O Largest Contentful Paint é um dos recursos que os donos de sites têm para analisar o funcionamento de sua página na web. Com ele, então, é possível entender melhor as chances dela alcançar sucesso, bem como o que pode atrapalhar nas taxas de conversão.

Em verdade, essa é uma unidade de medida que foi desenvolvida pelo Google. Ela traz, então, informações sobre a velocidade de carregamento, bem como sobre a otimização de um site.

Saiba mais sobre esse recurso, hoje, veja como ele funciona, o que o influencia e como ele pode ser importante para a sua página. Isto é, porque usá-lo e qual é a sua relevância no sucesso do seu site.

O que é Largest Contentful Paint?

Largest Contentful Paint

Esse termo, normalmente referido como LCP, sua abreviatura, é uma unidade de medida que revela a velocidade de carregamento de uma página.

Ele é capaz de revelar o tempo que o seu conteúdo principal leva para carregar e, assim, para conceder ao visitante as informações contidas na sua página. Dessa forma, nada mais é do que o tempo que se leva para acessar o site.

Como o LCP funciona e o que ele analisa?

O LCP analisa e define qual é a velocidade de carregamento de uma página. Dessa forma, ele traz informações sobre a experiência que um visitante possui ao visitá-lo em relação ao tempo que precisa para obter os dados da sua página.

E isso, saiba, influencia diretamente no sucesso do seu site. Afinal, estima-se que sites que demoram mais de 3 segundos para carregarem tendem a perder até 40% das possibilidades de acesso.

Note, então, que a velocidade é essencial para garantir ao visitante uma boa experiência. Esta, então, reflete na possibilidade de manter essa visita, bem como de gerar conversões e lucro para o seu site.

Para isso, o LCP funciona de modo a estimar qual é a velocidade de carregamento do seu site. A partir dos resultados você passa a entender se o seu site segue diretrizes de tempo que podem ajudá-lo a se desenvolver de melhor forma perante o público.

O que é considerado um LCP bom?

Segundo o Google, um LCP bom é aquele que consegue apresentar carregamento em até 2,5 segundos. Esse é o tempo máximo ideal para que uma página carregue seus dados e informações para o público que a visita.

Assim, existem três classificações que seguem o tempo médio de velocidade de carregamento, veja:

  • Até 2,5 segundos: Bom;
  • Entre 2,5 e 4 segundos: Precisa de melhoria;
  • Acima de 4 segundos: Ruim.

Note que essa informação, por si só, ajuda no gerenciamento de um site e de seus elementos. Afinal, não importa o quão bem estruturado ele seja. Caso não tenha capacidade de carregar rapidamente, os demais esforços podem ser em vão.

Com isso, o LCP ajuda o dono do site a entender se sua página precisa melhorar as taxas de carregamento que, então, refletirão diretamente sobre as possibilidades de atrair e manter visitantes ativos.

Além disso, é importante ressaltar que segundo o Google um LCP, para ser considerado bom, deve manter-se em carregamento de até 2,5 segundos em pelo menos 75% do tempo.

Por que o LCP é importante?

Ele é relevante justamente porque analisa um aspecto muito importante para os sites: sua velocidade. Como dito brevemente, ela pode ser capaz de manter o interesse de um visitante na sua página ou, então, de gerar sua desistência de acesso.

A desistência, então, acaba com as chances de conquistar um possível visitante para que ele se converta em um cliente. Portanto, um LCP ruim ou que precise de melhoras indica o que pode estar afetando as taxas de conversão e o sucesso da página.

Nesse sentido, veja que o LCP se revela uma fonte de informações sobre a possibilidade do seu site obter sucesso e lucro. Assim, ele não deve ser ignorado, pois analisa dados essenciais para a viabilidade da página.

O que influencia negativamente seu LCP?

Largest Contentful Paint

Existem uma série de fatores que possuem influência direta sobre o Largest Contenful Paint e que podem prejudicá-lo. Isto é, deixá-lo em condições de necessidade de melhorias ou, então, considerado como ruim.

Veja quais são esses fatores e saiba onde focar ao se deparar com taxas ruins de LCP.

Baixo tempo de resposta do servidor

Hospedar seu site em um bom servidor é essencial. Isso, aliás, tem impacto direto sobre as taxas e resultados de LCP. Afinal, caso o servidor tenha problemas, ele terá maiores dificuldades em carregar seus recursos e conteúdos de maneira rápida.

Dentro desse quesito, então, existem vários fatores que podem levar à baixa resposta do servidor. Além da qualidade deste, também temos o uso de bancos de dados não otimizados. Também, respostas em API demoradas.

Renderização de páginas da web no navegador com JavaScript

Esse aspecto também é conhecido como “Renderização do cliente”. Ele corresponde a uma forma de desenvolvimento de páginas de web. O que acontece é que o navegador precisa carregar o JavaScript antes de apresentar o conteúdo da página.

Isso, então, pode aumentar a espera para que o visitante tenha acesso ao site e ao que está presente nele.

Tempo de carregamento de recursos

Os recursos presentes no seu site também influenciam diretamente no LCP. Por exemplo, considere imagens ricas em detalhes, que podem se revelar em fotos, vídeos ou GIFs.

Existem alguns formatos desse tipo de recurso que são menos pesados e, por isso, podem ajudar no tempo de carregamento.

Da mesma forma, existem aqueles que exigem mais tempo para serem processados, o que obviamente vai impactar negativamente no seu Largest Contentful Paint.

Por exemplo, considere que imagens em JPEG são ricas em detalhes, mas também são bastante pesadas. Por outro lado, é possível substituí-las por conteúdo em formato WebP, que não perde em qualidade, mas ganha em muito no que diz respeito à velocidade de carregamento.

Como descobrir minhas taxas de Largest Contentful Paint?

Para isso a melhor solução é utilizar ferramentas pertencentes ao Google. Dentre as principais estão o Lighthouse e o Google Search Console.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.