chatbotO chabot é conhecido por vários outros nomes, como assistentes virtuais ou pela abreviação “bot”.

A tradução literal do termo chatbot é “robô de conversa” e é caracterizado por um sistema automatizado de mensagens.

Normalmente, esse sistema de mensagens é implantado por meio de software e pode ser encontrado em sites, no Facebook e em aplicativos.

Tipos de chatbot

Há diversos tipos de chatbot, os quais atendem às mais variadas necessidades de cada usuário. Um dos mais conhecidos e complexos chatbots atuantes é a Lu, assistente virtual do Magazine Luiza.

Aqui, vamos falar dos dois tipos principais de chatbots: atendimento e captação de leads.

chatbotO chatbot de atendimento ao cliente é aquele que normalmente é implantado em sistemas de SAC para primeiro atendimento e triagem de clientes.

O segundo modelo, também muito utilizado, é o chatbot para a captação de leads. Esses tipos são chatbots que estão disponíveis durante a visita e navegação de clientes em seu site.

Acionados com simples comandos, eles também fornecem um primeiro atendimento, porém no que diz respeito à informação sobre produtos e serviços.

Durante a interatividade, o software colhe dados para a geração de leads.

5 principais usos do chatbot para sua empresa

Micro, pequena, média ou grande, o chatbot pode trazer grandes benefícios à sua empresa. Veja abaixo os 5 principais usos do software dentro de uma organização.

1.      Otimização das campanhas de marketing e vendas

chatbotOs dados colhidos durante a sessão com o chatbot são importantes para a otimização das campanhas de marketing e vendas.

Com tais informações em mãos, é possível determinar as necessidades e expectativas do público-alvo de sua empresa de maneira mais eficaz.

Dessa forma, suas campanhas se tornam mais eficientes e entregam o que o seu cliente espera.

2.      Pesquisas de satisfação

Os chatbots são maneiras mais dinâmicas para realizar pesquisas de satisfação, tanto de atendimento como no pós-venda.

A interatividade entre software e cliente é tão perto de uma interação entre humanos, que o cliente tem a sensação de estar recebendo um atendimento personalizado e atencioso.

Além disso, os resultados podem promover mudanças significativas no sistema de atendimento de suas equipes.

3.      Rapidez e eficiência em agendamentos

Independentemente de seu segmento, um chatbot é a solução para aumentar a eficiência de agendamentos ou reservas.

Simplificar esses procedimentos é agregar valor ao seu produto.

4.      Qualificação de CRM

Chatbots também são fundamentais para promover a qualificação do Customer Relationship Manager, conhecido pela sigla CRM.

A implantação de um chatbot contribui para organizar as informações colhidas tanto de seus clientes atuais como as dos clientes em potencial. Além disso, o chatbot pode analisar todas as interações, integrando e cruzando dados importantes para o marketing e vendas.

5.      Escalabilidade e redução de custos

chatbotChatbots estão disponíveis para atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que pode contribuir para aumentar a geração de leads e, consequentemente, suas vendas.

 

Além disso, o uso do chatbot permite uma redução real de custos, pois podem atingir um nível de atendimento ideal sem a interação de um agente humano.

 

 

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