SEMSEM, Search Engine Marketing ou marketing de busca, é uma das estratégias do marketing digital, cujo objetivo é destacar sites de empresas ou site individuais no Google e outros buscadores importantes.

Mas como o SEM faz isso?

O SEM pode ser dividido em duas categorias: a de posicionamentos orgânicos realizados com SEO, e a de posicionamentos com links patrocinados. Essas duas estratégias têm o objetivo de aumentar a visibilidade das marcas e de profissionais liberais, gerando mais leads qualificados.

Links patrocinados

Ao digitar um algo no Google e confirmar, o usuário recebe uma série de resultados, os quais aparecem em ordem de relevância.

SEMNo entanto, as primeiras posições da primeira página do buscador são preenchidas por links patrocinados. Esses links também podem ser exibidos na lateral esquerda da tela do buscador.

É possível reconhecer os links patrocinados porque são devidamente sinalizados com a palavra “anúncio” indicando que foram pagos para ocupar essas posições.

Para aqueles que ainda não estão familiarizados com o funcionamento dos links patrocinados, o primeiro passo é realizar um cadastro em uma plataforma de anúncios, a qual pode ser o Google Adwords.

A cobrança é, em linhas gerais, feita por cliques, mas um especialista em marketing digital é capaz de otimizar as conversões e a quantidade de visualizações do anúncio. O especialista define o valor máximo que seu cliente deseja pagar pelo anúncio e monta sua estratégia de acordo com a concorrência e a escolha de palavras-chaves relevantes.

SEO

SEMMais uma vez, o SEO (Search Engine Optimization) surge como um subsídio para que os especialistas de marketing possam, por meio de um conteúdo relevante, obter um bom posicionamento orgânico nos buscadores.

Contudo, vale lembrar que apenas posicionar as palavras-chaves em um texto não é o suficiente. São diversos os fatores que influenciam o posicionamento dos sites na primeira página de um buscador.

A estrutura do texto também é muito importante: é preciso que ele seja dividido em subtítulos, listas e tudo mais que facilite a leitura do conteúdo. Além disso, os backlinks, que são citações de seu conteúdo em outros sites, fazem com que sua publicação ganhe ainda mais relevância e seja alavancada para as posições mais altas dos buscadores.

Pense que um fator está relacionado ao outro, ou seja, quanto mais visitantes a sua publicação receber, maior será a sua relevância para o Google e para os outros buscadores.

Como sempre alertamos, essas e outras estratégias de marketing promovem um retorno excelente quando aplicadas de formas correta. Por esse motivo, um consultor de marketing digital é a pessoa indicada para lhe oferecer suporte no planejamento e na execução das medidas para aumentar sua visibilidade, fortalecer sua marca e aumentar a sua geração de leads qualificados.

 

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