Marketing 4.0 é uma estratégia de marketing baseada em pesquisas do professor Phillip Kotler. De acordo com os princípios de marketing do Caffeinated e do Kotler, o marketing eficaz exige mais do que apenas engajamento on-line entre vendedores e compradores. O envolvimento off-line também tem um papel a desempenhar.

Marketing 4.0 é uma abordagem de marketing que combina interação online e offline entre empresas e clientes. Na economia digital, a interação digital por si só não é suficiente. De fato, em um mundo cada vez mais on-line, o toque off-line representa uma forte diferenciação. O Marketing 4.0 também combina estilo com substância. Embora seja imperativo que as marcas sejam mais flexíveis e adaptáveis ​​devido às rápidas tendências tecnológicas, seus personagens autênticos são mais importantes do que nunca. ”- Kotler descreve sua abordagem, mas de uma maneira mais detalhada, podemos dividir essa ideia em poucos setores.

Como as pessoas estão cada vez mais conectadas, é importante conhecê-las antes de entrar no mercado. É aí que entra o marketing multicanal, com o Google AdWords, marketing de mídia social, conteúdo ou marketing por e-mail. As vendas acontecem on-line e as informações são distribuídas on-line também. Melhor maneira de fazer as pessoas perceberem o seu produto? Lute por sua atenção de forma diferenciada, antes mesmo de considerar uma compra.

As relações digitais como parte do crescimento econômico são apenas uma parte do modelo que torna o marketing digital eficaz. A outra parte é composta de marketing tradicional, enquanto a evolução da marca está sendo experimentada com o avanço da tecnologia, a autenticidade dessas marcas vem a desempenhar mais do que nunca.

Do tradicional ao marketing digital

À medida que nos movemos do tradicional para o digital, o marketing passou por uma transformação fundamental no modo como seus vários elementos são incorporados. O processo de marketing tradicional começa com a segmentação, em que o mercado é homogeneamente agrupado com base em atributos geográficos, demográficos ou psicográficos. Depois vem o direcionamento, que essencialmente significa determinar qual (is) segmento (s) atender, com base em vários fatores, incluindo tamanho, atratividade e potencial de crescimento, entre outros.

Embora a segmentação e a segmentação sejam elementos críticos na determinação da estratégia de mercado de uma marca, eles também destacam a natureza linear do relacionamento de uma marca com seus clientes – como as marcas tomam suas decisões de forma unilateral, com pouca ou nenhuma ajuda dos clientes. A contribuição do cliente é limitada aos insights extraídos dos métodos tradicionais de pesquisa de mercado, normalmente atuando como precursores dos processos de segmentação e segmentação. O processo é vertical!

Essa sub-representação do cliente no processo tradicional de marketing surge como uma falha impressionante quando justaposta à realidade do atual boom da economia digital. Nesta era de maior conectividade, os clientes conectados socialmente formam redes horizontais de comunidades que representam os segmentos da nova era. As comunidades são formadas por clientes por conta própria.

Para que as marcas possam penetrar nessas comunidades e transmitir efetivamente suas mensagens, elas precisam se encaixar naturalmente – atuando como amigos, demonstrando cuidado e preocupação genuína para atender às necessidades e desejos dos clientes.

De 4P & AIDA a 5 As – Tudo que você precisa saber!

Lembro-me de ter ensinado diferentes estratégias de marketing, com uma abordagem de ouro: “Isso vai funcionar, desta vez!” Depois de alguma experiência, sei que esses modelos são temporários e, agora, a abordagem mudou para os 5A, ajustada a tecnologias da Internet e conteúdo on-line presente o tempo todo. Perguntar, aconselhar, avaliar, auxiliar e organizar são basicamente etapas que fazem você pesquisar primeiro (com base nas respostas dos clientes), sugerir uma solução (como no inbound marketing), depois ajudar e vender seu produto. Isso está nos levando ao próximo ponto – baseado em personas mais precisas.

Abraçando o 5A

Estratégias de marketing vêm e vão. Eles prometem trabalhar, ou pelo menos até que sejam substituídos por novos. A partir da 4P e da AIDA, agora temos a estratégia da Kotler, a 5A, que funciona de acordo com a tecnologia on-line atual. O modelo 5A desconsidera os outros?

Definitivamente não. Na verdade, ele reconhece outros caminhos que os clientes podem optar por usar para comprar produtos. Estes podem ser tradicionais, digitais ou uma mistura de ambos. A estratégia exige que você faça perguntas e pesquisas de acordo com o feedback dos clientes, oferecendo possíveis soluções, ajudando e vendendo seus produtos.

Experiência do usuário

Ter um grande interesse pela experiência de seus clientes fornece informações sobre o que funcionará a seu favor. Ouvi-los e responder suas perguntas é um longo caminho. Além do que você já está oferecendo; pergunte, acompanhe e investigue o que mais eles precisam e os problemas que podem encontrar.

Armado com isso, desenvolva métodos de abordagem que funcionem melhor para alcançá-los e ajudá-los a resolver os problemas. A estratégia da 5A trabalha com a capacidade de coletar dados conclusivos sobre seus clientes e decifrá-los para tomar decisões conclusivas sobre como você pode mantê-los como clientes.

Antropologia da Experiência do Usuário

Ao chegar às pessoas, um mapa de jornada detalhado do cliente é a chave para organizar uma ótima campanha, com canais detalhados da distribuição da sua oferta. Pense não apenas no seu cliente como pessoa, que precisa dos seus serviços. Pergunte – o que mais eles precisam, quais são os obstáculos e qual conteúdo seria o mais atraente e útil. Ao ajustar os 5 A, o feedback principal é a informação. A única coisa que você precisa fazer é entendê-lo. Quanto mais próximo você estiver do seu usuário, melhor poderá obter dados sobre seus leads e entender o que precisa ser feito para torná-los seus clientes.

Marketing Multicanal

Como você provavelmente sabe, o mapa de jornadas do cliente precisa incluir todos os canais e plataformas nos quais seus usuários podem atender sua oferta. Quer seja um mecanismo de pesquisa ou um Linkedin, crie o conteúdo de cada canal. Entenda por que esses usuários estão engajados nessa plataforma específica, o que eles querem ver ou ler lá. As interações multicanais podem ser uma chave para o sucesso, mas lembre-se de que cada canal é diferente e precisa ter um conteúdo e apelo à ação diferentes. Altere a perspectiva para seus usuários e projete as interações mais adequadas para eles em cada canal que eles encontrarem na sua oferta.

Marketing de engajamento

Envolvendo práticas multicanal, você precisa entender também que você tem o seu usuário a bordo não apenas até o ponto de venda. Engajamento marketing é tudo sobre seus seguidores, leads interessados, que podem fazer uma compra um dia, clientes que lembram sua oferta e produto e querem ficar com sua empresa e, finalmente, – consciência da marca. Permita que as pessoas participem e interajam com sua marca, mesmo que elas não sejam completamente o alvo, que precisam ser abordadas. Ser social e envolvente pode ser um excelente cartão de visita.

A importância do Marketing 4.0 para a sua empresa

Mesmo que tudo e todos estejam conectados a todo o tempo, e que a Internet já seja realidade em nosso dia-a-dia, em nossas atividades e em nossa vida, muitas empresas ainda continuam com práticas antigas, que não agregam valores o seu negócio, o marketing tradicional já não é efetivo, por isso é preciso encontrar novas maneiras de alcançar o seu público, pelos seus meios de comunicação.

O Marketing 4.0 chegou com a proposta de fazer com as empresas entendam a nova realidade no perfil dos consumidores e em todas as mudanças que a Internet trouxe para o mundo dos negócios. É preciso que você mostre o seu valor, enquanto marca, para o seu consumidor.

Ele precisa conhecer com a sua empresa se posiciona perante à polêmicas, o que você pensa e como você se preocupa com as necessidades deles, atendendo a todos esses requisitos, que o consumidor começa a se interessar pelo seu produto. Logo, a importância do marketing 4.0 para a empresa, que está relacionada diretamente com as mudanças do consumidor.

Saiba como aplicar o marketing 4.0 no seu negócio!

Existem diversas empresas que estão aplicando as técnicas de Marketing 4.0 na sua estratégia, mesmo que o conceito esteja chegando com mais força no mercado agora.

Já existem muitas empresas aplicando o Marketing 4.0 em suas estratégias, mesmo que o conceito tenha surgido mais tarde. Conheça algumas estratégias que você já pode começar a usar na sua empresa:

  • Presença nas redes sociais da sua marca;
  • Criação de conteúdo com qualidade e autoridade;
  • Técnicas de SEO aplicadas no conteúdo;
  • Site responsivo;
  • Manter as informações em redes sociais atualizadas, como: endereço, telefone e horário de funcionamento;
  • Manter regularidade nas postagens em redes sociais
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