ativo digital de marketingAtivo digital de marketing se refere a todo elemento que conecta uma marca ao seu público.

O termo “ativo” é mais frequentemente utilizado na contabilidade. Um ativo pode ser dividido em duas categorias:

  • Ativo tangível: um ativo tangível de uma empresa é um ativo físico: mesa, móveis, equipamentos, etc.
  • Ativo intangível: o que não pode ser tocado. É nessa categoria que o ativo digital entra.

Sendo assim, todos os conteúdos digitais como vídeos, imagens, blogs, sites, animações, entre outros, são ativos digitais de marketing.

Pode-se afirmar que tudo o que faz parte do acervo digital de uma empresa compõe seu ativo digital é intangível.

Não são apenas os elementos citados acima que fazem parte do ativo digital. Todos os arquivos que foram criados para estabelecer uma comunicação entre sua empresa e seu cliente, bem como as estratégias de marketing para promover sua marca, são ativos digitais.

Por que o ativo digital de marketing é importante para a empresa?

ativo digital de marketingAssim como os ativos tangíveis, os intangíveis também precisam ser geridos de forma organizada.

Por não serem ativos físicos, geralmente ficam salvos aleatoriamente em arquivos. No entanto, uma estratégia de marketing, para que seja bem-sucedida, precisa ser bem planejada e estruturada.

Isso significa ter à mão dados digitais que podem colaborar para aumentar a força de sua marca nas redes sociais, por exemplo.

Sob esse aspecto, manter o ativo digital de marketing separado em categorias (vídeos, imagens, áudios, animações, etc.) pode facilitar o planejamento do conteúdo com o qual o seu público mais se identifica.

Lembre-se que todo o conteúdo de sua marca, seja ele on ou offline, possui ativos digitais de marketing.

A gestão dos ativos digitais de marketing

ativo digital de marketingA gestão eficiente dos ativos digitais de marketing otimiza o planejamento de estratégias de conteúdo para o fortalecimento de sua marca.

Dessa forma, ao montar seu conteúdo, é possível acessar todos os seus ativos digitais e montar um contexto para a construção de uma comunicação eficiente.

Sempre levando em consideração as características de seu público alvo, moldar toda uma estratégia com os dados dos ativos digitais facilita a execução e permite que a comunicação flua suavemente.

Para projetos de comunicação que envolvam equipes, a gestão do ativo digital de marketing é ainda mais essencial.

É preciso manter a organização para que a comunicação interna seja eficaz e que todos os participantes do projeto estejam cientes das ações tomadas até o momento. A isso se acrescenta a utilização do ativo digital de marketing para potencializar as estratégias.

A organização dos dados permite que sejam encontrados rapidamente e a gestão mantém as equipes atualizadas quanto aos prazos e particularidades de cada projeto.

A gestão do ativo digital de marketing pode ser feita manualmente, quando a equipe é mais enxuta e os projetos são feitos por uma ou duas pessoas.

Para equipes grandes, a gestão recomendada é a feita por softwares próprios que facilitam a organização, distribuição de tarefas e avisos para as equipes.

Analise a necessidade de sua empresa e mãos à obra.

 

 

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