As métricas de marketing digital são ferramentas que permitem que até os empreendedores mais incrédulos tenham dados que comprovem a eficácias das estratégias.
O marketing digital é imprevisível: ao mesmo tempo que seu anúncio pode viralizar, ele pode, também, ficar invisível no mundo online. Por esse motivo, as ferramentas online de métricas de marketing digital são os recursos que provêm resultados para lidar com essa imprevisibilidade.
Resultados em mãos, suas estratégias poderão ser ajustadas de acordo com a resposta de seu público.
Reunimos abaixo 7 ferramentas online de métricas de marketing digital para usar. Confira!
1. Taxa de rejeição
A taxa de rejeição (ou bounce rate) mede a porcentagem de visitantes que não exploram o seu site. Um exemplo é quando um cliente em potencial encontra o seu site no buscador, chega até a página inicial, mas vai embora sem clicar em outros links. Portanto, ter uma ferramenta como o Google Analytics para medir sua taxa de rejeição é importante para identificar o porquê de seus visitantes não explorarem seu site como você gostaria.
2. Novas visitas
Dentre as principais métricas de marketing digital é um outro recurso encontrado no Google Analytics que distingue as visitas novas das visitas recorrentes em seu site. Essa métrica é fundamental, principalmente após a aplicação de uma nova estratégia para atrair novos clientes.
3. Conversões totais
O número total de conversões é uma das métricas mais importantes para que o empreendedor seja capaz de medir a eficiência de suas estratégias de marketing em geral. As conversões podem ser medidas diretamente em seu site, dependendo de como ele foi construído, ou usando o Google Analytics.
4. Número total de visitas por página
O número total de visitas do seu site é um bom indicador de métricas de marketing digital, porém, medir o número total de visitas em uma página específica, como uma landing page, ou de uma campanha por clique é fundamental para direcionar o investimento no marketing.
5. Relação visita x venda
Essa é uma medida que comprova o quanto o seu marketing digital está alinhado com seus objetivos de venda. É preciso que haja um acompanhamento eficiente das vendas para determinar o papel do marketing na conclusão das vendas. Para determinar essa relação, basta dividir o número de vendas pelo número de leads gerado pelo marketing.
6. Taxa de retenção de cliente
Essa taxa mostra a eficiência do seu ciclo de compra, ou seja, o quão simples ou complexo é o caminho que o seu cliente percorre para concluir uma compra online. Um outro dado também compõe a taxa de retenção de cliente: quantos clientes retornam ao seu site para comprar novamente.
7. Retorno de Investimento (ROI), a mais importante das métricas de marketing digital
O retorno do investimento é o fator mais importante quando se fala em métricas de marketing digital, pois é o que demonstra a rentabilidade de suas estratégias. Enquanto um ROI positivo demonstra que suas estratégias foram certeiras, um ROI negativo demonstra uma necessidade urgente de ajustes. Para calcular o ROI de sua campanha, compare o custo por lead e sua taxa de conversão.
Verificar essas métricas regularmente permite que suas estratégias estejam sempre alinhadas com seus interesses. Consulte um especialista em marketing para usar as métricas de marketing digital ao seu favor.