O Marketing Digital possibilitou que os resultados obtidos em campanhas pudessem ser medidos e acompanhados, sendo possível entender quais são os pontos fortes e aqueles que necessitam de aperfeiçoamento, para que possam ser trabalhados no momento seguinte. E uma dessas ferramentas são os Testes A/B.

A melhor forma e também a mais eficaz de conseguir refinamento nos seus resultados da sua estratégia de marketing adotada é através dos testes A/B. Onde você consegue realizar 2 testes, mudando apenas uma única variável, para que você possa analisar qual teve um desempenho melhor. Os testes A/B revelam que com apenas ajustes finos é possível conseguir um número muito maior de visitas e leads.

Testes A/B: O que são?

Os testes A/B visam a divisão do tráfego em uma página predeterminada em duas partes: atual e uma outra de teste, com algumas modificações, para que analisado quais das versões tenha conseguido um resultado melhor, com maior taxa de conversão.

Os testes são realizados comparações entre as variáveis utilizadas no marketing, onde o principal objetivo é encontrar qual a variável gera a melhor resposta. Podemos citar um teste de formato de landing page, você precisa determinar qual terá a melhor taxa de conversão. Importante é não confundir os testes A/B com testes multivariados, pois eles testam mais de uma variável ao mesmo tempo, onde os testes A/B testem uma variável em duas variações.

Os testes A/B eliminam a necessidade de realizar suposições e te dá oportunidade de decidir com base em números e estudos, reduzindo as chances de tomar uma decisão errada ou que traga um resultado indesejado. Logo, é importante que exista investimentos em testes A/B para que você consiga aprimorar sua estratégia de marketing digital.

O que testar com os testes A/B?

Você pode utilizar em E-mails, Calls-to-action e também em Landing Pages. Você já se perguntou se um e-mail marketing teria um resultado melhor se uma imagem fosse adicionada? O teste A/B pode te responder essa pergunta com dados factíveis.

Sempre bate aquela vontade de todas as variáveis possíveis, mas existem testes que serão mais relevantes que outros, por isso é necessário ter critério no momento da escolha. Existem algumas variáveis que não terão grande contribuição para o aumento da sua taxa de conversão. Por isso, você precisa saber reconhecer aquelas que são mais importantes.

Se for testar Landing Page, inicie pelos tipos de oferta, para verificar quais os formatos que mais agradam os visitantes. Caso queira outros testes, você pode testar outros fatores, como:

  • Campos do formulário;
  • Layout da página;
  • Elementos textuais;
  • Imagens.

Falando sobre os testes A/B para e-mail, o interessante é realizar testes para formatos de e-mails variados, onde você pode incluir tudo em um único tópico, estilo e-mail promocional ou no formato de newsletter, que agrega diversas informações num único e-mail. Verifique como seu público vai reagir em cada um dos e-mails para tomar a melhor decisão. Outros testes que podem ser realizados, são:

  • Horário de envio;
  • Imagens;
  • Diferentes CTAs;
  • Estilo da escrita do assunto;

Os testes para CTA (Call-To-Action) consistem na identificação da melhor localização na própria página, pois ele consegue revelar dados que são bem importantes para sua estratégia, aumentando assim a conversão. Não esqueça de testar textos, cor, tamanho e outros elementos gráficos para que o usuário se sinta à vontade em corresponder.

Quais as melhores ferramentas para realização de testes A/B?

Os testes A/B devem ser realizados com ferramentas ou softwares especializados em automação de marketing, que possuam tal funcionalidade. Existem algumas ferramentas no mercado, conheça as melhores:

  • Google Website Optimizer: Essa é uma ferramenta que faz parte de uma plataforma de marketing desenvolvida pelo Google para que seja possível analisar a qualidade das landing pages, bem como outras iniciativas que visam a atração do público. Para que você consiga utilizar essa ferramenta, é necessário que o administrador tenha uma conta Google, que é gratuita. As avaliações que essa ferramenta realiza, oferece uma nova perspectiva sobre a melhor estratégia a ser adotada.

O principal objetivo de tal ferramenta é mostrar ao responsável pelas campanhas de marketing como seu público reage a um determinado tipo de conteúdo e com as formas de divulgação propostas. A capacidade de avaliar diversos elementos é um dos diferenciais dessa ferramenta.

  • Optimizely: Essa é uma ferramenta que possui um destaque especial para a liberdade que ela proporciona por quem produz conteúdos, já que não é necessário envolvimento de outros setores para realização de mudanças ou para controlar resultados.

A Optimizely permite que você segmente origens diferentes de tráfego, como: tablet, smartphone, computador entre outros. A instalação é bem simples e rápida, basta apenas adicionar uma linha de código em javascript. Avalie a performance, pois pode acontecer que após a implementação, a página fique um pouco mais lenta para carregar.

  • Ab Tasty: Essa é uma ferramenta bem interessante para testes A/B, pois ela não necessita que o administrador possua conhecimentos de programação para seja possível realizar os testes, ele possui uma boa interface gráfica com um editor bem intuitivo, tornando bem simples. Uma outra vantagem interessante dessa ferramenta é que é possível incluir diversas contas para realizar o monitoramento.

Com o uso Ab Tasty é possível viabilizar autorizações de acesso em diversos dispositivos e com um número ilimitado para alterações, tornando-se muito atrativo para quem necessita de muitos testes. Porém, essa ferramenta não é gratuita, é preciso pagar um valor para que todas as funções sejam liberadas, como por exemplo: a integração com o Google Analytics, que estão disponíveis apenas na versão Premium.

  • Google Analytics: Não poderíamos deixar de citar o Google Analytics, que viabiliza a realização das avaliações. O administrador consegue analisar os resultados obtidos nos testes A/B em até 9 mudanças, que podem ser realizadas por um determinado número de pessoas (precisam ser predeterminadas). Após as fases de testes, os relatórios que foram gerados podem ser utilizados como um guia de quais ações são necessárias para atrair seu público para perto de você.

Se você está precisando trazer seu público para perto, uma das melhores soluções que você pode arranjar são os testes A/B, pois ele vai otimizar a sua taxa de conversão tanto nas landing pages, quantos nos CTAs e também e-mails. Com a execução dos testes, a sua empresa tem a oportunidade de aprender bastante com seu público, pois terá o entendimento do seu comportamento na Internet.

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