Você sabe o que é SaaS? Pois saiba que esse tipo de serviço pode auxiliar muito no funcionamento da sua empresa e, inclusive, para fins pessoais. Aliás, provavelmente você já faça uso de algum tipo de instrumento dessa natureza sem ao menos saber.

Ferramenta Saas

Dentre os mais conhecidos estão, por exemplo, o Google Drive, Drop Box e outros serviços do tipo. A diferença desse serviço está, em resumo, no fato de que a ferramenta não exige instalação e tem acesso online, de qualquer lugar.

Continue lendo para conhecer mais sobre o SaaS. Abaixo, então, você encontra informações de como ele funciona, qual a sua importância, bem como exemplos de alguns dos serviços desse tipo que estão disponíveis online.

O que é SaaS?

Essa é a sigla que corresponde a Software as a Service, ou seja, Programa como Serviço. Mas o que exatamente é isso? Essa ferramenta corresponde aos sites que oferecem serviços que até então só tinham acesso pela compra de um software.

Então, eles não exigem que haja a instalação de qualquer programa. Eles resguardam os dados em sistemas de nuvem. Note, então, que isso também não demanda qualquer tipo de servidor para suportar todas as informações e dados.

Além disso, o que é uma ferramenta que se destaca por outros motivos. Diferentemente dos programas comuns, ele não necessita de atualizações. Assim, o serviço se atualiza automaticamente.

Por que ele é tão importante para o seu negócio?

Outro fator que não poderia deixar de ser citado sobre o que é SaaS é que ele permite acesso de qualquer lugar. Note que os programas ficam restritos aos computadores ou celulares em que estão instalados e às licenças específicas.

Quanto às licenças, ainda, temos outro fator que destaca, novamente, esse tipo de ferramenta. Ela não demanda diversos pagamentos de licenças. É possível acessar os seus documentos e serviços de qualquer lugar, bastando a conexão com a internet.

Por fim, o último ponto que explica os holofotes sobre o que é SaaS é que a empresa que o concede é que fica responsável pela segurança dos dados. Ou seja, você não precisa se preocupar com LGPD, hackers e outros fatores sobre a proteção das informações.

Conheça alguns dos SaaS mais comuns

Nuvem de dados

Pois bem, agora que você já sabe como o que é SaaS funciona, cabe saber quais são as ferramentas que representam. Antes de as vermos, já adiantamos que você provavelmente já faz uso várias delas.

Considere, por exemplo, tudo o que você usa sem que, para isso, precise de um programa instalado. Nesse caso, aliás, desconsidere aplicativos de celular que também apresentam acesso pelos navegadores da internet.

Provavelmente você pensou em diversos serviços que você usa no dia a dia, não é mesmo? Então, veja algumas das principais ferramentas que representam com louvor o que é SaaS:

  • Amazon Prime;
  • DropBox;
  • Google Drive;
  • Netflix;
  • Spotify;
  • Trello e outros.

Todos eles permitem que você salve informações, acesse-as a qualquer momento e, ainda, independa da instalação de programas. Igualmente, todos esses exemplos apresentam a possibilidade de instalação de aplicativos para celular ou desktop. Isso, entretanto, não é necessário para uso.

Além disso, outro fator que se destacam em vários deles (como Google Drive, Drop Box, Trello e Spotify) é que, em alguns casos, há acesso gratuito. Nesse caso, é claro, os serviços são mais limitados e possuem, por outro lado, versões pagas.

Vantagens SaaS

O que é SaaS oferece diversas vantagens. Confira as principais e não deixe de considerar deixar para trás os programas tradicionais e usar as versões online com armazenamento em nuvem:

  • Acesso pelo celular ou computador de qualquer lugar, bastando conexão à internet;
  • Armazenamento em nuvem;
  • Desnecessidade de manutenção de servidor de dados;
  • Dispensa da obrigação de atualização do programa, o que ocorre automaticamente;
  • Economia de dados;
  • Proteção de informações assegurada pelo concessor do serviço;
  • Serviços muito mais baratos do que os de programas com softwares tradicionais.

SaaS x Softwares

Ainda, veja quais são as diferenças entre o que é SaaS e softwares. Primeiramente, enquanto os serviços oferecem serviço online, os programas tradicionais exigem a atualização constante, bem como o pagamento por cada uma das licenças.

Ou seja, o SaaS oferece acesso online. Por outro lado, os softwares comuns exigem uma licença para cada máquina, ou seja, cada computador que faça acesso a eles. Isso, então, os torna muito caros frente à primeira opção.

Além disso, ao terceirizar a segurança das informações que você utiliza para funcionamento da sua empresa, você acaba limitando outro dos gastos que seriam necessários. Vale lembrar que o que é SaaS é responsável pela inviolabilidade de sua proteção.

Outra diferença essencial é que o SaaS não exige um servidor, enquanto os softwares tradicionais o fazem. Por isso, o primeiro se destaca principalmente pela economia que pode trazer para você, seja para uso comercial ou pessoal.

Como usar o SaaS no seu negócio?

Por fim, agora que você já sabe tudo sobre o que é SaaS, cabe saber porque como usá-lo no seu negócio.

Então, saiba que as opções são inúmeras. Afinal, esse tipo de programa permite que você faça uso de diversos tipos de ferramentas sem que, para isso, pague valores exorbitantes.

Use Saas no seu negócio

Por exemplo, resguarde todos os seus materiais de marketing, incluindo textos e imagens, em armazenamentos de nuvem, como o Drop Box e o Google Drive.

Outras aplicações para o SaaS

Além de eles possuírem um limite gratuito e bastante generoso, aceitam contratação de espaço superior por valores bastante simplórios.

Da mesma maneira, não deixe de considerar programas de organização de distribuição de tarefas entre uma equipe ou mesmo na sua agenda.

Para tanto, que tal usar planners online? Eles estão disponíveis por valores modestos e muito menores que os de programas tradicionais.

Ainda, considere que você está viajando, mas não pode deixar a administração do seu negócio de lado. Nesse caso, o que é SaaS é mais do que perfeito. Afinal, você pode acessar todos os dados e informações relevantes de qualquer lugar, bastando ter conexão com a internet.

Por isso, não deixe de considerar os softwares como serviço como uma maneira de tocar o seu negócio com valores baixos e, ainda, muita segurança e eficiência.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *