Saber o que é escopo de um projeto o ajudará no momento em que estiver iniciando o planejamento do seu. Isso porque, é nele que você define pontos importantes, como o orçamento, a distribuição das tarefas e o tempo necessário para cumpri-las.

O que é escopo de um projeto

Com um escopo bem feito, você evita mudanças constantes em seu trabalho. Claro que esse tema também gera muitas perguntas nas pessoas, principalmente aquelas que são principiantes na área.

Ele é o principal motivo de alcançar a melhor organização durante a programação de um projeto. Portanto, saber o que é escopo de um projeto é o primeiro passo para defini-lo e montar o seu corretamente.

O que é escopo de um projeto?

Entenda mais sobre escopo


De maneira geral, o escopo de um projeto é aquilo que descreve todo o trabalho necessário para entregar determinado produto.

Então, a resposta de o que é escopo de um projeto é justamente essa: criação de todo o mapeamento necessário para que um projeto seja concluído.

Dentro de um escopo, existem vários aspectos que devem estar presentes, incluindo: a justificativa para o desenvolvimento do projeto, quais são os seus objetivos, as restrições, todos os recursos que estão a disposição e outras partes que são relevantes.

Além disso, é importante destacar que o conceito de o que é escopo de um projeto é sempre confundido com alguns conceitos semelhantes. Um deles é o escopo de um produto. Assim, é fundamental compreender esse conceito para seguir com as etapas na elaboração de seu escopo.

O que é o escopo de um produto?


A princípio, o escopo de um produto diz respeito a todas as características de um produto final reunidas em um só local. Ele conta com todos os detalhes sobre os clientes e, além disso, todas as alterações que o produto passou para chegar em seu resultado final.

Nesse sentido, algumas das principais características encontradas no escopo de um produto são:

  • Quais são as medidas do produto;
  • As medidas de todos os componentes;
  • Quais são as preferências de estilo do produto;
  • entre outros.

Uma boa exemplificação dessa situação é o escopo de um bolo, contendo as seguintes características: qual é o formato do bolo, o sabor que ele leva, quais são os tipos de decoração presente no mesmo e outras especificações deste produto.

De maneira geral, um produto só pode ser considerado inteiramente completo quando o escopo estiver devidamente concluído. Sendo assim, ele deve inserir todas as informações, assim como as modificações que ocorreram durante o processo.

Como fazer o escopo de um projeto

Saiba como fazer o escopo de um projeto


Agora que você entende o que é escopo de um projeto e suas semelhanças com o escopo de um produto, é fundamental compreender o passo a passo para realizá-lo.

Faça o planejamento do escopo de seu projeto


O primeiro passo para realizar o que é escopo de um projeto é o planejamento da gestão. Essa etapa consiste em planejar e, na sequência, documentar todos os processos do escopo, que serão definidos, controlados e validados.

As ferramentas para realizar o planejamento da gestão de um escopo são as seguintes:

  • Opiniões especializadas de pessoas que possuem o conhecimento adequado sobre um determinado produto;
  • Todas as maneiras para a elaboração, validação e também controle dos escopos;
  • Reunir todo o planejamento necessário para a elaboração de seu escopo.

Descrever todo o processo para o desenvolvimento de seu projeto


Assim que você levantar todos os dados necessários durante o seu planejamento, chegou o momento de descrever todo o seu processo. Essa etapa também é conhecida como Declaração Detalhada do Escopo.

Neste momento, declare tudo o que faz e o que não faz parte de seu projeto. Com isso definido, torna- se mais fácil compreender os stakeholders.

As principais técnicas utilizadas nesse momento são as seguintes:

  • Incluir a opinião especializada;
  • Incluir uma análise dos produtos e as oficinas que o seu projeto passou.

Crie o seu EAP


A etapa seguinte para a criação do gerenciamento de seu projeto é montar o seu EAP. Esse processo organiza toda a forma visual e o trabalho realizado em seu projeto.

De maneira geral, a EAP é a divisão do seu trabalho em partes menores, facilitando ainda mais todo o processo para o gerenciamento. É importante ressaltar que todo esse procedimento segue uma hierarquia.

E, além da criação do EAP, um dicionário é criado para inserir todos os elementos necessários.

Então, durante o procedimento de criação de o que é escopo de um projeto, o EAP é um dos principais pontos. Recomenda-se que você busque por auxílio para realizar essa etapa da melhor maneira possível, evitando que erros sejam cometidos.

Valide o seu escopo


Assim que você definir todo o processo de o que é escopo de um projeto, chegou o momento de uma etapa fundamental para finalizar: a validação do mesmo.

Se você identificar que alguma característica de seu escopo precisa ser modificada, isso será visualizado no momento da validação. Caso isso não seja necessário, você poderá passar para a etapa da ação.

Esse procedimento diz respeito à formalização e aceitação para entregar o produto. Caso não seja aceito, então o seu projeto deve passar por todas as mudanças necessárias para que seja validado.

Entretanto, é muito comum que, durante a validação de seu escopo, você consiga facilitar a aceitação de seu produto. Justamente por isso, é importante compreender e realizar todos os processos corretamente.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *