conteúdos relevantesO marketing de conteúdo aliado às técnicas de SEO é essencial para criar um valor agregado aos produtos de uma marca. O que acontece, porém, é que mesmo conteúdos impecáveis podem ficar abaixo das expectativas e trazer poucos resultados.

Mas, afinal, onde está o erro?

O que muitos se esquecem é que para ter um conteúdo relevante e que realmente faça a diferença para o seu público-alvo, é preciso, em primeiro lugar, saber o que este mesmo público quer ouvir, e não o que você e sua equipe acham que eles procuram.

Com isso em mente, listamos abaixo uma série de fatores que podem ajudá-lo a descobrir o que o seu público-alvo realmente quer ler. Acompanhe abaixo.

Procure diretamente na fonte

conteúdos relevantes planejamentoQuem melhor para mostrar o caminho para um conteúdo realmente relevante do que seu próprio público? Use os recursos que as redes sociais disponibilizam para se aproximar de seu público e ouvir – atentamente – o que eles têm a dizer e, principalmente, sobre suas necessidades.

Não se limite apenas às redes sociais, embora sejam a principal fonte de informação direta. Visite outros sites e fóruns para ficar por dentro das dúvidas e colocações que seus possíveis clientes têm. Troque ideias, responda e faça perguntas pertinentes que lhe serão úteis ao criar sua estratégia de conteúdo.

Use o Google Trends e outras ferramentas similares

O Google Trends é uma das melhores ferramentas online para descobrir os tópicos mais populares do momento. A busca pode ser refinada por tempo, assunto, segmento, etc., possibilitando um panorama completo para quem quer saber os termos de busca e as palavras-chaves mais digitadas no buscador.

Há outras ferramentas que também oferecem bons resultados sobre os termos mais utilizados: SEMrush, Keyword Planner e até o Buzzsumo, que mostra até a reação das pessoas a respeito de determinado assunto.

Ofereça soluções

Para que seu conteúdo agregue valor ao seu produto, você deve oferecer soluções ao seu público. Um bom conteúdo é aquele que ensina o cliente a tirar o máximo de proveito de sua marca.

Além disso, mostra truques que podem otimizar o uso dos produtos, apresentar funções pouco conhecidas ou até prolongar a validade, por exemplo. Sendo assim, uma boa dica é produzir conteúdos em formato de tutorial (ou um guia) que vai ensinar os passos para o melhor aproveitamento do produto adquirido.

Conteúdos únicos

conteúdos relevantes mídias sociaisUm dos principais desafios para o marketing conteúdo e o marketing digital como um todo é a necessidade de reinvenção constante. Um formato de conteúdo que hoje atrai os olhares do seu público, pode deixar de ser eficaz amanhã.

Portanto, fique atento às principais tendências de conteúdo: vídeos, animações, infográficos, fotos dinâmicas, transmissões ao vivo, entre outros, para abastecer o seu público com o que há de mais atual.

Não se esqueça da qualidade

De nada adianta estar ligado nas últimas tendências do marketing de conteúdo se o que é produzido é pobre e mal escrito. Uma das maneiras de “medir” a qualidade de seu conteúdo é observar o que os seus concorrentes diretos estão produzindo e avaliar se o seu conteúdo está igual, pior ou melhor que o outro.

 

A busca pela informação de qualidade é incansável, por isso, entregar ao seu público os conteúdos que ele realmente busca é uma estratégia que fideliza o cliente e fortalece sua marca.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *