Não há mais saída: o marketing digital para blog se tornou obrigatório. As empresas que ainda resistem ao online estão perdendo oportunidades importantes de negócios. Atualmente, utilizar estratégias de marketing digital para consolidar sua marca e trilhar um caminho de sucesso é fundamental e, uma das principais tendências do marketing digital é o blog.
Dentro do site de uma empresa, o blog tem a função de gerar valor ao cliente oferecendo conteúdos relevantes que, a além de educar, mantém o cliente informado sobre as principais tendências do segmento e das novidades da empresa. Usando as técnicas de SEO, o conteúdo publicado no blog pode obter um bom ranqueamento nos motores de busca e, assim, aumentar a visibilidade.
A técnica de SEO é muito importante, porém é preciso saber utilizá-la adequadamente. Mais do que posicionar palavras-chaves estrategicamente ao longo de um texto, o SEO está intimamente conectado a um conteúdo que entrega valor ao cliente. E, para que seja utilizado com maior eficácia, ele deve ser incorporado ao código do layout do blog.
Ao obter um bom desempenho nos motores de busca e ao compartilhar seu conteúdo nas redes sociais, sua empresa começará a receber visitas de clientes em potencial que estão em busca de algo que transformem para melhor seus estilos de vida.
Marketing digital para blog: o empurrão que você precisava
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que, quando o assunto é marketing digital, quantidade não é o mesmo que qualidade. Aliás, o overposting, ou seja, a quantidade exagerada de publicações postadas em seu blog, pode causar o efeito contrário do esperado e afastar seus clientes em potencial.
Sendo assim, o marketing digital no blog só é eficaz quando associado à produção de conteúdo que entregue exatamente o que seus clientes estão procurando.
Como isso é possível?
O marketing digital funciona quando feito por especialistas no assunto e, este, é o primeiro passo para que seu blog se torne referência em seu segmento, ou seja, contratar uma equipe de marketing digital que está ligada nas principais tendências.
Após contratada, a primeira providência da equipe de marketing digital é determinar quem são seus clientes. Se você souber quem é o seu público-alvo (suas personas, como são conhecidas no marketing digital), você saberá exatamente que tipo de conteúdo ele consome. Portanto, por meio de perguntas como as que estão abaixo que você determinará o que produzir em termos de conteúdo:
- Qual o perfil da minha persona?
- Quais os problemas que ela enfrenta?
- Quais são seus desejos?
- Qual sua classe social, escolaridade, poder aquisitivo, entre outras.
O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficazes do marketing digital para blog. Porém, é importante ressaltar que o bom conteúdo não é produzido apenas em formato de textos. Atualmente, uma das principais tendências é a exploração de diversos formatos de conteúdo: vídeos, gifs, animações, além de entregar conteúdo gratuito e útil às personas, como o download de e-books, que é ideal para a captação de leads.
O marketing digital para blog é um recurso importante para que as estratégias possam aumentar a visibilidade de sua marca e fidelizar os seus clientes em potencial. Invista em uma equipe especializada que lhe forneça todo suporte e conhecimento necessários.