O mercado digital se atualiza rapidamente e está cada vez mais competitivo. Saiba como se manter visível e veja os tipos de site que você pode usar. Atualmente, a criação de um site é fundamental para você ter presença digital, pois embora seja possível encontrar o que quiser na internet, ter um site não basta. É preciso se especializar em um nicho para promover o maior alcance possível e aumentar a sua possibilidade de negócios.

Não pense que existe apenas um ou dois tipos de sites, existem inúmeros tipos, onde cada um possui uma finalidade diferente, visando atender a uma necessidade específica de um segmento. Levando isso em consideração, elencamos uma lista dos principais tipos de site que existem. Escolha o que melhor atende às suas necessidades, aumente sua visibilidade e gere mais negócios.

Sites e blogs institucionais

Tipos de site - site institucional

O mundo corporativo tem preferência pelo site institucional. Esse tipo de site é uma apresentação da empresa em si, representada, geralmente, pelas páginas “Quem Somos”, “História”, “Sobre”, etc. As outras páginas do site se encarregam da apresentação de seus produtos e serviços e um formulário de contato.

Pode-se afirmar que um site institucional desempenha o papel de um cartão de visitas online. Um local em que o cliente consegue colher as informações básicas sobre a empresa e os produtos que lhe interessam.

Blog institucional

No blog institucional, por exemplo, a empresa pode oferecer informações relevantes ao cliente, sem vender o seu produto diretamente. Pode, também, utilizá-lo para postar notícias do segmento e cases de sucesso, além de postagens que considerar pertinentes.

Uma ótima maneira de fazer com que um blog institucional se destaque é utilizando as técnicas de SEO. Essa técnica consiste em palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo para aumentar o alcance e a visibilidade de suas postagens. Posicionadas em locais estratégicos do seu conteúdo, as palavras-chaves fazem toda a diferença na visibilidade, aumentando suas oportunidades.

Sites para vendas: E-commerce ou lojas virtuais

Ter um site para vendas é um passo muito importante para conquistar a notoriedade no universo online. O e-commerce é uma excelente opção para lojistas que desejam iniciar ou expandir o seu negócio. É, também, o melhor tipo de site para quem deseja comercializar produtos online.site

Com a grande popularidade de smartphones, as pessoas passaram a consumir 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso significa que é preciso estar sempre disponível aproveitando todas as oportunidades de negócios.

No entanto, para fidelizar os seus clientes, seu e-commerce deve oferecer uma ótima experiência online. Por isso, contratar um profissional especializado para a tarefa representa a melhor relação custo x benefício. Quanto mais clean e navegável for a sua loja virtual, maior será a fidelização de seus clientes.

Benefícios de ter um e-commerce?

Um dos primeiros pontos de destaque é a redução dos custos para realização das vendas. Pois os custos envolvidos são bem menores do que se houvesse uma loja física envolvida. Além disso, podemos destacar outros benefícios, como:

  • Maior comodidade para os clientes, já que as compras podem ser realizadas a qualquer horário e eles receberão seu(s) produto(s) em casa.
  • Atendimento especializado, desenvolvido para otimizar a vida do cliente.
  • Otimização do tempo do cliente.
  • Alcance maior de vendas para o lojista, já que ele não terá limites para realização das suas vendas.

A lista é extensa e existem inúmeros benefícios associados a ter um e-commerce no seu negócio, mas o principal é a sua marca estar representada digitalmente. É possível que você veja sites para vendas com outros apelidos, como: e-shop, store, e-shop. Mas tudo isso se resume a um site para vendas.

Tipos de site: Mini site ou Site One Page

Uma forma de divulgar informações concisas e precisas sobre sua empresa ou produto. Toda informação necessária sobre o produto ou serviço está contida em apenas uma página.

Esse tipo de site é o ideal para ser acessado em dispositivos móveis, pois carrega rapidamente e vai direto ao assunto. Se o seu público-alvo não tem tempo para ficar navegando em um site, este é o caminho a seguir.

Uma empresa especialista em SEO pode tornar o seu mini site em uma poderosa ferramenta de marketing digital. O SEO aumenta a sua visibilidade e abre portas para novas oportunidades de negócios e aumento de vendas.

Tipo de site Portfólio

Este tipo de site apresenta uma vasta quantidade de páginas mostrando todo o portfólio da empresa. É uma espécie de catálogo online em que a empresa demonstra as especificações de seus produtos e serviços.

Nas páginas do portfólio é possível colocar um formulário de orçamento, caso o cliente tenha interesse em fazer uma compra. O site portfólio é indicado para produtos e serviços que precisam de customização complexa. Desta forma, o vendedor consegue enviar um orçamento customizado para o cliente.

O formato portfólio é indicado para empresas com uma vasta quantidade de produtos e que não gostariam de se tornar um e-commerce. Alguns segmentos de mercado como o de fotografia, agências e empresas fornecedoras de produtos e serviços para outras empresas (B2B) usam muito este sistema.

Hotsites

O hotsite é utilizado basicamente em lançamento de novos produtos e serviços. O hotsite é um pequeno site que apresenta informações de um produto e serviço para um lançamento promocional. Geralmente, o layout do site é um pouco diferente do site institucional da empresa e tem uma vida útil curta, apenas no período promocional do produto.

Ultimamente, nomenclaturas como Landing page e Squeeze page vem sendo confundidas. Este site pode ser considerado uma Landing page, pois é a página por onde o visitante chega no site. Mas também pode ser uma Squeeze page, que serve para capturar e-mails para o envio E-mail Marketing. É importante destacar, no entanto, que Landing page e Squeeze page não são hotsites.

Site Portal

Sites com formato portal são destinados à empresa que possuem grande volume de informações e dados. Sites de grandes veículos de comunicação (jornais) podem ser considerados portais. Sites que possuem outros sites menores dentro, com subdomínio ou diretório, também são considerados portais.

Podemos citar também como exemplo o site do o IBGE, que além de notícias, possui vários outros dados demográficos do Brasil. Cada departamento do IBGE tem uma categoria no site com uma grande quantidade de informações. Desta forma, um sistema de portal atenderia este tipo de empresa, pois seriam necessários vários tipos de acesso dentro da área administrativa, restringindo os campos de edição de dados apenas a sua categoria no site.

Site de Imobiliárias

Os sites para imobiliárias têm características pecuniárias, diferente dos outros sites. Neste modelo há varias buscas e filtros que o cliente pode usar para encontrar imóveis no site. Assim como no e-commerce, existem campos de cadastros de imóveis específicos para apresentar ao visitante.

A localização dos imóveis no mapa é um diferencial importante no site. O site geralmente não tem um sistema de pagamento, pois o negócio é fechado nos escritórios. É importante ter um formulário de contato e telefone sempre perto dos anúncios para que o cliente entre em contato.

Site para pousadas

As pousadas precisam de um site que faça com que o cliente em potencial se encante já na primeira visita. Por isso, o ideal é que o template seja elegante e de bom gosto. As informações básicas são muito importantes em um site para pousadas. O site deve possuir uma página específica para que o cliente em potencial possa conhecer a estrutura do local, as amenidades e facilidades disponíveis.

Independentemente de estar localizada em um local de alta concentração de turistas ou em uma cidade grande, algumas informações não podem ficar de fora. Assim, o site pode destacar as proximidades e adicionar informações como transporte local até os pontos turísticos mais visitados. Informações sobre como contratar guias turísticos especializados também é um diferencial.

Site para restaurantes

O site para restaurantes é bem específico. Seu objetivo maior é atrair o cliente pelos olhos. Portanto, o site para restaurante é algo delicado de ser feito e requer atenção aos detalhes. Além de contar com um conteúdo que agregue valor ao seu cliente em potencial, as fotos precisam ser feitas de modo a atrai-lo para o seu estabelecimento.

É preciso pensar o projeto e criar uma versão de site para celular. São dois os diferenciais importantes para sites para restaurantes: conteúdo e visual. É importante que o cliente, ao visitar o site, seja compelido a conhecer o local pelo aconchego e conforto das instalações.

