Assim como os seres vivos, os produtos também têm fases. Ao conjunto delas se dá o nome de ciclo de vida de um produto e ele é extremamente importante para as empresas. Isso, pois, ao compreender como ele se comporta ao longo do tempo, é possível encontrar as melhores estratégias de mercado.

Dúvidas no marketing digital

Vale ressaltar que as características de um produto variam bastante ao longo da existência dele. Isso é algo bastante natural, afinal o próprio comportamento do consumidor e do mercado se altera com o passar dos anos.

Com isso, torna-se essencial que se conheça como ele funciona para, então, direcionar as melhores metodologias de marketing digital de acordo com cada fase do produto. Para isso, continue lendo e veja como se dá tal ciclo e como ele se compõe.

Conheça o ciclo de vida de um produto

Um produto, independentemente de sua natureza, passa por inúmeras fases ao longo de sua vida. Afinal, ele precisa ser concebido enquanto conceito, produzido e apresentado ao público. Tudo isso, então, antes mesmo de alcançar seu ápice e, também, necessários para este.

O conceito de ciclo de vida com aplicação aos produtos remete à criação teórica de Theodore Levitt, economista que demonstrou que durante a vida de uma mercadoria ela encontra diferentes vantagens e desvantagens e, por isso, exige métodos exclusivos para cada uma das fases.

Por isso, ele passa por um mapeamento da vida do produto. Ela se inicia, é claro, com a concepção do projeto e termina quando a mercadoria se torna obsoleta ou não apresenta mais usabilidade. Ainda, isso pode ocorrer por cessão da produção dele em razão de substituição de uma versão mais moderna.

Conhecer tais fases, então, é uma forma de se preparar estrategicamente a fim de gerenciar não apenas os processos produtivos. Isso influencia de sobremaneira o marketing sobre sua marca e produto. Por isso, confira abaixo cada um desses momentos.

Criação de projeto do produto

Fases do ciclo de vida de um produto

Nos itens abaixo você confere cada uma das 05 fases que compõem o ciclo de vida de uma mercadoria. Eles se aplicam seja qual for a natureza dos seus produtos e, por isso, são importantes para todas as categorias de atuação empresarial.

Fase 01 – Introdução

A primeira fase se refere à concepção do produto e do seu conceito. Mas não é só isso. Aqui ocorre o desenvolvimento do protótipo, a apresentação dele às equipes (incluindo a de marketing).

Ainda, é nessa fase que há o primeiro contato entre o público e a sua mercadoria, o que compõem os testes típicos de marketing.

É nesse momento, então, que ocorre a definição de qual é o público-alvo ideal para o seu produto. Assim, há o estudo sobre ele, suas preferências e como eles reagem aos produtos.

Da mesma forma, é isso que irá basear as estratégias de marketing desse estágio inicial do ciclo de vida de um produto. Conhecendo o público alvo você pode desenvolver a persona da marca e escolher as melhores metodologias de comunicação.

Igualmente, é neste momento que a empresa, caso ainda não presente nas redes sociais, deve começar a desenvolver seus perfis, bem como escolher quais são aquelas mais adequadas de acordo com seu público.

Fase 02 – Introdução no mercado

A segunda fase do ciclo de vida de um produto corresponde à introdução dele no mercado. Isso se dá após a finalização das fases de teste, aprovação da mercadoria e produção em massa para disponibilização do público.

Então, é aqui que as estratégias de marketing se desenvolvem com ainda mais fervor. Aliás, isso diz respeito tanto aos investimentos quanto aos trabalhos de ações de promoção do novo produto.

No entanto, é preciso esclarecer que nessa fase a lucratividade do produto encontra limites. Afinal, ele ainda está se apresentando ao público-consumidor.

Algumas das estratégias para esse momento é a promoção de parcerias com influenciadores que divulguem seu produto. Também, a massificação das publicações nas redes, com patrocínio e direcionamento para seu público.

Muitas empresas fazem intenso uso do atendimento pré e pós-compra, também, para obter feedbacks positivos que demonstrem a importância e efetividade da mercadoria que comercializa.

Fase 03 – Crescimento

Já na terceira fase do ciclo de vida de um produto ele obtém o reconhecimento do público e a visibilidade perante o mercado. Ou seja, seus lucros começam a aumentar e as vendas se tornam mais constantes e concretas.

Dessa maneira, aqui é crucial que haja o acompanhamento das métricas de marketing digital. Com isso, você se permite encontrar informações sobre quais são as estratégias que estão obtendo sucesso e quais não.

Para as positivas, é interessante mantê-las e pensar em formas de repetir esse sucesso no futuro, com as mesmas bases. Por outro lado, para as negativas é preciso cessá-las ou alterá-las para mudar os resultados.

Fase de crescimento no ciclo de vida do produto

Fase 04 – Maturidade

A quarta fase do ciclo de vida de um produto é a maturidade. Ela se caracteriza por um número estável de vendas e pelo sucesso das campanhas de marketing, que embora não apresente um gráfico crescente de vendas, encontra um bastante linear.

Nessa fase cabe à equipe de marketing continuar no acompanhamento das métricas sobre as campanhas. Da mesma maneira, pensar em novas, que não fiquem maçantes ao mesmo tempo em que não deixem de lado conceitos que até então foram positivos.

Por fim, é preciso acompanhar o mercado para reconhecimento de eventuais mudanças que possam surpreender suas estratégias.

Fase 05 – Declínio

Por fim, a quinta e última fase do ciclo de vida de um produto corresponde ao declínio.

Afinal, é comum a mercadoria ficar defasada, já que pode ocorrer mudança nos hábitos de consumo, do mercado ou de novos produtos.

Dessa maneira, aqui os gráficos de vendas encontram baixa e começam a diminuir gradativamente. Além de procurar repaginar seu produto, cabe nesse momento o desenvolvimento de novas mercadorias ou versões.

Por isso, é possível se adiantar às mudanças do mercado e das demandas dos consumidores, bem como manter sua empresa relevante, antevendo-se às dificuldades.

Portanto, não deixe de aplicar as estratégias de cada fase e as alie com as métricas de marketing.

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