Muito se fala em ferramentas de marketing digital. Mas, antes de abordarmos este assunto, a primeira coisa que você tem que ter em mente é saber qual o propósito de usá-la.
A estratégia usada no marketing digital é o que vai determinar qual ferramenta você precisará para automatizar processos.
Digamos que você tenha um site institucional em que somente um histórico da empresa e dados para contatos são apresentados. Sua estratégia é começar a gerar leads (contatos) no formulário de contato. Um objetivo muito comum para quem tem este tipo de site.
Que ferramentas de marketing digital você pode usar? Links patrocinados do Google, Facebook, SEO (otimização de sites para mecanismos de buscas), e-mail marketing, etc. Devido à experiência em vários projetos para pequenas e médias empresas, a tendência é que suas estratégias se iniciem com links patrocinados do Google.
Usando links patrocinados do Google
Primeiro instalar o Google Analytics , uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google. Com ela você pode ver a quantidade de acessos de visitas no seu site e de onde vieram seus visitantes.
A segunda ferramenta é o AdWords do Google, com a qual você administrará todas as suas campanhas de links patrocinados.
A terceira e última ferramenta é o Keyword Planner ou Planejador de Palavras-chave, que está junto com o AdWords do Google. Aqui você buscará palavras-chave de seu nicho de mercado, para que seus anúncios apareçam nas buscas e as pessoas interessadas em seus produtos e serviços o encontrem.
Estas três ferramentas de marketing digital são gratuitas. O que você terá de gasto é o investimento para anunciar no Google, cujo valor mínimo é de R$ 40,00 pagos através de boleto.
O Facebook foi um alento para os links patrocinados. Com a concorrência cada vez maior e o modelo de negociação feito por leilão, o preço dos links subiram muito para determinada área de mercado. Por isso, muitas empresas migraram para o Facebook.
Antigamente as fanpages tinham mais visibilidade ao fazerem postagem de conteúdo. Hoje é muito complicado conseguir resultados bons em curto prazo. É preciso fazer um esforço grande e apostar em longo prazo.
Sempre há clientes neste tipo de mídia: é preciso criar uma estratégia de engajamento para conseguir um bom resultado. Há várias ferramentas de gestão de mídias sociais no mercado, algumas gratuitas e, outras, custando R$ 4.500,00 (https://hootsuite.com/pt/planos https://buffer.com/app http://pt.sproutsocial.com/pricing ).
A melhor forma é investir em publicidade no Facebook, mas um dos grandes problemas desta mídia é a segmentação para o público-alvo correto. Apesar de haver ferramentas na gestão de anúncios do Facebook, a qualificação do publico não é muito boa, portanto, é fácil perder dinheiro.
Campanhas de mídias sociais vêm ultimamente utilizando a base de e-mail das empresas para encontrar os clientes no Facebook e começar a mostrar os anúncios. O funcionamento é simples: a base de e-mails é importada no gestor de anúncios e o Facebook busca quem está cadastrado com o e-mail importado.
Outra opção é conseguir exportar os IDs dos usuários (um número gerado pelo Facebook, como o RG de cada pessoa) de páginas e comunidades com o conteúdo similar ao nicho de mercado em que atua e importar novamente no gestor de anúncios. Há varias ferramentas que fazem isso e custam de 70 a 300 dólares. Basta pesquisar no Google ”como extrair Ids do Facebook”. Mas tenha cuidado com algumas ferramentas! Pode haver algum risco e danificar o seu computador.
SEO (Otimização de sites para Mecanismos de Buscas)
A otimização de site é o estágio mais avançado que as empresas utilizam para alavancar o número de visitas. Para fazer um trabalho de SEO, será preciso um blog ou um sistema de notícias. No mercado há vários sistemas de gestão de conteúdo (WordPress, Joomla, Drupal) e todos são gratuitos.
A melhor forma de conquistar novos visitantes é oferecer conteúdo original no site. Assim,os buscadores indexam as páginas do site e as colocam nas melhores posições no resultado de pesquisa.
A análise de SEO se divide em Onpage e Offpage . Onpage é a análise de tudo que está hospedado no domínio da empresa. Há várias ferramentas gratuitas no mercado, como por exemplo a https://www.woorank.com/pt, que faz um apanhado geral do que precisa ser otimizado no site, a https://gtmetrix.com/ é uma ferramenta de análise de desempenho e velocidade do site, a https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/, ferramenta do Google que mostra também o desempenho e acesso por dispositivos móveis.
Caso tenha interesse oferecemos consultoria gratuita de 1 hora, explicando estas ferramentas e fazemos uma análise do site. (Consultoria de Otimização de sites SEO)
Para análise Offpage, que é a otimização fora do domínio, são analisados os sites dos concorrentes. Uma ferramenta muito interessante é a http://www.semrush.com/: com a versão gratuita já é possível ter uma ideia de como o seu e o site da concorrência estão situados. A ferramenta também traz uma projeção de tráfego de visitas dos concorrentes.
A assinatura mensal PRO custa 69,95 dólares, e oferece uma série de dados que a versão gratuita não tem. Além desta ferramenta, há a https://pt.majestic.com/ , a https://ahrefs.com/ e a https://moz.com/. Todas estas ferramentas são pagas (custo que varia de 40 a 500 dólares) e ajudarão a otimizar o site e a melhorar posições nos buscadores. Cada uma delas tem recursos opcionais que complementam o projeto de análise final. Vale apena estudar cada uma delas.
E-mail Marketing
A forma de fazer e-mail marketing mudou muito nestes últimos anos. Não se aceita mais enviar e-mail sem o consentimento das pessoas. Várias ferramentas bloqueiam o envio de listas compradas de e-mails. É preciso criar estratégias dentro do site para que as pessoas cadastrem seus e-mails, recebam alguma recompensa e concedam envio de e-mails. Newsletter, E-books, vídeo aula e webinars são exemplos de estratégia que chamam a atenção dos visitantes para cadastros de e-mails.
Várias ferramentas de e-mail marketing oferecem integração com o site, para criar listas de e-mail: http://mailchimp.com/ , http://www.getresponse.com, http://www.aweber.com, http://www.e-goi.com.br/pt_br, http://www.activecampaign.com/, https://www.intercom.io/ são algumas ferramentas bem conhecidas no mercado e oferecem opções e estratégias variadas para engajar o leitor. Cada uma delas tem um plano gratuito com recursos limitados e versões pagas que variam de 10 a 500 dólares. O valor vai depender muito do tamanho da lista de e-mails.
Todas têm um recurso chamado autorresponder, que é uma forma de deixar programada uma sequência de e-mails. Dificilmente um visitante compra determinado produto ou serviço no primeiro acesso ao site. Sendo assim, esta estratégia do autorresponder tenta criar o relacionamento e a conscientização com o conteúdo educativo, mostrando que o produto pode solucionar algum tipo de problema do cliente.
Bônus: ferramentas de marketing digital para Inbound Marketing
Inbound marketing ou marketing de atração é uma estratégia que as empresas se promovem oferecendo conteúdo de qualidade através de blogs, podcasts, vídeo, eBooks, newsletters, whitepapers, SEO e outras, fazendo com que os clientes fiquem atraídos pela informação e queiram conhecer a sua empresa.
https://www.rdstation.com.br/ , http://www.hubspot.com/ , http://www.marketo.com/ são boas soluções para quem quer criar sites com estratégias de inbound marketing.
Estas ferramentas para sites tentam incluir uma boa parte de todos os recursos das ferramentas já citadas, mas não são completas. Se as ações online de marketing são muito especificas, serão necessárias ferramentas apropriadas à ação escolhida. Mas pode ser uma opção mais barata para quem quer utilizar várias estratégias de marketing digital. As estratégias de inbound marketing são algo relativamente recente e é necessário um conhecimento mais aprofundado do conceito para ter uma eficiência prática no processo de markeing online.
Percebe-se que para cada estratégia há vários tipos de ferramentas no mercado, mas é muito importante que você tenha um bom planejamento traçado para que suas ações de marketing online tenham o resultado esperado.
Ferramentas de marketing digital mencionadas:
http://www.google.com/analytics/
Ferramenta gratuita oferecida pelo Google. Basta incluir um código no site e fazer as configurações necessárias.
https://www.google.com/adwords/
Gestor de anúncio do AdWords. Valor mínimo do investimento R$ 40,00 para pagamento em boleto. Para pagamento com cartão de crédito há as opções de pós e pré-pago .
https://adwords.google.com/KeywordPlanner
Ferramenta para identificar palavras-chave e volume de busca. O acesso é feito com uma conta de AdWords.
https://hootsuite.com/pt/planos
Ferramenta para gestão de mídias sociais. A opção free possui a função de agendamento de posts nas mídias sociais. A versão PRO custa $8,99 dólares /mês.
https://buffer.com/awesome
Também é uma ferramenta para gestão de mídias sociais. Há a opções free com agendamento de posts nas mídias sociais. A versão paga custa $10 dólares /mês.
http://pt.sproutsocial.com/pricing
Outra ferramenta para gestão de mídias sociais. Esta ferramenta oferece apenas um período free e depois é cobrado. A empresa tem escritório em São Paulo.
https://www.woorank.com/pt/p/pricing
Ferramenta para análise de otimização de sites. A versão gratuita é muito boa, mas a versão avançada traz mais informações relevantes. A versão PRO custa $49 dólares /mês
https://gtmetrix.com/pro/
Ferramenta para análise de desempenho do site. A avaliação gratuita oferece informação relevante para entender falhas no desempenho do site. A versão paga bronze custa $14,95 dólares /mês
https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/
Ferramenta oferecida pelo Google totalmente gratuita. Faz avaliação de performance e acesso através de dispositivos móveis.
http://www.semrush.com/
Ótima Ferramenta para análise da concorrência, estimativa de tráfego e muito mais. A versão gratuita limita acesso de dados. A versão paga PRO custa $65,95 dólares /mês.
https://pt.majestic.com/plans-pricing
Os links são importantes para SEO. Esta ferramenta mostra dados de links recebidos por sites e apresenta uma estimativa de “força” para impulsionar na busca. A versão gratuita limita acesso de dados. A versão silver custa $78,99 dólares /mês.
https://ahrefs.com/pricing-plans
Ferramenta parecida com o Majestic. A versão silver custa $79 dólares /mês.
https://moz.com/products/pricing
Ótima Ferramenta para análise do site, otimização de títulos e conteúdo. Mostra índices numéricos e o grau de otimização comparando com outros sites. A versão paga standard custa $99 dólares /mês.
http://mailchimp.com/pricing/growing-business/
Ferramenta de E-mail Marketing. Possui versão gratuita para 2.000 e-mails cadastrados e até 12.000 e-mails enviados por mês. A versão paga, 500 e-mails cadastrados e e-mails enviados ILIMITADOS. $10 dólares /mês.
https://secure.getresponse.com/pricing/br/?cc=
Ferramenta de E-mail Marketing. A versão paga, 1.000 e-mails cadastrados. $15 dólares /mês.
http://www.aweber.com/pricing.htm
Ferramenta de E-mail Marketing. 30 dias gratuito e depois é cobrado $19 dólares /mês até 500 e-mails cadastrados.
http://www.e-goi.com.br/pt_br/precos/
Ferramenta de e-mail marketing. O plano pré-pago é cobrado R$0,0075 reais por e-mail enviado. Site em português de Portugal.
http://www.activecampaign.com/pricing/
Ferramenta de e-mail marketing, CRM e vendas. Possui marketing de automação. A versão paga custa $9 dólares /mês.
https://www.intercom.io/pricing
Ferramenta de engajamento, e-mail marketing e CRM. A versão paga custa $57 dólares /mês.
https://www.rdstation.com.br/precos
Ferramenta para inbound marketing. Possui várias funcionalidades: e-mail marketing, SEO, mídias sociais, análise e planejamento. Empresa com sede em Florianópolis. Valor do plano básico: R$ 249,00 / mês.
http://www.hubspot.com/pricing#?currency=USD
Ferramenta parecida com a RDStation. A versão paga custa $200 dólares /mês.
http://www.marketo.com/software/marketing-automation/pricing/
Outra ferramenta de inbound marketing. A versão paga custa $895 dólares /mês.
Muito bom este artigo. É sempre bom aprender um pouco mais sobre marketing digital.