ativo digital de marketing

O ativo digital de marketing se refere a todo elemento que conecta uma marca ao seu público.

O termo “ativo” é mais frequentemente utilizado na contabilidade, que se refere a um bem, no contexto de propriedade. Um ativo pode ser dividido em duas categorias:

  • Ativo tangível: um ativo tangível de uma empresa é um ativo físico: mesa, móveis, equipamentos, etc.
  • Ativo intangível: o que não pode ser tocado. É nessa categoria que o ativo digital entra.

Sendo assim, todos os conteúdos digitais como vídeos, imagens, blogs, sites, animações, entre outros, são ativos digitais de marketing.

O que são ativos de marketing digital?

Os ativos são sinônimos incluem e-mails, cartas de vendas, postagens em blog, conteúdo do site, vídeos e imagens. Essas partes do conteúdo podem ser usadas em vários tipos de campanhas de marketing. Isso se aplica se você estiver falando sobre fontes de mídia tradicionais ou técnicas de marketing digital.

Os tipos específicos de ativos de marketing necessários são determinados principalmente pelo tipo de campanha de marketing que você pretende utilizar.

Por exemplo, quando você está falando sobre campanhas publicitárias tradicionais – destinadas a televisão ou rádio -, geralmente é usado conteúdo de vídeo ou áudio. O marketing digital, por outro lado, enquanto usa conteúdo de vídeo e áudio às vezes, muitas vezes depende muito de conteúdo escrito de alguma forma.

Quais são os tipos de ativos de marketing digital?

Sua presença na web é um ativo digital de negócios e marketing. Em muitos casos, se você quisesse vender sua empresa, o provável comprador desejaria comprar os ativos digitais da empresa. Estes formariam parte da venda.

No mundo digital, seus ativos de marketing digital são tudo o que cria visibilidade online. Além disso, eles ajudam as pessoas a encontrar e fazer negócios com você. Eles incluem:

  • Domínio;
  • Hospedagem;
  • Perfis de mídia social e contas de publicidade on-line;
  • Registro do Domínio;
  • Contas de e-mails;

Seu nome de domínio é o seu endereço comercial online. Você passa horas localizando o nome de domínio perfeito que se alinha com a sua empresa, mas depois alguém mais registra o domínio em seu nome. Se isso acontecer, é muito provável que a pessoa associada ao domínio seja eles, não você.

ativo digital de marketingTer mais alguém com esse nome é um desastre esperando para acontecer. Se eles controlarem seu domínio, eles poderão mantê-lo refém. Ou pior, eles podem deixar seu domínio expirar e não o avisar. Se isso acontecer, você terá que tentar recuperar o domínio.

Os registradores de domínio geralmente enviam um aviso para aqueles listados no registro antes da expiração do domínio. Se você não estiver entre os listados no registro de domínio, não será avisado. Se seu domínio expirar e seu site estiver inacessível, o Google não demorará muito para perceber e remover o site dos resultados da pesquisa.

Hospedagem de sites

Você precisa ter cuidado com quem cria seu site e onde ele está hospedado. Existem duas partes em qualquer site:

  • Hospedagem de sites
  • Website em si

O site de hospedagem é um imóvel alugado que abriga seu site. Muitos desenvolvedores da Web revendem serviços de hospedagem como parte de seu modelo de negócios. No entanto, cabe a você se você deseja hospedar com eles ou obter uma conta de hospedagem para o usuário final.

Hospede com o desenvolvedor se você acredita que terá um relacionamento de longo prazo com ele. Certifique-se de ter acesso à conta de hospedagem e ao site do WordPress como administrador.

Você desejará mover seu site se algo acontecer com seu relacionamento com o provedor de hospedagem. Para fazer isso, você precisará acessar como administrador.

Muitas vezes, a empresa de desenvolvimento da web não oferece acesso ao site. Isso é até você ter pago o trabalho integralmente. Tudo bem quando tudo está bem.

ativo digital de marketingMas se você tiver uma disputa com a empresa porque ela não está cumprindo o que prometeu ou o trabalho deles não é o que você esperava, você terá problemas para obter acesso ao site para movê-lo ou corrigi-lo.

Quando se trata do conteúdo do seu site, você também precisa ter um backup, caso algo aconteça. O conteúdo do site inclui seu design, sistema de gerenciamento de conteúdo e o conteúdo que você cria.

Mídias sociais e publicidade on-line

As empresas de tecnologia entendem a importância da segurança. Ao criar seus perfis, você não deve fornecer suas informações pessoais de login a ninguém.

A maioria das plataformas de mídia social que fornecem contas específicas da empresa permitem adicionar pessoas como administradores sem entregar a senha do correio.

O mesmo vale para as suas contas de publicidade. Todos esses ativos de marketing digital têm (ou deveriam ter) a capacidade de adicionar gerentes aos seus perfis.

Contas de e-mail

Como empresa, você sempre deve usar um endereço de e-mail com marca. Um endereço de e-mail com marca é aquele originário do seu domínio. A maioria das empresas de hospedagem oferece Webmail que lhe dará essa opção, mas o uso do Webmail realmente não é o ideal.

Contas do Google

Ao configurar uma conta do Gmail, você obtém acesso a uma variedade de ferramentas desse único login. Acesso ao seu Google Meu Negócio, Google Ads, Google Search Console, Google Analytics ou Google Tag Manager, cada uma dessas ferramentas tem a capacidade de adicionar usuários em vários níveis para acessar as informações.

Não permita que outras pessoas se inscrevam nessas contas em seu nome usando as Contas do Google. Vi muitas agências insistirem que suas contas do Google Ads e do Google Analytics estejam na conta da agência.

Se você permitir que eles assumam o controle de suas contas do Google, talvez seja necessário recomeçar se decidir que não deseja mais trabalhar com elas. Eles normalmente não poderão alterar a propriedade das contas.

Por que o ativo digital de marketing é importante para a empresa?

O ativo digital de marketing, assim como os ativos tangíveis, os intangíveis também precisam ser geridos de forma organizada. Por não serem ativos físicos, geralmente ficam salvos aleatoriamente em arquivos. No entanto, uma estratégia de marketing, para que seja bem-sucedida, precisa ser bem planejada e estruturada.

Isso significa ter à mão dados digitais que podem colaborar para aumentar a força de sua marca nas redes sociais, por exemplo. Sob esse aspecto, manter o ativo digital de marketing separado em categorias (vídeos, imagens, áudios, animações, etc.) pode facilitar o planejamento do conteúdo com o qual o seu público mais se identifica.

ativo digital de marketingLembre-se que todo o conteúdo de sua marca, seja ele online ou offline, possui ativos digitais de marketing. Hoje em dia, tudo que temos de mais valioso são dados, e o ativo digital de marketing, concentra muitos desses dados, como as estratégias de campanhas, mídias sociais entre outros. Por isso é muito importante para a empresa.

Sem uma gestão adequada, não é possível gerar estratégias confiáveis e com boas chances de sucesso. Uma estratégia bem estruturada, aumenta as chances de sucesso, já que tal fato está relacionado à gestão correta dos ativos.

Como funciona a gestão dos ativos digitais de marketing?

A gestão eficiente dos ativos digitais de marketing otimiza o planejamento de estratégias de conteúdo para o fortalecimento de sua marca. Dessa forma, ao montar seu conteúdo, é possível acessar todos os seus ativos digitais e montar um contexto para a construção de uma comunicação eficiente.

É importante sempre levando em consideração as características de seu público alvo, moldar toda uma estratégia com os dados dos ativos digitais facilita a execução e permite que a comunicação flua suavemente. Para projetos de comunicação que envolvam equipes, a gestão do ativo digital de marketing é ainda mais essencial.

É preciso manter a organização para que a comunicação interna seja eficaz e que todos os participantes do projeto estejam cientes das ações tomadas até o momento. A isso se acrescenta a utilização do ativo digital de marketing para potencializar as estratégias.

A organização dos dados permite que sejam encontrados rapidamente e a gestão mantém as equipes atualizadas quanto aos prazos e particularidades de cada projeto.

A gestão do ativo digital de marketing pode ser feita manualmente, quando a equipe é mais enxuta e os projetos são feitos por uma ou duas pessoas. Para equipes grandes, a gestão recomendada é a feita por softwares próprios que facilitam a organização, distribuição de tarefas e avisos para as equipes. Analise a necessidade de sua empresa e mãos à obra.

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