Existem diversas ações de marketing digital para alcançar um número maior de visualizações e seguidores, porém de médio a longo prazo que os resultados são obtidos. Mas, só o Google Adwords consegue que seus resultados sejam obtidos de uma forma quase imediata, o resultado aparece em curto prazo.

Uma das principais fontes de receita do Google e a primeira opção para quem deseja um investimento em mídia remunerada em sua estratégia de marketing. O Google Adwords se destaca entre as demais, pois ele é uma plataforma voltada para anúncios self-service que possibilita que empresas, independentemente do tamanho, a ter anúncios e extrair os resultados.

O que é o Google Adwords?

O Google Adwords é um serviço ou programa de publicidade on-line criado pelo Google que permite que uma empresa alcance seu público-alvo criando anúncios da Web e concorrendo por sua exibição. Os anúncios criados usando este programa são baseados no conceito de Keywords, que são selecionados ou definidos pelos anunciantes.

Usando o Google Adwords, as empresas podem escolher o orçamento para criar o anúncio, escolher o local ou as páginas da web em que o anúncio será exibido e também avaliar o resultado ou o impacto do anúncio. Os usuários podem escolher qualquer quantia que desejem investir usando este serviço, pois não há limite superior. Além disso, as empresas podem parar de usar o Google Adwords ou fazer uma pausa sempre que quiserem.

Ele foi lançado no ano 2000 e, durante os primeiros dias, os anunciantes precisavam pagar uma taxa mensal para que suas campanhas fossem configuradas e gerenciadas pelo Google. Mais tarde, em 2005, um recurso de autoatendimento foi introduzido e denominado Jumpstart.

No ano de 2013, a empresa anunciou que apresentará outros recursos para que os anunciantes possam gerenciar e gerenciar suas campanhas publicitárias de uma maneira melhor e mais eficiente. Os recursos aprimorados tornaram possível exibir anúncios em vários dispositivos, incluindo telefones celulares e tablets.

Depois de criar uma conta no Adwords e configurar as opções de faturamento (a ferramenta aceita pagamentos via cartão de crédito ou boleto), você tem a possibilidade de escolher qual o tipo de campanha você quer desenvolver. A Rede de Pesquisa do Google é o tipo de campanha mais concorrido, visto que possibilita exibir anúncios de texto diretamente na ferramenta de pesquisas mais utilizada no mundo para usuários que estão buscando exatamente o que a empresa tem a oferecer.

Como é a estrutura de um anúncio no Adwords

Basicamente um anúncio do Google Adwords tem sua divisão em quatro partes:

  • URL Final: É o endereço final onde o usuário será direcionado após o clique no link do anúncio, essa URL não aparece no seu anúncio;
  • Título: É a primeira linha do seu anúncio. O cadastro é realizado em 2 linhas com até 30 caracteres cada, a separação acontece por um hífen no título;
  • Caminho: É o endereço “fantasia”, bem mais curto e que fica aparecendo em verde;
  • Descrição: São as linhas de texto que ficam abaixo, onde só permite até 80 caracteres.

Quais são os princípios básicos do Google Adwords

Se você é proprietário de uma empresa ou anunciante que deseja usar o Google Adwords para criar seus próprios anúncios, primeiro é necessário saber como esse serviço funciona. O Google Adwords é o método de marketing Pay-Per-Click mais popular que funciona com base em alguns princípios básicos, como:

Estratégias de licitação

Os anunciantes que usam o Google Adwords precisam colocar seus anúncios nos leilões. Esses leilões são executados pelo Google para encontrar os anúncios exibidos quando alguém pesquisa no Google. Para colocar seus anúncios em um leilão, você precisa escolher uma estratégia de lances, dependendo do seu objetivo, que são:  

  • Custo por clique – essa é uma estratégia na qual você se concentra em obter cliques em seus anúncios. Este é um método adequado para aqueles que desejam criar tráfego em seu site.
  • Custo por impressão – essa é uma estratégia na qual você se concentra no número de vezes que seu anúncio é exibido. Essa estratégia é adequada para aqueles que desejam construir em sua marca e imagem.
  • Custo por aquisição – Essa estratégia está relacionada à taxa de conversão de clientes. É adequado para aqueles que já são anunciantes estabelecidos e agora estão interessados em promover compras, etc.

