O Google Tag Manager (GTM) é um Gerenciador de tags oferecido pelo Google que percorreu um longo caminho desde o seu lançamento em 2012. Ao longo dos anos, a terminologia da interface mudou e foram adicionados recursos adicionais para facilitar o uso. Para quem usa o Google Analytics, ele pode ser utilizado em conjunto, para que a coleta de informações seja facilitada. Os recursos são simples e fáceis para utilizar
As informações ficam centralizadas em uma única ferramenta, o que facilita para quem deseja se tornar um pouco mais independente e não precisar de ajuda de desenvolvedores. Você consegue autonomia para realizar seu trabalho sozinho e realizar o acompanhamento da sua página em um único espaço.
O que é o Google Tag Manager (GTM)?
O Google Tag Manager é uma ferramenta com distribuição gratuita que permite o gerenciamento e a implementação de tags para fins de marketing em seu site ou em dispositivos móveis, sem que seja necessário a modificação no código fonte do seu site.
As informações contidas no seu site são compartilhadas com uma outra fonte de dados, que é o Google Analytics, através do Google Tag Manager. Ele é uma ferramenta poderosa quando existem múltiplas tags para o gerenciamento, já que todo código é armazenado em um único lugar.
O que são Tags?
Quando se trata de tags no seu website, é uma linha de código que pode enviar informações importantes para alguma ferramenta de terceiros, como o Google Analytics. As tags precisam ser adicionadas a cada página do seu website, a menos que você use um gerenciador de tags. As tags são a parte que acompanha o que está acontecendo em cada uma das suas páginas da web.
As tags podem descobrir como os usuários estão interagindo com os recursos do seu website. As tags são úteis quando usadas com uma ferramenta como o Google Tag Manager, pois podem rastrear automaticamente as informações que você deseja e precisa. O código é realmente adicionado ao GTM, o que ajuda a rastrear as informações desejadas. Ao fazer isso, as tags serão exibidas automaticamente em cada uma das suas páginas da web automaticamente.
O gerenciador de tags também tem um ótimo recurso que permite que você saiba quando seu código não está funcionando. Isso facilita a descoberta de que você precisa voltar ao gerenciador de tags e corrigir o código.
O que são Triggers?
Os acionadores são outro aspecto importante do uso do Google Tag Manager. Triggers são eventos que acontecem na sua página. Quando um evento acontece na página, as tags serão disparadas. Isso significa que as informações serão coletadas da tag e armazenadas onde você escolher. É por isso que é uma boa ideia ter o seu GTM trabalhando em conjunto com o Google Analytics.
Há muitos gatilhos diferentes que um webmaster pode escolher para coletar informações. Os acionadores podem ser quando um usuário clica nos botões do site, visualiza uma página específica, rola para baixo para obter mais informações ou faz o download de algo.
O que são variáveis?
Quando o Google Tag Manager usa diferentes aspectos para descobrir se a condição de um acionador foi atendida, essas são variáveis. Estes são outro componente importante do uso da ferramenta. As variáveis também têm capacidade para enviar informações muito específicas.
Você pode especificar variáveis, ou você pode apenas usar a opção para incluir todos os tipos de cliques quando um visitante clica em um link. Isso permitirá que todas as diferentes opções de variáveis permaneçam abertas. Use variáveis se você estiver interessado em acompanhar determinadas ações, como cliques em um URL.
Essas variáveis podem ajudá-lo a rastrear as informações mais importantes e relevantes necessárias para fins de marketing ou usabilidade. As variáveis são usadas com gatilhos e tags para ajudá-lo a obter as informações mais específicas. Isso pode ajudar a eliminar dados sem importância, para que você obtenha exatamente o que precisa quando precisar.
Qual o objetivo do Google Tag Manager
O objetivo de um sistema de gerenciamento de tags é gerenciar a implementação de plataformas de análise no rastreamento das interações do usuário por meio de uma interface amigável. Muitas plataformas de análise populares lançaram seu próprio tipo de gerenciador de tags, como o Launch by Adobe Analytics.
Esses vários gerenciadores de tags, bem como suas contrapartes de plataforma de análise, usam terminologia diferente, mas são muito semelhantes em termos de funcionalidade. A maioria das soluções de TMS é compatível com plataformas e aplicativos populares, desenvolvidos para integrar sem problemas, sem programação adicional (pelo menos é o que eles anunciam).
O Gerenciador de tags do Google ajuda a tornar o gerenciamento de tags simples, fácil e confiável, permitindo que profissionais de marketing e webmasters implantem tags de website em um só lugar. Eles dizem que é uma ferramenta “simples” que qualquer profissional de marketing pode usar sem precisar de um desenvolvedor da Web.
Por que você precisa de Google Tag Manager?
Há muitos benefícios importantes em usar o Google Tag Manager. Primeiramente, é livre para usar. Tudo o que você precisa fazer é ter uma conta para o Google. É uma ferramenta muito eficaz porque uma empresa não precisa se preocupar com seu orçamento ao usá-lo. Não só é benéfico que seja gratuito, mas elimine a necessidade de trabalhar com desenvolvedores externos.
Ele também pode funcionar em conjunto com o Google Analytics, o que facilita a você ter tudo que precisa no Google. Isso permite que os gerentes de sites saibam onde encontrar suas informações e se mantenham organizados. Você também pode acompanhar quase tudo o que quiser em seu site e ver como as pessoas o estão usando. Você pode acompanhar vídeos, enviar formulários e muito mais! Qualquer coisa que você precise rastrear pode ser rastreada.
Recursos interessantes do Google Tag Manager
Outro ótimo recurso do GTM é que você nem precisa se preocupar com segurança. Hoje em dia, há muito a se preocupar quando se trata de garantir que as informações que você tem em relação à sua empresa sejam seguras, mas com essa ferramenta você está protegido.
Ele usa estratégias para manter seu nome de usuário e senha protegidos, para que você não precise pensar nisso duas vezes. Ninguém será capaz de acessar sua conta e encontrar seus dados.
Ter controle sobre esses recursos em seu site fornecerá as informações importantes que você precisa para entender suas análises. Quando as análises são melhor compreendidas, um site será mais bem-sucedido.
Outros recursos importantes do GTM
O Rastreamento de ID do usuário é um recurso que permite que os dados sejam coletados de usuários reais em vez de apenas seus dispositivos. Isso significa que os dados coletados serão mais precisos e permitirão que você reduza os laços com desenvolvedores caros.
Quando o Google Tag Manager estiver pronto para ser exibido em seu website ou aplicativo para dispositivos móveis, você não precisará escrever nenhum código adicional. Seus códigos de marketing e análise serão todos resolvidos.
Ele é fácil de usar, gratuito e ajuda você a fazer o trabalho sem pagar a outra pessoa para fazer isso. Quando você sentir que precisa alterar um código, não precisará reescrever o restante do código ao usar o Gerenciador de tags do Google.