente final foi impactado de uma maneira tão eficiente pela campanha de link patrocinados, que ele volta ao seu e-commerce frequentemente e traz seus contatos com ele. Portanto, um ROI de cinco pode se transformar em um ROI de dez rapidamente.
ROI durante o crescimento da loja virtual
Embora pareça claro, é preciso salientar que, durante o crescimento da empresa o ROI é sempre menor. Isso acontece porque esta é uma fase do plano de negócios em que se investe bastante para conseguir trazer novos clientes.
Sendo assim, é comum termos um ROI de três, o que significa que cerca de 25% do faturamento total está sendo reinvestido em meios de trazer novos clientes para a empresa.
Apesar de ser aconselhável pensar no ROI a longo prazo, os retornos de investimentos a curto prazo são fundamentais para que se mantenha a saúde financeira da loja virtual, pois é ele que mantém o e-commerce operante. No entanto, é o ROI em médio e longo prazo que fará com que sua empresa não pare de crescer.
Não há número ideal quando falamos de ROI para os e-commerces. O ROI ideal para a sua loja virtual deverá ser estabelecido por meio de estratégias concretas que vão de encontro com suas metas e, mais importante, de acordo com o seu modelo de negócio, além de estar inserido no contexto do seu segmento levando em consideração o produto ou serviço comercializado, os principais concorrentes, entre outros.
Ponto de Equilíbrio
O Ponto de Equilíbrio de uma empresa (também conhecido como Ponto de Ruptura ou, do inglês, break-even point) representa o momento em que o lucro da empresa é zero. Isto significa que os produtos e/ou serviços comercializados são o suficiente para cobrir as despesas atuais da empresa, mas não são o suficiente para trazer lucros.
No entanto, é a partir do Ponto de Equilíbrio, desde que a loja virtual opere com uma margem de contribuição positiva, que os produtos/serviços vendidos começarão a gerar o tão sonhado lucro.
Calculando o ponto de equilíbrio
O cálculo do ponto de equilíbrio é algo simples de ser feito. A fórmula a ser aplicada é a seguinte:
Ponto de Equilíbrio = Custos (Despesas) fixos : Índice da margem de contribuição |
O primeiro passo para chegar ao Ponto de Equilíbrio é, portanto, determinar o valor total dos custos fixos mensais da empresa e o índice da margem de contribuição.
- O que é custo?
Podemos chamar de custo quaisquer gastos relativos, diretos ou indiretos, a compra ou produção de mercadorias, como matéria-prima, mão-de-obra, manutenção e depreciação de equipamentos, almoxarifado, ferramentarias, etc.
- O que é despesa?
É considerado despesa todo gasto relativo à administração da loja virtual, ou seja, os gastos que a empresa necessita para manter sua estrutura funcionando, porém, não contribuindo diretamente para a geração de novos itens a serem comercializados.
- Índice de margem da contribuição
A margem da contribuição, ou ganho bruto, representa quanto que o lucro de cada item vendido irá contribuir para que a empresa consiga arcar com seus custos e despesas e, ainda assim, gerar lucro. Sendo assim, cada empresário deve calcular a quantidade mínima de produtos que precisa vender.
A fórmula utilizada para calcular a margem da contribuição é a seguinte:
Margem de Contribuição = Valor total de Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis) |
O ponto de equilíbrio indica o quanto a empresa precisa vender para gerar lucros e, portanto, é preciso realizar uma análise da capacidade de produção da sua loja virtual e determinar a necessidade de realizar mais investimentos para que possa ser capaz de vender mais.
É muito importante que você consiga controlar sua ansiedade e projetar o seu crescimento em longo prazo sempre que possível. Todas as decisões devem ser baseadas em estratégias e metas comerciais para que seu empreendimento seja bem-sucedido.