Índice de qualidade

O Índice de qualidade é a relevância e a qualidade do seu anúncio, que o Google avalia para ver se o seu anúncio é realmente útil para o cliente e, ao clicar nele, leva-o à página que deseja visitar. Quanto mais alto for o índice de qualidade, melhor será para o seu negócio e, mesmo que o lance máximo do concorrente seja maior que o seu, seu anúncio será exibido acima do deles, desde que seu índice de qualidade seja melhor.

Alguns fatores dos quais essa pontuação depende incluem o desempenho da conta, a relevância do anúncio, a taxa de cliques ou a CTR ou o anúncio e o desempenho.

Classificação de anúncios

A Classificação de anúncios é outro princípio importante do Google Adwords e é a classificação atribuída a um anúncio com base em seu lance e em seu índice de qualidade. Basicamente, todos os anúncios são colocados em um pedido baseado na classificação do anúncio. O anúncio com a Classificação do anúncio mais alta está na posição superior e as classificações subsequentes obtêm posições subsequentes.

Você sabia que o Google Adwords agora é Google Ads?

O Google Adwords mudou seu nome para Google Ads, a redução foi de quatro letrinhas, mas foi alinhado com uma estratégia da companhia. Com a mudança do nome veio a criação de uma novidade direcionada para os pequenos negócios, que são: Campanhas Smart.

Essa será a melhor forma para quem está buscando a otimização dos seus recursos. O Google utilizará um Machine Learning para que as ações tratadas como prioritárias sejam complementadas, como por exemplo o recebimento de ligações.

As nomenclaturas novas envolvem outras ferramentas mais antigas, como: Google Analytics 360 e também o DoubleClick Digital Marketing juntaram suas forças em uma nova plataforma, a Google Marketing Platform. A empresa atendeu aos pedidos de diversos profissionais que necessitavam de uma plataforma integrada, que fizesse a união entre as ferramentas de anúncios e também de análise.

Tipos de arquivo

  • Formatos de imagem GIF, JPG, PNG
  • Formatos HTML5 Arquivo ZIP com HTML e, opcionalmente, CSS, JS, GIF, PNG, JPG, JPEG e SVG (responsivo ou padrão)
  • Formatos de HTML para AMP Arquivo ZIP contendo 1 documento
  • HTML e até 39 recursos de mídia.
  • Tamanho máximo 150 KB

Tamanhos dos anúncios do Google Ads

Quadrado e retângulo

  • 200 × 200 Quadrado pequeno
  • 240 × 400 Retângulo vertical
  • 250 × 250 Quadrado
  • 250 × 360 Widescreen triplo
  • 300 × 250 Retângulo inline
  • 336 × 280 Retângulo grande
  • 580 × 400 Netboard

Cabeçalho

  • 468 × 60 Banner
  • 728 × 90 Cabeçalho
  • 930 × 180 Banner superior
  • 970 × 90 Cabeçalho grande
  • 970 × 250 Quadro de faturas
  • 980 × 120 Panorama

Arranha-céu

  • 120 × 600 Arranha-céu
  • 160 × 600 Arranha-céu largo
  • 300 × 600 Meia página
  • 300 × 1050 Retrato

Dispositivos móveis

  • 300 × 50 Banner para celular
  • 320 × 50 Banner para celular
  • 320 × 100 Banner grande para celular

Responsivo

Os tamanhos dos anúncios HTML5 responsivos são determinados pelo espaço disponível.

Novidades do Google para quem ganha dinheiro com Ads

O Google não pensou apenas em que investe quando implementou todas as mudanças em sua plataforma, quem lucra com o Ads também foi contemplado. Os sistemas DoubleClick for Publishers e DoubleClick Ad Exchange, estão integradas em uma única plataforma, o Google Ad Manager.

A justificativa para tal mudança foi a modificação na forma de consumo de um determinado conteúdo, onde uma multiplataforma seria mais interessante. De acordo com o Google, esse conjunto de mudanças ajudarão os produtores de conteúdo a conseguirem uma remuneração mais interessante. Não houve nenhuma modificação até o momento relacionado ao Adsense e nem referente ao Admob.

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