As ferramentas de push notification se tornaram bem populares nos dias atuais. Em termos gerais, trata-se daquela notificação que aparece em seu celular, oferecendo promoções ou notícias de última hora.

Ferramentas de push notification

Essas notificações push são um vínculo entre o site ou aplicativos e seus usuários, conhecido por muitos como o canal de comunicação direta. Ao utilizar essas ferramentas, existe a possibilidade de se comunicar de forma direta com seus possíveis clientes, promovendo e divulgando sua marca.

Mas antes de usar a tecnologia do momento, é essencial saber como as ferramentas de push notification funcionam. E, também, conhecer quais são as vantagens de utilizá-las para a promoção de seus produtos ou serviços.

O que são as ferramentas de push notification?

Entenda o que são as ferramentas de notificação


Em resumo, as ferramentas de push notification servem para entregar notificações na tela do smartphone ou desktop dos usuários. Ou seja, essa tecnologia é usada como um canal de contato direto entre os sites ou aplicativos e seus usuários.

Portanto, tratam-se de “pop-ups” que surgem na tela dos usuários, contendo frases ou perguntas. Na maioria das vezes, servem para engajar os usuários. Por exemplo, a notificação de um aplicativo de comida na tela de bloqueio de seu smartphone.

Quando os usuários aceitam recebê-las em seu desktop, é muito comum que esses alertas sejam enviadas para a área de trabalho do computador.

É notável que, as notificações são úteis para engajar o público de um certo negócio. E isso serve para atrair os usuários a investir em algum produto ou serviço, assim como divulgar notícias de última hora.

E, mesmo que essa tecnologia seja muito popular, ainda é um desafio encontrar a melhor estratégia para o uso. Isso porque, em alguns casos isso afeta de modo negativo suas buscas e nutrição dos leads. É o caso quando os sites/aplicativos usam essa ferramenta de forma desenfreada.

Quais são as vantagens de utilizar essas ferramentas em seu negócio?


Existem diversas vantagens em aplicar as ferramentas de push em seu negócio. Uma das maiores é, sem dúvidas, garantir um maior engajamento com o seu público.

Então, no momento em que você personalizar suas mensagens, seguindo as melhores práticas no digital, as seguintes vantagens são garantidas:

Aumento do tráfego em seu aplicativo ou site


Uma das maiores vantagens de utilizar essas ferramentas de push notification é a garantia de um maior tráfego em seu aplicativo ou site. Essa é a melhor forma de atrair o público-alvo que consome certo produto/serviço.

Mesmo assim, é essencial que a sua plataforma digital já conte com algum tráfego. Pois os usuários tendem a acessar o seu site no momento em que esses “pop-us” aparecem.

Aplicar as estratégias corretas torna mais fácil captar mais inscritos ou enviar ofertas relâmpagos. Também é possível planejar o envio de materiais ricos, o que pode ser muito benéfico para o seu negócio.

Melhora as vendas de seu e-commerce


É muito comum que as empresas contem com diversos meios de contato para alertar os usuários sobre seus descontos ou novos produtos. Uma delas é o uso do e-mail para enviar notificações de promoção de produtos ou serviços.

Atualmente, as push notification servem para variar esse tipo de comunicação entre sites ou aplicativos e usuários. E existem diversos relatos que mostram a melhoria das vendas em seu e-commerce.

Então, se você é dono de uma loja virtual, vale a pena pensar seus métodos e usar essas ferramentas.

Como utilizar as ferramentas push notification?

Como utilizar as push notification


O primeiro passo para utilizar essas ferramentas é a criação de uma estratégia de marketing.

Responda de forma clara a seguinte questão antes de iniciar o uso desse serviço: Qual é o seu objetivo ao enviar essas “pop-ups” aos seus usuários? A resposta vai tornar mais fácil entender o perfil de seu público e criar boas estratégias.

Quando você cria qualquer mensagem para chamar a atenção dos usuários, isso pode se tornar algo ruim para o seu negócio. Isso porque, se esses alertas o incomodarem, ele pode desinstalar o aplicativo.

Então, para evitar correr esse risco, seguir algumas dicas podem auxiliá-lo nesse processo:

Frequência da push notification


De acordo com uma pesquisa divulgada pelo PushCrew, cerca de 74% dos usuários acreditam que o envio de cinco notificações diárias seja exagerado.

Portanto, esteja alerta com a frequência das mensagens para os usuários.

Claro que isso não diz respeito às mensagens personalizadas, já que essas tendem a chamar a atenção das pessoas. Um bom exemplo é um “pop-up” sobre o envio de um produto, como é o caso dos aplicativos de comida.

Não envie notificações genéricas mais de uma vez por dia.

Horário


Assim como ocorre com o envio de muitas notificações genéricas, os usuários não gostam de receber mensagens em qualquer horário.

Uma ótima opção é utilizar o horário comercial para enviar suas notificações. Isso será ainda melhor durante às 12h ou até às 18h. Também é importante encaminhar suas mensagens entre as terças e sextas-feiras.

Estratégia


Para alcançar o seu objetivo com as notificações, é essencial que você monte uma estratégia de comunicação eficaz.

Dessa maneira, quando colocada em prática, torna-se mais fácil verificar se o seu plano está saindo como planejado.

É importante que você monitore as taxas de cliques em suas mensagens. E também a conversão dos usuários e outros números que dizem respeito às métricas. Pois essa é a melhor forma de mudar algo em sua estratégia.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *