CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta para a realização de vendas, ela realiza todos os registros e organiza os principais pontos de contato entre os vendedores e consumidores da empresa.

CRM

Aliás, essa ferramenta também é essencial para desenvolver abordagens muito mais eficientes. Já que ela também realiza o armazenamento de todo o histórico dos clientes em potencial de uma empresa.

Dessa maneira, de forma bastante geral e objetiva, CRM é uma ferramenta referente ao conjunto de práticas, estratégias dos negócios e também de tecnologias com foco na relação entre os clientes e as empresas. Ao compreender o que é CRM, o relacionamento com os clientes será muito melhor.

O que é CRM? Conceito e definição

O CRM (Customer Relationship Management), na tradução e no significado é um sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente.

É um software responsável por realizar registro e organizar todos os pontos importantes sobre o contato com um cliente e vendedor de uma empresa.

Dessa forma, com o contato do profissional com o cliente em potencial, a ferramenta armazenas todas as informações essenciais, como:

  • Nome,
  • Endereço,
  • Telefone,
  • Visitas.

Informações valiosas para as empresas, como:

  • Leads,
  • Dados dos clientes,
  • Oportunidades.

Todavia, o CRM vai além de lista de contatos de potenciais clientes da empresa.

Isso porque, com essa ferramenta, as empresas podem construir um relacionamento mais duradouro caso o cliente realize investimentos em seus serviços ou produtos.

Ela também garante as melhores experiências aos consumidores quando o processo de venda está sendo realizado.

CRM

Mantém o dia a dia do trabalho sempre organizado, ele é o responsável por entregar formas de abordagens mais eficientes para a empresa.

Dessa maneira, quando a empresa realizar o contato novamente com os clientes em potencial.

Ainda assim, o vendedor tem a sua disposição um histórico de informações que foram obtidas a partir de contatos anteriores.

Essa ferramenta também está constantemente se renovando para tornar o seu uso ainda mais acessível.

O contato era mais difícil, atualmente o CRM está disponível na maioria das empresas, por um preço mais acessível.

Quais são os tipos de CRM?

Existem caminhos diferentes que as empresas podem seguir para implementar essa ferramenta em seu segmento.

Isso vai depender, unicamente, das necessidades que a empresa está buscando alcançar com a utilização dessa ferramenta e qual é o orçamento de investimento disponível.

Dessa forma, os tipos de CRM que existem são:

  • Nuvem
  • Local

CRM na Nuvem

O CRM na Nuvem baseia-se no cloud computing. De forma bastante objetiva, trata-se de um CRM online.

Sendo assim, não há a necessidade de uma equipe de TI na empresa para se dedicar à manutenção dessa ferramenta.

Essa modelagem de serviço in cloud é o SaaS, sua infraestrutura é gerenciada remotamente.

Quando a empresa escolhe esse tipo para a empresa, o time pode realizar o acesso na página através de um login no navegador.

CRM Local

Esse tipo também é conhecido como CRM On-Premise. Ela é mantida em um servidor físico da empresa, o qual necessita de manutenção de uma equipe de TI.

É necessário que a empresa realize a instalação do software dentro do servidor ou em um computador, o qual deve ser utilizado como tal.

Em ambos os casos, existem prós e contras de cada tipo desse serviço, basta a empresa encontrar qual deles é melhor para o seu objetivo.

Quais são os benefícios do CRM para as empresas?

Quando as empresas estão começando a operar os seus negócios.

Todavia, é muito comum que eles realizem o controle dos clientes através de planilhas, mesmo que possam perder tempo durante o processo.

Assim que as empresas estão começando a crescer, esse tipo de ferramenta improvisada pode acabar se tornando um problema.

Sendo assim, a melhor forma de controlar os clientes, é utilizando uma das melhores ferramentas com esse objetivo: o CRM.

Por fim, conheça quais são os principais benefícios de utilizar essa ferramenta para a gestão de relacionamento de sua empresa:

  1. Organização e Controle: com a ferramenta, é possível organizar e controlar todos os processos de vendas em tempo real, possibilitando uma visão mais clara.
  2. Dados em um só lugar: todos os dados dos clientes são mantidos em um só lugar, garantindo acesso a qualquer momento.
  3. Mais vendas, de forma rápida: com essa ferramenta, os profissionais podem conduzir o processo de vendas em um só lugar.
  4. Foco no que os clientes precisam: como todos os dados estão armazenados em um só lugar, as vendas se tornam muito mais fáceis.
  5. Fidelização dos clientes: atualmente, a fidelização de clientes é muito importante para as empresas. Quando as informações estão armazenadas em um software, é possível encontrar os produtos que fazem parte do perfil dos consumidores.

Minha empresa precisa do CRM?

Contudo, as dúvidas surgem sobre sua implementação e necessidade na rotina diária da empresa.

CRM

Ademais, é muito importante dizer que, as empresas de todos os segmentos e portes, podem tirar benefícios ao utilizar o CRM.

Entretanto, se a utilização dessa ferramenta é realmente necessária em sua empresa, é importante levar em consideração os seguintes fatores:

  • Escolha um CRM com as características da empresa.
  • Permita que novas integrações sejam feitas nas ferramentas que já existem na empresa.
  • Avalie a necessidade de sua empresa e, em seguida, treine os seus colaboradores para utilizar o CRM. Controle uma solução que esteja de acordo com o tamanho da equipe e o seu objetivo de crescimento no mercado.
  • Engaje a equipe para obter uma melhor utilização da ferramenta. É importante tentar manter esse processo mais simples, incentivando o uso de informações claras, compreensíveis e sempre atualizadas para todos os membros da equipe.
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