mobile first e SEOSEO e mobile first são dois fatores que andam de mãos dadas e devem ser prioridade a todos os profissionais de internet.

Já não é novidade que um dos critérios utilizados pelo Google para o ranqueamento das páginas em seu buscador é o design responsivo.

Isso acontece porque, como muitos profissionais de marketing digital já previram, em um futuro bem próximo, o mobile será o modelo mais utilizado de se fazer negócios.

Recentemente, o Google postou um anúncio em sua página principal. Veja abaixo:

“Hoje estamos anunciando que, após um ano e meio de experimentação e testes cuidadosos, começamos a migrar sites que seguem as práticas recomendadas para indexação em dispositivos móveis.

Relembrando, nossos sistemas de rastreamento, indexação e classificação normalmente usam a versão para computador do conteúdo de uma página, o que pode causar problemas para usuários de pesquisa quando essa versão é muito diferente da versão para celular.

mobile first e SEOO mobile first significa que usaremos a versão para celular da página para indexação e classificação, para melhor ajudar nossos usuários – principalmente usuários móveis –  a encontrar o que procuram.”

Antes do anúncio, os bots que desempenham a indexação do Google, chamados de spiders, priorizavam páginas da web desenvolvidas para navegação em desktop.

A partir de agora, as páginas otimizadas para serem visitadas por celular é que serão prioridade.

Como garantir que o SEO de seu site não seja impactado? Veja a seguir

SEO no mobile first

Para garantir que o SEO de seu site não seja impactado, é preciso se atentar nesses 3 aspectos:

1.      Sites responsivos

Se seu site ainda não é responsivo, seu SEO será impactado fortemente. Por esse motivo, agora, mais do que nunca, é o momento para mudanças.

Um site responsivo é o fator mais importante para ranquear bem nas indexações de mobile first. Além disso, você precisar de um site que se adeque às necessidades de seus usuários.

Lembre-se que um design responsivo não significa fazer com que as páginas de seu site estático simplesmente caibam na tela de um celular.

O propósito é oferecer uma excelente experiência de navegação para seu usuário.

2.      Procure ajuda de um profissional

A melhor maneira de garantir que seu site responsivo esteja pronto para ser ranqueado no indexador do Google é se certificar que ele foi construído por alguém que sabe o que está fazendo.

Contar com uma ferramenta de construção de sites que otimiza modelos para mobile é um investimento importante.

Por isso, pense nisso como um investimento em acessibilidade para seus visitantes. Tudo o que interessa é a experiência de navegação.

3.      Conteúdo para mobile first

mobile first e SEOAgora que o design de seu site é mobile first, nada mais coerente que fazer um conteúdo com a mesma finalidade.

Lembre-se que um design responsivo é só o começo para que eles se tornem mobile-friendly. Para entregar um conteúdo relevante e que acompanhe seu usuário a todos os lugares, afinal o celular está sempre em suas mãos, você deve conhecer seu comportamento e suas expectativas.

Ferramentas de compartilhamento, storytelling, diversas formas de mídias (vídeos, gifs, animações), entre outros, são elementos preciosos para aumentar o interesse em seu conteúdo.

Aproveite!

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