O marketing digital se utiliza de maneira bastante do SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca). Quem faz uso desse tipo de técnica, então, precisa igualmente estar a par da diferença entre Black Hat e White Hat.
São diversas as técnicas que compõem o SEO. Todas elas se voltam à otimização dos resultados em ferramentas de busca. Em outras palavras, o posicionamento do site nas respostas de pesquisas no Google e outras ferramentas do tipo.
Essas técnicas, por sua vez, dividem-se em subgrupos. Eles podem ser do tipo Black Hat e White Hat. Enquanto alguns podem causar prejuízos à empresa, outros podem ajudar em longo prazo. Por isso, é imprescindível conhecê-los e saber distingui-los.
Técnicas de SEO: O que são?
Para entender a diferença entre Black Hat e White Hat, subgrupos do SEO, é preciso, antes, compreender o que é a Otimização para Motores de Busca. Ela corresponde às técnicas voltadas para melhor posicionamento de um site em ferramentas de procura online.
Por exemplo, atuam no Google, mas também em outras ferramentas de busca. Com isso, aumentam as chances de uma empresa ter seu site ou anúncio dentre os primeiros lugares dos resultados.
Note que isso é extremamente importante, pois quanto mais bem posicionado seu site estiver, maiores as chances de que quem realiza a busca clique nele. Isso é algo natural e, por isso, chama a atenção do marketing digital.
Foi a partir da necessidade de garantir melhor posicionamento em resultados de busca que o marketing voltado ao ambiente online percebeu a necessidade de trabalhar com técnicas que permitissem isso.
Dessa forma, houve a criação de várias. Existem aquelas reconhecidas como legais, e outras como contraindicadas, por não ser ética e burlar sistemas.
Isso, aliás, está no cerne da diferença entre Black Hat e White Hat, conforme veremos abaixo.
O que é White Hat?
Primeiramente veremos o que é White Hat. Esse termo se refere ao uso de estratégias para melhorar o posicionamento de uma página nas pesquisas do Google. Aqui, então, os resultados costumam ser consistentes e em longo prazo.
Essas são as técnicas, dessa maneira, que os mecanismos de Google consideram éticas e corretas. Portanto, têm reconhecimento quanto sua legalidade e possibilidade de uso em conteúdos para que eles possam melhorar, com o tempo, suas posições em resultados de busca.
Abaixo, para ajudar na compreensão da diferença entre Black Hat e White Hat, separamos algumas das principais estratégias que exemplificam quais são as atuações éticas para melhorar o posicionamento.
Quais são os exemplos dessa prática?
Veja, agora, algumas das técnicas que são ótimas para melhorar a aparição da sua página dentre os primeiros lugares dos resultados de busca:
- Foco na palavra-chave com respeito ao limite imposto por cada ferramenta de busca;
- Uso de Title Tag (título que aparecerá nos mecanismos de busca, não necessariamente sendo o mesmo do artigo ou página) chamativo;
- Criação de textos, mesmo em lojas online, que chamem a atenção do público para as soluções que os produtos de venda apresentam;
- Meta descrição, com um resumo do que o leitor encontrará na página;
- Links internos e externos;
- Heading Tags, ou seja, uso de títulos e subtítulos que demonstrem a hierarquia das informações dentro da página;
- Valor de conteúdo, relacionado a como ele pode suprir todas as dúvidas de um usuário, de maneira que exige textos maiores, mas não superiores a 2.400 palavras.
Essas, então, são algumas das estratégias que ajudarão você a entender a diferença entre Black Hat e White Hat. Lembre-se, dessa forma, que as ações acima são devidamente reconhecidas como válidas e éticas pelos mecanismos de busca.
O que é Black Hat?
Agora que você já sabe o que é White Hat cabe vermos o que é Black Hat. Diferentemente das técnicas que o primeiro subgrupo envolve, aqui não estamos falando de ações com caráter ético.
Ou seja, as técnicas de Black Hat são consideradas antiéticas. Dessa maneira, demonstram algum tipo de uso de informação de forma errônea ou, então, de estratagemas que burlem as diretrizes das plataformas de busca.
Portanto, quando falamos de Black Hat estamos nos referindo às técnicas que você deve evitar aplicar. A um primeiro momento elas podem ser bastante chamativas, afinal podem auxiliar a garantir alto número de acessos e com bom rankeamento logo no início.
Entretanto, plataformas como o Google fazem varreduras e inspeções constantes e, por isso, geralmente identificam o uso desse tipo de estratégia. Nesses casos, então, a sua página pode ser derrubada ou até mesmo banida dos mecanismos de busca.
Antes de vermos alguns exemplos sobre essas estratégias antiéticas, agora que você já sabe a diferença entre Black Hat e White Hat podemos explicar, igualmente, o porquê desses termos.
Black Hat corresponde a “chapéu preto”, enquanto White Hat é “chapéu branco”. Esses eram artifícios que se utilizavam em filmes para distinguir mocinhos e bandidos, especialmente em produções de faroeste, mesmo quando em imagens em preto e branco.
Dessa maneira, os mocinhos usavam chapéu branco, enquanto os bandidos, preto. Por isso, foram adotadas essas características para expressar a diferença de técnicas SEO de acordo com sua ética ou ausência dela.
E os exemplos dessa técnica?
São inúmeras técnicas que não são éticas e causam malefícios aos concorrentes, que tentam contornar as proibições dos buscadores.
Assim, para gravar de vez qual é a diferença entre Black Hat e White Hat, veja alguns exemplos das técnicas antiéticas:
- Exagero no número de palavras-chave, ultrapassando o número que a plataforma institui como máximo;
- Uso de recursos para camuflar palavras-chave adicionais espalhadas pelo site, como em cor branca sobre o fundo branco;
- Ainda, criação de sites falsos nos quais há adição de links externos com direcionamento para sua página.
Cabe lembrar que todas essas situações geram graves conseqüências às páginas. Afinal, são contrários às regras das plataformas. Então, a página pode ser derrubada temporariamente ou definitivamente, bem como ser banida do site de busca.
Além disso, vale lembrar que existem varreduras constantes. Por isso, esse tipo de ato sempre acaba sendo identificado e, então, as punições entram em prática.