O chabot é conhecido por vários outros nomes, como assistentes virtuais ou pela abreviação “bot”.
A tradução literal do termo chatbot é “robô de conversa” e é caracterizado por um sistema automatizado de mensagens.
Normalmente, esse sistema de mensagens é implantado por meio de software e pode ser encontrado em sites, no Facebook e em aplicativos.
Tipos de chatbot
Há diversos tipos de chatbot, os quais atendem às mais variadas necessidades de cada usuário. Um dos mais conhecidos e complexos chatbots atuantes é a Lu, assistente virtual do Magazine Luiza.
Aqui, vamos falar dos dois tipos principais de chatbots: atendimento e captação de leads.
O chatbot de atendimento ao cliente é aquele que normalmente é implantado em sistemas de SAC para primeiro atendimento e triagem de clientes.
O segundo modelo, também muito utilizado, é o chatbot para a captação de leads. Esses tipos são chatbots que estão disponíveis durante a visita e navegação de clientes em seu site.
Acionados com simples comandos, eles também fornecem um primeiro atendimento, porém no que diz respeito à informação sobre produtos e serviços.
Durante a interatividade, o software colhe dados para a geração de leads.
5 principais usos do chatbot para sua empresa
Micro, pequena, média ou grande, o chatbot pode trazer grandes benefícios à sua empresa. Veja abaixo os 5 principais usos do software dentro de uma organização.
1. Otimização das campanhas de marketing e vendas
Os dados colhidos durante a sessão com o chatbot são importantes para a otimização das campanhas de marketing e vendas.
Com tais informações em mãos, é possível determinar as necessidades e expectativas do público-alvo de sua empresa de maneira mais eficaz.
Dessa forma, suas campanhas se tornam mais eficientes e entregam o que o seu cliente espera.
2. Pesquisas de satisfação
Os chatbots são maneiras mais dinâmicas para realizar pesquisas de satisfação, tanto de atendimento como no pós-venda.
A interatividade entre software e cliente é tão perto de uma interação entre humanos, que o cliente tem a sensação de estar recebendo um atendimento personalizado e atencioso.
Além disso, os resultados podem promover mudanças significativas no sistema de atendimento de suas equipes.
3. Rapidez e eficiência em agendamentos
Independentemente de seu segmento, um chatbot é a solução para aumentar a eficiência de agendamentos ou reservas.
Simplificar esses procedimentos é agregar valor ao seu produto.
4. Qualificação de CRM
Chatbots também são fundamentais para promover a qualificação do Customer Relationship Manager, conhecido pela sigla CRM.
A implantação de um chatbot contribui para organizar as informações colhidas tanto de seus clientes atuais como as dos clientes em potencial. Além disso, o chatbot pode analisar todas as interações, integrando e cruzando dados importantes para o marketing e vendas.
5. Escalabilidade e redução de custos
Chatbots estão disponíveis para atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que pode contribuir para aumentar a geração de leads e, consequentemente, suas vendas.
Além disso, o uso do chatbot permite uma redução real de custos, pois podem atingir um nível de atendimento ideal sem a interação de um agente humano.
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