Como começar uma startup é uma dúvida comum entre as pessoas que têm interesse em seguir esse ramo. É válido destacar que empresas de sucesso, como o YouTube, Uber, LinkedIn e outras, começaram como uma startup.

Como começar uma startup

A chave para se destacar no mercado é o desenvolvimento de ideias originais. Atualmente, qualquer pessoa pode iniciar o seu próprio negócio. Para isso, leve em consideração alguns pontos.

Claro que, compreender como começar uma startup pode auxiliá-lo, principalmente se esse é o seu primeiro negócio. Portanto, se tem uma grande ideia e deseja colocá-la no mercado, conhecer o procedimento para isso é o primeiro passo.

Como começar uma startup do zero?

Planejamento de uma startup do zero


A princípio, caso queira compreender os procedimentos de como começar uma startup, é preciso ter em mente que esse tipo de empresa é escalável e repetível. Vale destacar que a maioria desses negócios são flexíveis e totalmente inovadores no mercado.

Mas para que você possa iniciar o seu projeto de como começar uma startup, deve ter um perfil de empreendedor. E, para que tudo saia corretamente, é fundamental que exista planejamento.

O motivo disso é simples: não existe uma fórmula mágica que os empreendedores seguem para dar início a sua startup. Ou seja, o caminho para alcançar o sucesso exige esforço e dedicação total dos empreendedores.

Caso queira dar início ao seu projeto de como começar uma startup, lembre-se de conhecer algumas metodologias para esse procedimento ser correto. Vale ressaltar que é comum cometer alguns erros nesse processo, mas os empreendedores podem corrigi-los conforme necessário.

Se você é mais um empreendedor que deseja saber como começar uma startup, conhecer o passo a passo é fundamental:

Defina a visão de seu produto


A maioria dos empreendedores cometem o mesmo erro: ter uma ideia e partir diretamente para o desenvolvimento do produto.

Nesse sentido, os empreendedores imaginam que basta desenvolver uma ideia para entregar um produto que atende as necessidades dos consumidores. Mas raramente essa é realmente a solução que as pessoas estão buscando.

Lembre-se que no momento que você tem uma ideia, todo o restante são somente hipóteses. Não arrisque o desenvolvimento do seu negócio, mesmo que você confie em sua intuição.

O primeiro passo é testar o seu produto. Uma ótima alternativa para esse caso é pedir ajuda aos seus amigos e familiares. Isso porque, dessa maneira, você tem uma visão confiável sobre o que está tentando realizar.

Então, para dar início ao processo de como começar uma startup, lembre-se de definir a visão de seu produto. E, para que isso aconteça, responda às seguintes perguntas:

  • O que é o seu projeto?
  • Para quem esse produto será direcionado?
  • Que tipo de solução ele entrega para os problemas do mundo real?
  • Qual o lucro que você imagina/espera receber com a venda deste produto?

Assim que você tem a resposta para todas essas questões, você pode desenvolver a ferramenta conhecida como “quadro de visão de produtos”.

Defina quais são as personas

Defina a persona do seu negócio


Depois de desenvolver o quadro de visão de produtos, o empreendedor deve partir para o segundo passo de como começar uma startup. Isso é, definir quais são os seus clientes.

Durante o desenvolvimento de seu quadro, algumas respostas foram respondidas sobre o público-alvo, mas nada muito detalhado.

Então, se o seu objetivo é alcançar o sucesso com esse projeto, é importante conhecer todas as informações sobre o público-alvo. Nesse caso, utilize uma ferramenta conhecida como “persona”.

De maneira geral, as “personas” são ferramentas utilizadas pelos profissionais que trabalham na área de Design Thinking. Em outras palavras, a “persona” é um cliente fictício ideal para o seu negócio.

O primeiro procedimento é idealizar como será o seu cliente, inserindo o máximo de informações possíveis sobre o seu público-alvo. De maneira geral, reúna informações sobre os seguintes fatores:

  • Democráticos: Qual é o sexo, a idade, o estado civil e outras informações desse aspecto sobre o seu público-alvo.
  • Sociais: Quais são os grupos de referência do público-alvo, a posição social dele e questões sobre a família.
  • Pessoais: Qual é a ocupação do público-alvo, seu nível de escolaridade, quais são seus hobbies e estilo de vida.
  • Psicológicos: Os desafios, as motivações do público-alvo, seus possíveis problemas e outras questões relacionadas a essa categoria.

Responder essas questões é fundamental, já que essa é uma hipótese de qual o público-alvo de seu negócio.

Crie um plano de negócios em como começar uma startup


É preciso ter em mente que um plano de negócios é o que guiará o empreendedor durante o processo de como começar uma startup. Sendo assim, descreva as seguintes informações sobre o seu negócio:

  • O produto que será comercializado;
  • Concorrentes dentro do segmento;
  • Quais são as suas metas pessoais;
  • Traçam as estratégias de marketing para alcançar o público-alvo;
  • Realizam quais são os cálculos financeiros;
  • Melhor definição de como o mercado se porta.

É válido ressaltar que os empreendedores não devem tentar realizar um plano de negócios para os primeiros cinco anos de funcionamento da empresa. Isso porque, esse é um erro muito comum, o qual pode levar ao não funcionamento de seu negócio.

Assim, leve em consideração os aspectos que são necessários para dar início a sua startup. Dentre eles: qual é o seu capital inicial; como você planeja obter o lucro através deste negócio; quais são os concorrentes nas proximidades; qual o tipo de estratégia que você seguirá; e também se a proposta que você está ofertando é exclusiva.

Depois de alguns meses de funcionamento, o empreendedor poderá analisar e ajustar essa estratégia, se necessário.

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