Site de eventos

O site de eventos é uma ferramenta pela qual você informa e mostra aos seus clientes o que você (ou sua empresa) faz e como você (ou sua empresa) pode auxiliá-los. Assim como no caso de sites para restaurante, um site de eventos precisa chamar a atenção pelos olhos. Por esse motivo, ao montar o seu site, é necessário atentar-se à estética.

Porém, aparência não é o suficiente para atingir seus objetivos. Seu site de eventos deve estar repleto de elementos que ajudem o cliente a entender o que você faz: galeria de fotos, vídeos, clipping de matérias, depoimentos de outros clientes, etc.

Utilizar as maneiras de transformar a tecnologia em sua aliada na hora de vender é uma atitude inteligente. Aproveite os recursos tecnológicos disponíveis para melhorar seu site e aumente suas vendas.

Outros formatos de site

Além dos tipos de sites que falamos anteriormente que normalmente levantam algumas dúvidas, confira a seguir:

Site Grátis

Existem plataformas que oferecem sites grátis, com template básicos que são oferecidos sem custo, porém esses template, na grande maioria dos casos, não atendem as necessidades do cliente, já que eles não são adaptáveis. As Normalmente não possível realizar alteração das cores, das fontes e todos os itens são previamente definidos.sites

É muito comum que os sites gratuitos têm um subdomínio dentro do domínio principal, como:

  • meusite.sitegratis.com.br

Caso você tenha interesse em alterar a questão do domínio ou ter a possibilidade de adaptação, a plataforma oferece um plano pago para que você consiga realizar alterações básicas.

Site Responsivo

Essa é uma necessidade da atualidade, as pessoas passam a maior parte do seu tempo no celular, logo todo o conteúdo criado, precisa estar adaptado para essa nova realidade, onde tudo precisa ser visto com qualidade no celular, com telas dos mais variados tamanhos.

Independente do tipo escolhido, é importante que ele seja responsivo, para melhorar a experiência de navegação do usuário, pois ele independente da forma de acesso (por tablet, notebook ou smartphone), ele terá a visualização da forma correta.

Apesar de ser opcional, na realidade atual, as empresas que estão preocupadas com o seu público, têm como obrigação ter um site responsivo.

Sites prontos

O sites prontos possuem templates que estão disponíveis para facilitar o processo de criação. Porém, não se engane, as customizações são poucas, logo você não terá um site desenvolvido especialmente para atender a sua necessidade, é possível que você se depare com outros sites iguais aos seus, mudando apenas informações básicas.tipos de layout de sites

Os sites prontos foram criados para que pudesse atender a um público que tem como cultura o “faça você mesmo”. Ele sabe das limitações que o template possui, mas prefere criar sem que seja necessário contratar profissionais capacitados.

Alguns sites prontos possuem um template editável, mas para isso é necessário ter conhecimentos de programação web para conseguir editar e mudar um pouco a “carinha” do seu site. Sem o conhecimento necessário, ainda é possível editar, porém de uma forma mais generalista e simples, sem grandes inovações.

Sites para segmentos específicos

Mesmo que todo o site seja direcionado para um fim específico, existem sites que são direcionados apenas para um tipo de público, conheça os principais sites:

Site religioso

A finalidade de um site religioso é a divulgação de assuntos religiosos, o mais comum são sites evangélicos, que são procurados por quem se identifica com a religião, por escritores que desejam divulgar seu trabalho, relacionados à igrejas.

É possível incluir o calendário de eventos religiosos de uma determinada igreja, quais são ações sociais em andamento, passeios, materiais que estão à venda, entre outros.

Site para estudos

Um site direcionado para estudos é onde é possível realizar cursos gratuitos, ou até mesmo pagos, para diversas disciplinas, com dicas sobre os mais variados temas.

Site para trocas

É um segmento interessante, onde você pode fazer trocas de produtos, como: roupas, sapatos, móveis entre outros, desde que estejam em bom estado. Normalmente são monetizados pelos anúncios, mas existem casos em que é possível assinar o conteúdo.

Gostou da nossa lista? Quer saber mais sobre esses e outros tipos de site? Entre em contato conosco.

4.80 avg. rating (96% score) - 5 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *