A frequência ideal de postagens nas redes sociais é importante para que você consiga manter uma regularidade de conteúdos entregues ao seu público-alvo.
No entanto, o tema é muito debatido e costuma gerar polêmica: enquanto alguns especialistas prezam por qualidade em vez de quantidade, outros acreditam que a quantidade é um fator relevante para a credibilidade da marca.
Mas, afinal, o que é certo?
Quando se fala em frequência ideal de postagens nas redes sociais não há certo ou errado. Tudo depende de cada marca e como é a sua relação com seu público alvo.
Isso acontece porque cada segmento tem suas particularidades e, por isso, não é possível generalizar as estratégias de marketing digital. O que funciona para uma empresa, não funciona para outra, e vice-versa.
Como determinar a frequência ideal de postagens nas redes sociais
Primeiramente, vale ressaltar que uma marca não precisa estar presente em todas as redes sociais. Há segmentos em que, mais uma vez, funcionam para um, mas não são relevantes para outros.
Contudo, há, pelo menos, uma rede social em que todos, sem exceção, devem estar: o Facebook.
As pessoas que administram páginas no Facebook sabem que a rede social disponibiliza os horários de pico, ou seja, os momentos em que há mais ações na página.
Porém, se reparar atentamente, verá que há poucas variações. Isso significa que, independentemente do horário, há sempre pessoas online nesta rede social.
Por esse motivo, muitos deixaram de seguir as indicações da página e passaram a seguir seus próprios instintos em relação às postagens.
Se você não tem essa percepção, basear-se pelos gráficos oferecidos pelo Facebook é um bom termômetro para saber o melhor horário de postagem.
Quanto à frequência, se você continuar a observar os gráficos, verá que ele praticamente se mantém o mesmo durante todos os dias da semana.
Portanto, publicar ao menos uma vez, todos os, dias seguindo os horários de picos é o caminho a seguir.
Dica
Uma boa dica é postar cerca de uma hora antes do horário de pico. Se no gráfico mostra que o pico de audiências acontece às 14h e às 22h, programe suas publicações para às 13h e para às 21h.
Frequência de postagem nas outras redes sociais
O Instagram, Twitter e Linked.In pedem postagens diferenciadas. No Instagram, o foco são imagens e, assim, como o Facebook, há usuários online a todos os momentos.
No entanto, os horários de mais audiências são durante a manhã e durante à noite. A frequência diária também é recomendada.
Tanto o Instagram como o Twitter devem conter ao menos uma publicação diária. Já o Linked.In, por ser uma rede com objetivos profissionais, possui melhor audiência de posts durante o horário comercial.
Lembre-se que sua marca pode publicar quantos posts acreditar necessário, porém, é preciso que essas publicações tenham um propósito e não sejam apenas para inflar o perfil.
Essa estratégia pode criar um efeito inverso e afastar seu público, em vez de aproximá-lo. É preciso parcimônia para que isso não aconteça.
Bons negócios.